Minha conta
    House of the Dragon: Acidentes na família, guerra civil e fuga icônica; confira todas as previsões de Helaena Targaryen
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Filha de Alicent Hightower e Viserys I Targaryen, a jovem é ignorada pelos parentes, mas o que sai de sua boca diz muito sobre o futuro de Westeros.

    ATENÇÃO: ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILER!

    Neste domingo (23/10), chega ao fim a 1ª temporada de House of the Dragon. A série derivada de Game of Thrones já nos presenteou com personagens memoráveis como Rhaenyra e Daemon Targaryen (Milly Alcock/Emma D'Arcy e Matt Smith) Alicent Hightower (Emily Carey/Olivia Cooke) e até Rhaenys Targaryen (Eve Best), a "Rainha que nunca foi". Em meio a tantos protagonistas cativantes, algumas figuras menores acabam passando despercebidas, mas mereciam (e merecem) sua atenção. É o caso de Helaena Targaryen.

    Interpretada por Evie Allen até o sexto episódio e depois por Pia Saban, a filha de Alicent e Viserys (Paddy Considine) parece não ter um pingo de relevância se comparada aos irmãos Aegon II (Ty Tennant/Tom Glynn-Carney) e Aemond (Leo Ashton/Ewan Mitchell). Helaena, que é casada com o primogênito e mãe de seus herdeiros, está sempre sozinha, sussurrando frases e palavras de difícil compreensão. Mas o que poderia soar como bobagem são, na verdade, previsões.

    É possível que a garota solitária seja uma "sonhadora de dragões". Na mitologia de George R.R. Martin, trata-se de pessoas que têm sangue de dragão e que costumam ter sonhos que se tornam realidade – geralmente envolvendo as criaturas aladas, mas não necessariamente.

    HBO Max
    Já na terceira mudança de elenco, Helaena Targaryen se casa com Aegon II e continua tendo premonições.

    Membros da Casa Blackfyre e ícones como Aegon, o Conquistador e Daenerys Targaryen (vivida por Emilia Clarke) tinham tal habilidade. Logo, não seria surpreendente se Helaena também a apresentasse.

    Ainda que não haja qualquer confirmação no livro "Fogo & Sangue" (2018), que inspirou o seriado, as declarações da personagem podem ser encaradas como respostas (ou spoilers) para o que está por vir em Westeros. Então confira alguns dos acertos de Helaena até agora:

    OS ACIDENTES DE AEGON II E AEMOND TARGARYEN

    HBO Max
    Horas antes da morte do rei Viserys, Aegon II e Aemond Targaryen jantam com a família.

    Quando Aegon (Tennant), Jacaerys (Leo Hart) e Lucerys (Harvey Sadler), ainda crianças, zombam de Aemond por ser o único sem um dragão próprio, Alicent garante ao filho que um dia ele terá um. No mesmo aposento, absorta em seus pensamentos e ignorada pelos demais, Helaena tem uma reação muito curiosa enquanto brinca com uma centopéia.

    "Ele terá que fechar um olho", murmura ela no sexto episódio. Uma premonição da tragédia que acometeria seu irmão no próximo capítulo. Depois de reivindicar o dragão Vhagar, que pertencia a Laena Velaryon (Savannah Steyn), Aemond de fato perde um olho em uma briga com seus sobrinhos.

    House of the Dragon: A desagradável cena de sexo com Aegon II que a série ignorou

    Ainda no sexto episódio, Helaena faz outros dois comentário sobre o bichinho que passeia em sua mão: "Ele tem olhos, embora eu ache que não possa ver." Uma observação que poderia se aplicar a todo e qualquer membro de sua família: Viserys, cego pela lealdade aos seus; Alicent, cega pelo dever moral; Otto Hightower (Rhys Ifans), cego pelo poder; Aegon, cedo por uma vida imposta; e Aemond, cego pelo desejo de vingança.

    O segundo comentário, porém, é mais específico: Helaena nota que o último dos 60 anéis da centopeia "não tem pernas". Para os que não estão familiarizados com a obra de Martin, Aegon II perde as duas pernas durante uma batalha em Pedra do Dragão.

    Montado em Sunfyre, ele enfrenta a princesa Baela Targaryen, também montada em Moondancer. Quando ambas as criaturas caem no chão, Aegon tenta pular de Sunfyre, mas acaba esmigalhando seus membros inferiores. Ele carrega uma dor imensa pelo resto de seus dias, recusando tomar o leite de papoula do qual seu pai, Viserys, ficou dependente.

    A DANÇA DOS DRAGÕES

    HBO Max
    Alicent Hightower confronta Rhaenyra Targaryen após filhos se desentenderem.

    A segunda previsão se dá no sétimo episódio. Logo no início, por ocasião do funeral de Laena, as famílias se encontram em Driftmark (ou Derivamarca). É aí que Helaena, brincando com uma aranha dessa vez, lança a profecia que pode adiantar os eventos da 2ª temporada: "A mão gira o tear; carretel verde, carretel preto; dragões de carne tecendo dragões de fio."

    Ela diz isso baixinho enquanto os outros se despedem da esposa de Daemon. E é aparente a relação de sua fala com a chamada "Dança dos Dragões", a guerra civil em torno da sucessão do Trono de Ferro. De um lado estão os Verdes (cor da Casa Hightower), do outro estão os Pretos (cor da Casa Targaryen).

    House of the Dragon: O que Viserys disse para Alicent? Entenda as últimas palavras do rei

    "A mão gira o tear" pode se referir a Otto Hightower, que recuperou o cargo de Mão do Rei e que vinha secretamente planejando a coroação de seu neto Aegon II. Já "dragões de carne tecendo dragões de fio" poderia ser uma metáfora para "afiar suas facas", como se cada grupo – o de Alicent e o de Rhaenyra – preparasse suas bandeiras para se enfrentar diretamente.

    A FUGA DE RHAENYS TARGARYEN

    HBO Max
    Rhaenys Targaryen faz uma aparição surpresa nas costas de seu dragão Meleys.

    A terceira previsão acontece no oitavo episódio, durante o emocionante jantar em que, sem saber, Viserys se reúne com seus entes queridos pela última vez. Helaena então balbucia: "Há uma besta debaixo das tábuas." Mais uma vez, ninguém lhe dá a menor importância.

    No episódio seguinte, quando sua mãe a informa da morte de Viserys, a jovem repete a sentença. No entanto, ela não é entendida até vermos Rhaenys Targaryen, a "Rainha que nunca foi", destruir tudo acima do Fosso do Dragão com a ajuda de Meleys, em plena coroação de Aegon II.

    Ela ameaça queimar os membros da família Hightower com sua imponente criatura, mas resolve deixá-los viver e foge em direção à Pedra do Dragão para alertar Rhaenyra.

    Como será o contra-ataque da herdeira legítima? Resta aguardar o season finale de House of the Dragon!

    A Casa do Dragão
    A Casa do Dragão
    Data de lançamento 2022-08-21 | min
    Séries : A Casa do Dragão
    Com Matt Smith (XI), Olivia Cooke, Emma D'Arcy
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top