Minha conta
    13 filmes com cenas subaquáticas para quem não tem medo de perder o fôlego
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Vai encarar?

    O verão está chegando e a saudade de um bom dia de sol vai ficando cada vez mais forte. Apesar de paisagens paradisíacas serem um sinônimo de férias e curtição, é justamente nestes ambientes em que os cineastas desafiam as expectativas do público para apresentar nada menos do que uma saga de horror e desespero.

    Pensando em diferentes narrativas que se passam majoritariamente embaixo d’água ou que, pelo menos, surfem em sequências tão deslumbrantes quanto desesperadoras, o AdoroCinema separou uma lista com 13 filmes com cenas subaquáticas para quem não tem medo de perder o fôlego.

    Esta seleção é composta por diferentes tipos de histórias molhadas. Vamos do horror cósmico de Abismo do Terror ao suspense de Medo Profundo. Há também inspirações lovecraftianas em Ameaça Profunda, além da menção honrosa Tubarão, que não poderia ficar de fora da lista.

    AMEAÇA PROFUNDA

    Em Ameaça Profunda, um grupo de pesquisadores se encontra num laboratório subaquático a onze mil metros de profundidade, quando um terremoto causa a destruição do veículo e expõe a equipe ao risco de morte. Eles são obrigados a caminhar nas profundezas marítimas, com quantidade insuficiente de oxigênio, para tentarem sobreviver. No entanto, conforme se deslocam pelo fundo do mar, descobrem a presença de uma criatura mortal de origem desconhecida.

    Megatubarão

    Em Megatubarão, na fossa mais profunda do Oceano Pacífico, a tripulação de um submarino fica presa dentro do local após ser atacada por uma criatura pré-histórica que se achava estar extinta, um tubarão de mais de 20 metros de comprimento, o Megalodon. Para salvá-los, o oceanógrafo chinês (Winston Chao) contrata Jonas Taylor (Jason Statham), um mergulhador especializado em resgates em água profundas que já encontrou com a criatura anteriormente.

    SANTUÁRIO

    O experiente mergulhador Frank McGuire (Richard Roxburgh) já tinha explorado as cavernas do South Pacific Esa anteriormente, mas uma tempestade tropical forçou que ele e sua equipe, que inclui seu filho Josh (Rhys Wakefield) e o economista Carl (Ioan Gruffudd), alterasse a rota de saída em direção ao mar, fazendo com que eles fossem mais fundo por dentro de um labirinto de cavernas subaquáticas para sobreviver. Mas eles não têm muito tempo e a dúvida é saber se conseguirão sobreviver para contar esta história.

    Tubarão

    Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local (Roy Scheider) pede ajuda a um ictiologista (Richard Dreyfuss) e a um pescador veterano (Robert Shaw) para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

    POSEIDON

    Uma onda gigantesca faz com que um luxuoso transatlântico, chamado Poseidon, tombe e fique de cabeça para baixo em alto mar. Poucos são os sobreviventes, que precisam se unir. O capitão Michael Bradford (Andre Braugher) sugere que todos aguardem por socorro no local em que estão, mas John Dylan (Josh Lucas), um jogador profissional, prefere buscar um lugar que lhe dê maior segurança. A atitude de Dylan atrai outros sobreviventes, que decidem segui-lo. Entre eles está Robert Ramsey (Kurt Russell), que está desesperado por não conseguir encontrar sua filha, Jennifer (Emmy Rossum), e o noivo dela, Christian (Mike Vogel). Também se juntam a eles Maggie James (Jacinda Barrett) e seu filho Conor (Jimmy Bennett), a passageira clandestina Elena Gonzalez (Mia Maestro) e Richard Nelson (Richard Dreyfuss), um homem que embarcou no navio em dúvida se queria viver. Desperados em encontrar uma saída, o grupo se embrenha no aço retorcido enquanto o navio cada vez mais vai se enchendo de água.

    MEDO PROFUNDO

    De férias no México, duas irmãs estão prestes a passar pelos momentos de maior tensão em sua vida: presas em uma gaiola de tubarões a 47 metros de profundidade no oceano, eles terão que lutar contra o tempo para permanecerem vivas. Mas com apenas uma hora de oxigênio e com tubarões brancos rondando o local, as chances se tornam cada vez menores.

    O SEGREDO DO ABISMO

    Uma equipe de uma plataforma civil de exploração de petróleo se vê repentinamente com a missão de tentar resgatar o USS Montana, um submarino nuclear que afundou misteriosamente com 156 tripulantes e, após o ocorrido, não houve mais contato. A plataforma é usada para a "Operação Salvo", a operação de resgate que visa resgatar a tripulação do Montana, pois apesar de saberem onde está o submarino um furacão se aproxima e, assim, a Marinha não terá tempo hábil de chegar ao local. Com isso, a equipe da plataforma se torna a melhor opção para realizar o salvamento, ficando acertado que o tenente Coffey (Michael Biehn) supervisionará as operações. Entretanto, Bud Brigman (Ed Harris), um mergulhador que chefia a plataforma, diz à operação que acaba de pressentir que sua equipe corre perigo, mas Brigman não poderia imaginar que iria se deparar com algo totalmente surpreendente.

    DO FUNDO DO MAR

    A Dra. Susan McAlester (Saffron Burrows) está fazendo pesquisa com tubarões, pois pretende através deles descobrir a cura para o Mal de Alzheimer. Russell Franklin (Samuel L. Jackson), um empresário, é o principal patrocinador e doou 200 milhões de dólares para o projeto. Quando um tubarão escapa e ataca um barco, a reação de Russell não é boa, mas Susan consegue reverter a situação e decide visitar Aquática, uma antiga base de submarinos no meio do oceano agora convertida em laboratório. Neste local Susan faz alterações genéticas nos tubarões, deixando-os mais inteligentes, para que sua experiência seja bem sucedida. O problema é que os animais se tornam também mais rápidos e não sentem vontade de colaborar, pois anseiam ir para mar aberto.

    O DESTINO DO POSEIDON

    Em virtude de um maremoto, um transatlântico de luxo é atingido na véspera de Ano Novo por uma onda gigantesca, fazendo-o virar totalmente. Os sobreviventes do choque inicial são liderados pelo reverendo Frank Scott (Gene Hackman) e tentam escapar de qualquer maneira da embarcação.

    ABISMO DO TERROR

    Cientistas isolados em uma base submarina investigam a possibilidade de iniciar um projeto de colonização no fundo do mar. Entretanto, a pesquisa vira um pesadelo quando eles acidentalmente libertam um monstro pré-histórico, que penetra na base e começa a matá-los violentamente.

    MAR EM FÚRIA

    Outubro de 1991. Acontecia a "tempestade perfeita", uma combinação de fatores tão rara que acontece apenas uma vez por século. Com ondas do tamanho de prédios de dez andares e ventos a quase 200 km/h, poucas pessoas a viram e sobreviveram para contar a história. Até que os tripulantes do Andrea Gail, um barco de pesca comercial, se viram bem no centro deste gigantesco inferno em alto-mar.

    PREDADORES ASSASSINOS

    Em Predadores Assassinos, quando a Flórida é vítima de um imenso furacão, os tsunamis levam todos os habitantes a evacuarem o local. Mesmo assim, a jovem Haley (Kaya Scodelario) se recusa a sair de casa enquanto não conseguir resgatar o pai, gravemente ferido. Aos poucos, o nível da água começa a subir, levando Haley e o pai a enfrentarem inimigos inesperados: gigantescos crocodilos que chegam com as águas.

    TENTÁCULOS

    Em sua primeira viagem, o transatlântico mais luxuoso do mundo, que custou perto de meio bilhão de dólares, foi alvo de um bando de ladrões de jóias, que dispõem até de mísseis em seu armamento. Mas, ao invadirem o navio, não encontram ninguém e tudo parece muito estranho. Depois de vagarem um pouco, encontram uma passageira, que uma estelionatária internacional, o dono do navio e o capitão e descobrem da pior maneira que uma espécie de polvo gigantesco invadiu a embarcação e está "bebendo" todos que encontra no caminho, pois o molusco suga os fluidos das vítimas ainda vivas e joga os esqueletos fora.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top