Minha conta
    Stranger Things: Relembre todas as referências a Star Wars na série da Netflix

    A série estrelada por Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin e Gaten Matarazzo tem muitos easter-eggs da criação de George Lucas.

    Não é novidade para ninguém que Stranger Things é repleta de easter-eggs de produções populares como Mad Max, O Exterminador do FuturoOs Caça-Fantasmas e, é claro, Star Wars. A amada franquia de ficção científica criada por George Lucas estreou em 1977 e teve uma importante presença na série dos irmãos Duffer, incluindo aspectos visuais e referências aos aclamados personagens de Guerra nas Estrelas. Confira todos os momentos em que a famosa saga foi mencionada direta ou indiretamente em Stranger Things.

    Menção de personagens de Star Wars

    Levando em consideração que a trilogia Star Wars original estreou entre 1977 e 1983, as crianças de Stranger Things teriam a idade perfeita para se apaixonar pela criação de George Lucas. Inclusive, O Retorno de Jedi estreou alguns meses antes do cenário da primeira temporada da série estrelada por Millie Bobby Brown.

    Os irmãos Duffer incorporaram referências de Star Wars em diversos diálogos, fazendo com que os personagens comparassem situações cotidianas de suas vidas com elementos da franquia. Um exemplo disso é quando Mike (Finn Wolfhard) ficou encantado por Eleven e, ao descobrir suas habilidades telecinéticas, imediatamente a relacionou ao Yoda, amado mestre Jedi de Star Wars que usava poderes da Força.

    Além disso, quando Lucas (Caleb McLaughlin) disse que queria procurar Will (Noah Schnapp) sem a ajuda da jovem e Mike respondeu que fazer isso seria como ter o R2-D2 lutando contra Darth Vader sem a ajuda dos aliados. Outra referência foi quando Dustin (Gaten Matarazzo) mencionou Lando Calrissian, uma figura de Star Wars conhecida por trair os amigos, quando seus colegas quiseram informar a Hopper (David Harbour) sobre os planos do grupo.

    Star Wars teve influência na segunda temporada de Stranger Things

    Com o lançamento de Star Wars: O Império Contra-Ataca em 1980, os showrunners pensaram em uma forma de fazer com que o filme agregasse no enredo da segunda temporada de Stranger Things. No polêmico episódio “The Lost Sister”, após a partida de Eleven de Hawkins para encontrar com a cobaia Kali (Linnea Berthelsen), o enredo passou a ser ambientado em Chicago. Lá, a menina se envolve na gangue de Kali, que buscava vingança contra as pessoas que as injustiçaram. Ao explorar sua raiva e exibir seus poderes, a garota espelhou a jornada de Luke Skywalker enquanto o rapaz estava sendo puxado para o lado sombrio da Força.

    Jim Hopper é parecido com Han Solo

    Embora Hopper tenha sido relacionado ao chefe de polícia Martin Brody em Tubarões, o personagem tem conexões com dois personagens famosos de Harrison FordIndiana Jones e Han Solo. O chapéu do rapaz é claramente inspirado pelo acessório do primeiro citado, mas a personalidade de Hopper tem muito em comum com Han. Por trás do exterior insensível e bruto, tem um homem amoroso com dificuldades de abrir seu coração. O amado ladrão de Star Wars se tornou um herói e também teve dificuldades em mostrar seus sentimentos para a princesa Leia Organa.

    Outra ligação entre os dois personagens está em uma cena final de O Império Contra-Ataca, em que Han foi capturado por Darth Vader e, antes de ser congelado, o rapaz gritou: “Vejo você no inferno”. O momento inspirou Hopper no fim da 3ª temporada, quando duelava com o forte homem russo e disse: “Te vejo no inferno”, antes de matar o rapaz e se sacrificar. Com a suposta sobrevivência de Hopper no teaser da quarta parte de Stranger Things, é possível que o policial seja salvo pelos amigos de Hawkins, assim como os aliados de Han Solo o ajudaram em O Retorno de Jedi.

    Mais easter-eggs de Star Wars em Stranger Things

    Quando Dustin quis que Eleven testasse seus poderes no porão de Mike, ele pediu que ela levitasse um modelo da Millennium Falcon, a famosa nave fictícia de Star Wars. Joyce (Winona Ryder) também fez uma referência aos brinquedos de Star Wars que Will ganhou em seu aniversário como uma forma de recuperar sua memória, já que o menino gostava de desenhar naves do universo de Guerra nas Estrelas, como Destróier Estelar.

    Além disso, na terceira temporada de Stranger Things, Dustin tinha seu próprio brinquedo R2-D2 com controle remoto em seu quarto. No final da mesma temporada, Steve (Joe Keery) e Robin (Maya Hawke) tentaram conseguir empregos na locadora local. Quando o gerente entrevistou Steve, ele perguntou a ele sobre seus três filmes favoritos como uma forma de testar seus conhecimentos cinematográficos. Steve mencionou Star Wars, mas Keith queria que ele fosse mais específico, e o jovem disse aquele com os "ursinhos de pelúcia". Esta foi uma referência aos Ewoks de O Retorno de Jedi.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top