Minha conta
    Jurassic Park: Gravações de clássico dos anos 90 quase foram comprometidas por incidente com dinossauro

    O diretor Steven Spielberg deu à equipe de efeitos especiais a missão de construir um Tiranossauro-Rex em "tamanho real", mas houve um problema.

    O ano era 1993, e Jurassic Park fazia sua estreia nas telonas do mundo todo. Certamente ninguém imaginava que o filme estrelado por Jeff GoldblumSam Neill e Laura Dern se tornaria uma referência no gênero ficção científica – nem mesmo seu diretor, Steven Spielberg, que já havia comandado sucessos como Tubarão (1975), E.T. - O Extraterrestre (1982) e três filmes da franquia Indiana Jones. Fato é que a obra causou bastante alvoroço, ganhando uma sequência em 1997 e mais um terceiro longa em 2001.

    Curiosamente, Jurassic Park tem apenas 15 minutos dedicados aos dinossauros. Mesmo assim, foram essas criaturas assustadoras que mais marcaram os espectadores! O tempo de tela pode até ser curtíssimo considerando as mais de duas horas de duração, mas Steven Spielberg não mediu esforços para trazer esses répteis à vida, em particular a estrela da trama: o Tiranossauro-Rex!

    Na época, o diretor foi até a Stan Winston School, uma famosa escola de efeitos especiais e visuais em Los Angeles, para recrutar o próprio Stan Winston, que alguns anos antes havia criado a Rainha Alien para Aliens, o Resgate (1986), de James Cameron. Seu boneco de mais de quatro metros de altura manipulado por 16 pessoas impressionou Spielberg.

    Jurassic Park: Atriz reprova romance entre protagonistas no primeiro filme por problema que passou batido nos anos 90

    Quanto a um T-Rex "em tamanho real", nunca havia sido feito antes, mas para algumas cenas de Jurassic Park foi necessário. Winston então aceitou o desafio e, inicialmente, construiu uma criatura de cerca de 12 metros de comprimento. Único (e grande) problema: o animal não passava em lugar nenhum!

    O marionetista John Rosengrant lembrou do caso em conversa com a ABC News: "[Winston disse:] 'Podemos levantar o telhado ou ampliar a porta para trazê-lo para fora... Vamos modificar o prédio.' Você realmente sentia que estava no centro de algo especial... Você estava esculpindo um dinossauro. Poucas pessoas no mundo podem dizer o mesmo."

    No fim, a escultura ficou com pouco mais de 10 metros de comprimento, aproximadamente cinco de altura e pesando mais de cinco toneladas. Além dessa versão "completa", surgiu um segundo animatrônico da fera, o da cabeça do tiranossauro, moldado especialmente para close-ups.

    Jurassic Park: Veja como estão as crianças dos primeiros filmes da franquia 30 anos depois

    Você pode pensar, dada a sua importância no longa-metragem, que Spielberg sempre foi fã do tiranossauro, mas seu dinossauro favorito não é o famoso predador. Na verdade, ele prefere o triceratops, que foi seu primeiro brinquedo quando criança.

    Para os saudosistas, fica a dica: os dois primeiros filmes da trilogia Jurassic Park estão disponíveis no catálogo do Telecine/Globoplay, assim como Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros.

    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Data de lançamento 13 de junho de 1993 | 2h 02min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,6
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top