Minha conta
    Não! Não Olhe!: 8 teorias insanas sobre o novo filme de Jordan Peele
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Com Keke Palmer e Daniel Kaluuya, longa chega aos cinemas em 25 de agosto.

    Não! Não Olhe!, filme escrito e dirigido por Jordan Peele, está prestes a chegar no Brasil. Com uma trama enigmática, há muitas discussões sobre o que, de fato, o público deve assistir nas telonas.

    De acordo com a sinopse oficial, o longa acompanha uma cidade do interior da Califórnia que começa a ter eventos bizarros. Uma dupla de irmãos, interpretada por Keke Palmer e Daniel Kaluuya, possue um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões de uma série de televisão do personagem interpretado por Steven Yeun, inspirada no velho oeste.

    A partir de alguns comentários no Reddit e outras especulações que rondam a internet, separamos algumas teorias que podem se relacionar com o filme. Depois de assistir, um exercício interessante é retornar para ver o que estava certo e o que estava errado nessas divertidas conspirações.

    Relembrando: Não! Não Olhe! chega aos cinemas brasileiros amanhã, 25 de agosto.

    O SIGNIFICADO DO TÍTULO NOPE

    Originalmente, o filme se chama Nope, que em tradução livre é apenas uma expressão para "não". Curiosamente, além do que o diretor já havia explicado sobre a escolha do título, a palavra também pode indicar a sigla "Not Of Planet Earth", que indica uma discussão sobre vida extraterrestre.

    Outra alternativa para o nome do filme é "Not Our Planet Earth", o que poderia indicar que, afinal, humanos são invasores do planeta e os "ETs" voltaram para reivindicar o que era deles ou que a trama se passará em algum canto do multiverso.

    Referências de terror do céu

    De acordo com as prévias, com adição da elogiada filmografia de Jordan Peele, espera-se que o filme se jogue nas referências ao terror. No mais, usuários do Reddit indicaram até que Sinais e Encontros Imediatos de 3º Grau podem estar entre as referências do longa.

    O que significam os Cavalos?

    Nos materiais de divulgação, cavalos estão por toda parte. Tanto nas imagens e clipes do projeto, quanto em pôsteres. Segundo um usuário do Reddit, a presença dos animais sugere o "clássico filme de invasão alienígena e os cavalos são uma metáfora para o que os alienígenas querem fazer com os humanos".

    Inspirado em The Twilight Zone?

    Para quem não sabe, a série The Twilight Zone é uma das grandes referências de Jordan Peele. O cineasta, inclusive, produziu uma nova versão da série nos últimos anos. Há uma discussão que indica que o diretor deve se inspirar no episódio "The Monsters Are Due On Maple Street" para Não! Não Olhe!.

    Na trama, quando um vizinho é baleado, outras pessoas do bairro indicam que os responsáveis foram alienígenas. Enquanto isso, os seres observam os humanos criarem caos e pânico acerca do ocorrido. Na história, eles entoam em alguns momentos "Olhem para cima!". Isso soa familiar?

    Caso real do Skinwalker Ranch

    Outro usuário do Reddit deu uma versão diferente sobre o que ele espera do longa. Para ele, o filme terá uma história semelhante ao caso do Skinwalker Ranch.

    Segundo relatórios de 1996, o rancho da família local eventualmente recebia "visitas" de criaturas de outro mundo. O caso, inclusive, inspirou diversos filmes e séries sobre OVNIS.

    Seriam os Aliens colecionadores?

    Uma ideia criativa para o enredo seria trazer extraterrestres infiltrados na Terra como metamorfos e, assim, levar humanos para seus planetas para colecioná-los ou fazer experimentos.

    A Pata do Macaco

    Em determinado momento do trailer, uma mão aparentemente humana entra em contato com o que parece ser uma pata de macaco. Para alguns internautas a referência é, obviamente, uma alusão ao nome da produtora de Jordan Peele, Monkeypaw Productions.

    Além disso, a presença da imagem no trailer poderia se referir ao conto de W. W. Jacobs, "A Pata do Macaco", que funciona como um alerta aos leitores: cuidado com o que deseja, pois isso pode ter consequências absurdas. Será que a trama terá essa mensagem?

    Comentário Social

    Talvez seja chover no molhado afirmar que Jordan Peele fará um longa que abordará alguma temática relevante sobre a nossa sociedade, mas sempre será divertido tentar descobrir qual e como.

    Segundo um usuário do Reddit, a trama será uma analogia sobre refugiados. "Estrangeiros extraterrestres sendo um substituto para estrangeiros 'ilegais' em busca de refúgio, e o elemento de horror vem do medo da resposta das pessoas da cidade a esses recém-chegados", afirma.

    Não! Não Olhe!
    Não! Não Olhe!
    Data de lançamento 25 de agosto de 2022 | 2h 10min
    Criador(es): Jordan Peele
    Com Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Steven Yeun
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top