Minha conta
    Arquivo 81: Entenda o final da arrepiante nova série de terror da Netflix
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Nas próprias palavras da criadora da série, Rebecca Sonnenshine, vem a explicação para o ambíguo final de Arquivo 81.

    Neste mês de janeiro, grandes produções chegaram ao catálogo da Netflix. Dos lançamentos, uma das estreias mais comentadas foi a da série Arquivo 81, que apresenta um arrepiante conto de terror com direito a entidade extra-dimensional, cultos secretos, rituais macabros e outros elementos clássicos do gênero. Produção original do streaming, a obra encontra-se atualmente no Top 10 da plataforma e está sendo bastante elogiada pela crítica especializada.

    Na trama, acompanhamos o arquivista Dan Turner (Mamoudou Athie), ao aceitar um trabalho para restaurar algumas fitas de vídeo danificadas de 1994. Enquanto reconstrói o documentário da diretora Melody Pendras (Dina Shihabi), ele acaba se envolvendo em uma investigação que ela iniciou há anos, a respeito de uma violenta seita no edifício Vissar. Enquanto acompanhamos duas linhas do tempo, vemos os dois personagens formarem uma conexão misteriosa. Dan, então, passa a ficar obcecado em descobrir o que aconteceu com Melody há 25 anos, acreditando poder salvá-la de um triste fim.

    Arquivo 81
    Arquivo 81
    Data de lançamento 2022-01-14 | min
    Séries : Arquivo 81
    Com Mamoudou Athie, Dina Shihabi, Martin Donovan
    Usuários
    3,6
    Assistir em streaming

    Apresentando um final ambíguo, alguns espectadores ficaram em dúvida sobre o que realmente aconteceu a Dan no fim da série. Pensando nisso, o AdoroCinema resolveu lhe ajudar a entender o verdadeiro desfecho de Arquivo 81. Confira abaixo:

    Lançamentos da Netflix nesta semana (14/01 a 20/01): Diretor de Invocação do Mal produz série que promete tirar seu sono

    FINAL EXPLICADO: O QUE ACONTECEU NO FIM DE ARQUIVO 81?

    Ao chegar à outra dimensão, Dan se vê imerso em seu desejo mais profundo, fruto da obra de Kaelego, a entidade que governa aquele mundo. Após escapar das artimanhas da criatura, ele consegue encontrar Melody. Rapidamente, então, ela concorda em deixar o local, partindo com Dan, mas acabando separada do rapaz ao ser puxada por Samuel Spare, sendo arrastada para o mundo real.

    A partir daí que a confusão dos espectadores começa. Como vimos, Melody consegue sair do outro plano, encontrando-se com sua mãe biológica no mundo verdadeiro. Após momentos de alívio, ela percebe, no entanto, que Dan não está com ela. Cortando para uma cena em um hospital, vemos o rapaz deitado na cama, em 1994, época onde Melody vivia.

    De acordo com a criadora da série, Rebecca Sonnenshine, Dan realmente voltou no tempo, indo parar na década de 1990, diferentemente do que muitos pensavam. A série leva-nos achar que o arquivista ainda poderia estar preso à realidade de Kaelego, em mais uma das ilusões do demônio, porém, a showrunner afirma o contrário.

    Em entrevista à Variety, Rebecca disse: “Posso dizer que ele está nos anos 90. Nos anos 90 de verdade, e a pista para isso é que não tem partículas [no ar] flutuando por aí. Ele está em 1994. E a pergunta que estamos fazendo é: vimos pessoas desaparecerem no Outro Mundo em diferentes períodos de tempo, certo? Então, o que isso significa? Isso significa que há pequenos buracos, pequenos pontos de entrada e saída. E que as pessoas se misturaram tentando sair de lá, e talvez não tenham saído pela porta certa.”

    Ou seja, o outro mundo, além da moradia da entidade, serve, também, como uma espécie de portal temporal para outras épocas. Isso poderia ajudar a explicar o que aconteceu com outros personagens que também tiveram acesso à dimensão, como Iris Vos e Samuel Spare.

    HAVERÁ SEGUNDA TEMPORADA DE ARQUIVO 81?

    Apesar da Netflix ainda não ter se pronunciado sobre o assunto até o momento, a autora da série confirmou que pretende levar ao ar uma nova temporada, abordando algumas questões essenciais que ficaram em aberto.

    Levando em conta esta possibilidade, detalhes como: onde está Samuel Spare?; o que aconteceu com Iris Vos?; além, é claro, da resolução do arco de Dan, preso em 1994, precisariam ser explicados, tendo bastante assunto para um novo arco narrativo.

    “Existem muitas histórias que não tivemos a oportunidade de contar nesses primeiros oito episódios. Mas agora já sabemos as intenções dos personagens e como elas influenciarão a 2ª temporada. Esperamos ter deixado os fãs com muitas perguntas. Temos muitas coisas legais preparadas para o segundo ano”, disse Rebecca Sonnenshine.

    Emprestou a senha da Netflix? Quais medidas o streaming está tomando para te impedir de compartilhar contas?
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top