Minha conta
    Wandinha: Todas as referências ao escritor Edgar Allan Poe na série da Netflix
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Produção baseada em A Família Addams homenageia autor e poeta americano que deu ao mundo obras como "O Corvo".

    Uma das peculiaridades de Wandinha, nova série da Netflix estrelada por Jenna Ortega, é a semelhança da Academia Nunca Mais com Hogwarts, da saga Harry Potter. Uma escola que pessoas com habilidades especiais e "fora do padrão" podem frequentar soa familiar, não é mesmo? Sem dúvidas, Tim Burton – que dirige quatro dos oito episódios – aproveita a oportunidade para homenagear, ou talvez zombar discretamente, do universo mágico criado por J.K. Rowling.

    Mas as referências ao gênero da fantasia e do terror não param por aí. Um dos eventos que acompanhamos na trama é a Copa Poe, uma corrida anual de canoa entre as quatro facções principais do colégio. Logo descobrimos se tratar de um tributo a Edgar Allan Poe, escritor e poeta americano famoso por seus contos que misturam elementos do mistério, do policial e até da ficção científica, sempre com um toque macabro.

    Nascido em 19 de janeiro de 1809, em Boston, Poe deu ao mundo obras como "O Corvo", um poema narrativo publicado em 1845, no jornal New York Evening Mirror, e que deu origem a três filmes. Um em 1935; outro em 1963; e um terceiro em 2012, com John Cusack no papel do autor.

    Além do nome da competição, Wandinha saúda o legado de Poe por meio das quatro canoas. Vemos que as equipes devem remar até uma ilha próxima, capturar uma bandeira lá dentro e remar de volta. Quem chegar primeiro sem afundar vence. Mas você reparou que cada grupo está ligado a uma história notável de Poe?

    "O BARRIL DE AMONTILLADO"

    "O Barril de Amontillado" (1846) segue um nobre italiano, Montresor, que se vinga de um rival chamado Fortunato por um erro não especificado. Ele se aproxima do homem durante o carnaval, enquanto Fortunato está bêbado e vestido de bobo da corte. Alegando ter um barril de vinho extraordinário em sua adega, ele atrai Fortunato para uma alcova de pedra, o acorrenta e o cerca com tijolos, executando assim um crime perfeito.

    Em Wandinha, as górgonas – que têm Ajax Petropolus (Georgie Farmer) como um de seus representantes – imitam Fortunato com chapéus de bobo da corte e maquiagem de palhaço. Os chapéus servem a um propósito prático por conterem seus cabelos de cobra, e é possível que tenham batizado a equipe pensando nisso.

    Wandinha: Jenna Ortega é fã de filmes de terror? Conheça as obras queridinhas da atriz

    "O GATO PRETO"

    Netflix
    Wandinha e Enid durante a Copa Poe.

    A facção dos lobisomens navega em uma canoa que é a representação perfeita de sua capitã, Enid Sinclair (Emma Myers), que tenta convencer Wandinha, sua colega de quarto, a se juntar a eles para derrotar os rivais. O barquinho se chama "O Gato Preto", nome de outro conto célebre de Poe, publicado em 1843.

    Gira em torno de um contador de histórias alcoólatra que mata seu gato. A chegada de um gato substituto cria uma cascata de tormento mental, fazendo com que ele mate sua esposa e guarde o corpo dela no porão.

    "O ESCARAVELHO DO OURO"

    As sereias formam o time mais poderoso da Academia Nunca Mais, e a Copa Poe já é delas há algum tempo. Como criaturas aquáticas, têm todos os tipos de truques para uma corrida de canoa, e sua líder Bianca (Joy Sunday) pretende usar essas habilidades para ganhar mais uma vez. Seu barquinho leva o nome de "O Escaravelho de Ouro", fato curioso por ser a única das quatro histórias de Poe aqui citadas que não se concentra no assassinato ou no macabro.

    A criatura que dá título ao conto de 1843 é a chave para um tesouro escondido que o Capitão Kidd enterrou na Ilha de Sullivan, na Carolina do Sul. Poe enquadra a história como um mistério. O escaravelho dourado está envolto em um pergaminho, que contém um código oculto. O amigo do narrador, chamado Legrand, o usa para localizar o tesouro.

    Portanto, é uma alcunha adequada para o grupo das sereias, considerando seu recorde de vitórias. Na trama de Poe, o inseto deve ser colocado na cavidade ocular de uma caveira, enquanto em Wandinha a canoa exibe um rosto em forma de caveira na proa.

    Astro de Wandinha foi vilão de filme cult aclamado? Todo mundo diz que sim, mas ele diz que não

    "O POÇO E O PÊNDULO"

    "O Corvo" pode até ser a obra mais popular de Poe, mas sem dúvida a mais macabra é "O Poço e o Pêndulo". Acompanha um prisioneiro da Inquisição espanhola que é torturado e condenado à morte em uma pequena cela contendo um poço profundo e escuro, bem como uma lâmina de pêndulo que balança lentamente. O protagonista conta com a ajuda dos ratos para mastigar suas amarras e evitar ser cortado, mas então as paredes começam a se mover.

    Faz sentido que também seja o nome da equipe de vampiros em Wandinha, pois andam de capuz, presumivelmente para impedir a entrada da luz do sol, e cobrem os olhos com máscaras para imitar a Inquisição. Além disso, a canoa está equipada com machados de duas cabeças.

    Reparou em todos esses easter eggs? Não? Então aproveite para rever Wandinha na Netflix.

    Wandinha
    Wandinha
    Data de lançamento 2022-11-23 | min
    Séries : Wandinha
    Com Jenna Ortega, Gwendoline Christie, Riki Lindhome
    Usuários
    4,4
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top