Minha conta
    Os Anéis de Poder: Série derivada de O Senhor dos Anéis cometeu outra gafe – só que é mais comum do que você pensa
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Ainda que nos filmes de Peter Jackson esse tipo de erro técnico não tenha sido notado, trata-se de um recurso bastante utilizado em Hollywood.

    Não há dúvidas de que O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi um dos principais lançamentos de 2022, mas deve-se admitir que a empreitada milionária do Amazon Prime Video não foi unanimidade de público nem de crítica. Ambientada na Segunda Era da Terra-média, que é parcialmente explorada pelo autor J.R.R. Tolkien nos apêndices de sua trilogia, a série chegou ao fim há mais de três semanas, com uma 2ª temporada já confirmada e um total de cinco previstas.

    Desde o início, sabíamos que superar o sucesso dos filmes dirigidos por Peter Jackson seria uma tarefa quase impossível, já que o fandom de O Senhor dos Anéis é um dos mais fiéis e também um dos mais exigentes. Isso fez com que, ao longo dos oito episódios de Os Anéis de Poder, erros técnicos e mudanças no universo original fossem apontados nas redes sociais.

    Um dos deslizes pode ser visto no quinto episódio, quando Bronwyn, a humana interpretada por Nazanin Boniadi, se dirige ao povo das Terra do Sul para encorajá-los a lutar contra Adar (Joseph Mawle) e seu exército de orcs. Confira um frame abaixo:

    Reddit

    Se você observar bem a imagem – obtida via Reddit –, é possível notar alguns rostos repetidos na multidão, assinalados inclusive por círculos da mesma cor. Mas como um figurante foi parar em mais de um lugar ao mesmo tempo? Estaria faltando verba para Os Anéis de Poder? E por que ninguém da equipe corrigiu os erros antes do lançamento?

    Na verdade, trata-se de um recurso bastante comum na indústria audiovisual, até mesmo em grandes produções de Hollywood. Como reunir centenas, milhares ou milhões de pessoas custa caro e demanda uma logística imensa, é normal que o time de efeitos especiais replique os figurantes digitalmente para preencher o espaço.

    Isso também ocorre em animações – como reforçou um dos diretores criativos de Castlevania, Samuel Deats, em resposta a um tuíte que zombava da tal cena de Os Anéis de Poder. "Toda multidão de Castlevania é cheia de duplicatas. Você já tentou desenhar essa quantidade de gente? É horrível", escreveu o animador.

    No caso da série do Prime Video, existem dois fatores que pesam. Um deles é o orçamento: foram investidos US$ 465 milhões na 1ª temporada (quase US$ 60 milhões por episódio). Um valor que transformou Os Anéis de Poder na produção televisiva mais cara da história. Logo, dinheiro não deve ter sido um problema.

    O outro fator surge quando se lembra que, nas adaptações de Peter Jackson, a figuração se tornou um elemento importante e característico. Devido ao grande número de batalhas encenadas – envolvendo os mais diferentes povos da Terra-média –, foram necessários 26 mil figurantes ao longo dos três filmes (via Variety).

    Se você se interessa por como essas "falsas multidões" são criadas no cinema e na TV, o portal Insider fez uma reportagem bastante explicativa. Assista ao vídeo a seguir:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top