Minha conta
    Stranger Things: Relembre 20 referências cinematográficas da 2ª temporada

    Será que você captou todas?

    Seja qual for a temporada de Stranger Things, três coisas estão sempre garantidas:

    1º - Crianças fofas e talentosas.

    2º - Eleven (Millie Bobby Brown) sangrando pelo nariz.

    3º - Várias referências da cultura pop dos anos 1980.

    Depois de maratonar a série loucamente antes de pegar algum spoiler nas redes sociais, chegou a hora de cada fã analisar se conseguiu captar todas os easter-eggs jogados na nova aventura dos moradores de Hawkins contra os monstros do Mundo Invertido. Pensando nisso, o AdoroCinema reuniu várias destas homenagens aos filmes das décadas de 70 e 80 na galeria acima!

    Grandes influências para Matt e Ross Duffer, como Contatos Imediatos do Terceiro Grau e Os Goonies, estão lá, porém tem algumas surpresas bem interessantes - que só cinéfilos de carteirinha iam conseguir perceber. Será que você reconhece todas? Lembrando que a galeria está com spoilers, então veja por sua conta e risco, ok?

    Com 9 episódios, a 2ª temporada de Stranger Things já está quebrando recordes na Netflix. Leia nossa crítica.

    Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) Quem acompanhou os cartazes da 2ª temporada, sabe que cada peça promocional era inspirad num filme clássico. O que ninguém sabia é que a cena com Will (Noah Schnapp) abrindo a porta para uma de suas temidas visões realmente ia aparecer no show, numa alusão à este momento clássico do filme de Steven Spielberg.

    Mad Max (1979) Essa aqui é fácil. O apelido da personagem de Sadie Sink é uma homenagem ao famoso papel vivido por Mel Gibson nas telonas - que, recentemente, passou o bastão para Tom Hardy.

    O Exterminador do Futuro (1984) Um easter-egg bem bacana é esta breve cena mostrando uma fachada de cinema, anunciando que o primeiro longa da famosa franquia estrelada por Arnold Schwarzenegger estava em cartaz na cidade de Hawkins.

    Alien, o 8º Passageiro (1979)/ Aliens, O Resgate (1986)  A influência da famosa franquia de Ridley Scott aparece em vários momentos do show, principalmente nas cenas que envolvem os Demogorgons. Uma bela homenagem surge na escalação de Paul Reiser como um cientista - assim como na sequência comandada por James Cameron.

    O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985) Billy (Dacre Montgomery) pode ter uma personalidade parecida com o protagonista de O Iluminado (1980), mas seu visual é inspirado no personagem de Rob Lowe nesse longa de Joel Schumacher. Sabe qual era o nome desse tal jovem? Billy! Não é mera coincidência...

    Os Caça-Fantasmas (1984)  O Halloween foi uma ocasião especial para os irmãos Duffer capricharem nas referências daquela década. Obviamente, é fácil reconhecer as fantasias de Mike (Finn Wolfhard), Lucas (Caleb McLaughlin), Dustin (Gaten Matarazzo) e Will!

    Negócio Arriscado (1983) Agora, você conseguiu entender as fantasias de Steve (Joe Keery) e Nancy (Natalia Dyer)? Ele encarnou seu lado Tom Cruise, enquanto ela relembrou a "call-girl" vivida por Rebecca De Mornay. Essa foi só para os fortes!

    Drácula de Bram Stoker (1992) Essa aqui é um pouco mais profunda do que parece. Ok, Bob (Sean Astin) se vestiu de vampiro. Mas trata-se de uma homenagem para Winona Ryder, já que ela foi uma das protagonistas dessa adaptação comandada por Francis Ford Coppola.

    Poltergeist - O Fenômeno (1982) O fato de Eleven (Millie Bobby Brown) usar o televisor para conseguir expandir seus poderes é uma clara influência desse clássico do terror. Ao mesmo tempo, quando ela coloca a faixa, não fica com uma vibe meio Karatê Kid (1984)?

    Gremlins (1984) Sejamos sinceros, Dart é praticamente o gremlin do Dustin. Não gosta de luz, tem um apetite insaciável e acaba se tornando bem perigoso...

    E.T. - O Extraterrestre (1982) Se, na primeira temporada, todo mundo lembrou de E.T. cada vez que aquelas crianças andavam de bicicleta por aí, aqui as referências são um pouco mais sutis. Como quando Dr. Owen oferece o doce Reese's Pieces para Will. Ou quando Dustin tenta atrair Dart para fora de seu quarto... Ou quando Eleven se veste de fantasma!

    A Coisa (1982)  Já a forma como o monstro das sombras invadiu Will lembra algumas cenas dessa obra de John Carpenter - diretor que é grande influência para os irmãos Duffer. Dá para ver isso, quando você percebe que tal criatura gosta do frio e seus inimigos a atacam com lança-chamas. Familiar, não?

    Os Goonies (1985)  Achou que tínhamos esquecido dele? Jamais! A escalação de Sean Astin na trama é um toque muito bacana, já que ele faz parte do filme que é uma grande referência para Stranger Things. Inclusive, a cena em que Bob tenta decifrar o mapa desenhado por Will é uma espécie de adaptação de uma caça ao tesouro do longa original.

    Conta Comigo (1985) Outra grande inspiração para o show, a famosa adaptação da obra de Stephen King também está por trás desta cena de Dustin e Steve: a fotografia e o enquadramento são bem semelhantes, se você for atento. Pequenos detalhes que fazem toda a diferença!

    It - Uma Obra-Prima do Medo (1990) Nancy e Jonathan (Charlie Heaton) possuem cicatrizes semelhantes por causa da sua luta contra o Demogorgon na primeira temporada. Isso faz referência às cicatrizes dos protagonistas de It, que fizeram um pacto de sangue.

    O Exorcista (1973) Basicamente, todas as cenas envolvendo a possessão de Will lembram a obra de William Friedkin, principalmente quando o pequeno tenta enforcar sua própria mãe na season finale. Porém, uma cena que segue os mesmos principios da trama original é o momento quando os médicos do Laboratório de Hawkins tentam descobrir, sem sucesso, o que acontece com o garoto.

    O Império Contra-Ataca (1980) Ok, aqui talvez seja exagero. Mas vai dizer que o treinamento de Eleven com a ajuda de sua irmã Kali (Linnea Berthelsen) não lembra muito o relacionamento de Yoda (Frank Oz) e Luke Skywalker (Mark Hamill)? Inclusive, até o "fim" dessa trama é parecido, quando a jovem aprendiz abandona a mestre para salvar os amigos... So que, ao invés de Leia (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford), temos Mike e Hooper (David Harbour)!

    Warriors - Os Selvagens da Noite (1979)  Já o grupo liderado por Kali tem um visual bem parecido com a gangue de delinqüentes juvenis desse filme de Walter Hill.

    Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)  A influência de Indiana Jones não aparece somente cada vez que Hooper busca seu chapéu, mesmo quando está em apuros. Na season finale, quando Max dirige o carro, ela usa uma caixinha para conseguir alcançar o pedal. Assim, como Shortound (Jonathan Ke Quan) faz nesse capítulo da franquia.

    A Garota de Rosa-Shocking (1986)  Steve não foi a única influência por trás da mudança do visual de Dustin no baile da escola! Tal cena também é inspirada na transformação de Duckie (Jon Cryer) nesse clássico da Sessão da Tarde. E ambos tiveram a mesma sorte: dançar com uma garota popular!

    E.T. - O Extraterrestre (1982) Se, na primeira temporada, todo mundo lembrou de E.T. cada vez que aquelas crianças andavam de bicicleta por aí, aqui as referências são um pouco mais sutis. Como quando Dr. Owen oferece o doce Reese's Pieces para Will. Ou quando Dustin tenta atrair Dart para fora de seu quarto... Ou quando Eleven se veste de fantasma!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top