Minha conta
    Westworld S02E06: Criadores e criaturas

    Nossa análise do episódio 'Phase Space'.

    ATENÇÃO! Contém spoilers do episódio 6 da segunda temporada de Westworld.

    Olá, velho amigo.

    Um episódio muito confuso de Westworld marca o início da metade final da temporada, com uma continuação da cena de abertura do episódio 2.01, ‘Journey into Night’. Aqui, uma revelação é feita: enquanto a primeira temporada se esforçou para fazer o espectador achar que estava vendo cenas de Bernard e Dolores (Evan Rachel Wood) enquanto na verdade aquele era Arnold, a segunda faz o oposto. Este novo interrogatório disfarçado de conversa acontece na verdade entre Dolores e Bernard — ou uma versão dele, que ela testa para fidelidade.

    Fidelidade aqui é a palavra chave para se entender do que se trata a passagem. A mesma argumentação é dada por William à versão criada em laboratório de Jim Delos (Peter Mullan) no episódio 4, ‘The Riddle of the Sphynx’. A conclusão então é relativamente simples: Dolores criou esta nova versão do personagem de Jeffrey Wright — e aqui estamos supondo que seja Arnold, com a bolinha vermelha, e não Bernard — e está testando sua personalidade para que seja fiel à do seu criador original. Isso certamente explicaria, como sugerimos em texto anterior, a aparente confusão de Bernard/Arnold quando ele desperta na praia, em algum momento do futuro, naquela cena da abertura da temporada.

    Esta é a primeira, mas não a última cena confusa do episódio. À medida que a temática “pais e filhos, criador e criatura” vai se desenvolvendo nos vários sub-núcleos, Maeve (Thandie Newton) enfim reencontra sua filha, mas a situação está longe do ideal que ela construiu em sua mente; já William (Ed Harris) e Emily (Katja Herbers) têm uma conversa honesta sobre as motivações de ambos para apreciarem o parque, enquanto ela pede desculpas por tê-lo culpado pela morte da mãe, e tenta estreitar os laços revelando que tem medo de perder também o pai. O padrão aqui é que as expectativas são bem diferentes do resultado final, o que pode nos servir como dica para já esperarmos que a ideia de Dolores pode ter consequências terrivelmente ruins para ela e os anfitriões.

    HBO/Divulgação

    É exatamente por isso que a sequência final do episódio é bastante reveladora. O momento em que a memória de Bernard (no caso, a pérola prateada) é ligada ao Berço, o que vemos a seguir, ele no trem para Sweetwater e depois passeando pela cidade ‘pré-rebelião’, com todos os anfitriões em seus ciclos normalmente, não é uma volta no tempo, mas sim o código dos anfitriões impresso e registrado dentro do Berço. Tudo aquilo são “apenas” as formas como todos os personagens estão guardados na memória do parque, mas a cena também revela o que é que estava alterando o código de dentro para fora, como notou Elsie (Shannon Woodward): ele mesmo, Robert Ford (Anthony Hopkins).

    Não, Ford não está vivo, ele está incorporado ao código do parque. De fato, a pérola vermelha que Bernard havia roubado provavelmente eram os registros de memória de Ford, implantados no Berço para que ele continuasse a comandar o parque após sua morte. É desta forma que ele consegue ainda interagir com William e dar a ele instruções para encontrar A Porta.

    Em linhas gerais, “Phase Space” trata-se de um episódio importante, mas não tão empolgante quanto os dois anteriores, por exemplo. A edição é picotada ao ponto do incômodo, e algumas cenas são desnecessariamente longas. Ainda, é importante salientar que já estamos em 60% da temporada, e seguimos sem saber exatamente para onde a história está seguindo. Se na primeira temporada os fãs identificaram quase de imediato o que seria a consequência final, aqui todas as peças do quebra-cabeça continuam soltas. O que prova que talvez a parte mais divertida de Westworld seja de fato decifrar os mistérios, encontrar as pistas e teorizar. E não há nada de errado nisso.

    HBO/Divulgação

    Por fim, Joanna Robinson da Vanity Fair destaca um aspecto importante do episódio. As cenas de Bernard dentro do Berço e o interrogatório de Dolores no início do episódio têm proporção de tela diferenciada; todo o episódio está em fullscreen, enquanto essas duas cenas estão em widescreen. Na primeira temporada, essa mudança foi usada para simbolizar mudanças de tempo, mas aqui o seu significado continua um mistério — mas um que, provavelmente, ainda tem alguma outra razão para existir. Qual? Ficaremos de olho...

    Episódio: 2.06 - Phase Space

    Escrito por: Carly Wray

    Dirigido por: Tarik Saleh

    Exibido originalmente em: 27/05/2018

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top