Minha conta
    Jurassic Park: Gravações de clássico dos anos 90 quase foram comprometidas por incidente com dinossauro
    Por Lucas Leone — 21 de jun. de 2022 às 23:30

    O diretor Steven Spielberg deu à equipe de efeitos especiais a missão de construir um Tiranossauro-Rex em "tamanho real", mas houve um problema.

    O ano era 1993, e Jurassic Park fazia sua estreia nas telonas do mundo todo. Certamente ninguém imaginava que o filme estrelado por Jeff GoldblumSam Neill e Laura Dern se tornaria uma referência no gênero ficção científica – nem mesmo seu diretor, Steven Spielberg, que já havia comandado sucessos como Tubarão (1975), E.T. - O Extraterrestre (1982) e três filmes da franquia Indiana Jones. Fato é que a obra causou bastante alvoroço, ganhando uma sequência em 1997 e mais um terceiro longa em 2001.

    Curiosamente, Jurassic Park tem apenas 15 minutos dedicados aos dinossauros. Mesmo assim, foram essas criaturas assustadoras que mais marcaram os espectadores! O tempo de tela pode até ser curtíssimo considerando as mais de duas horas de duração, mas Steven Spielberg não mediu esforços para trazer esses répteis à vida, em particular a estrela da trama: o Tiranossauro-Rex!

    Na época, o diretor foi até a Stan Winston School, uma famosa escola de efeitos especiais e visuais em Los Angeles, para recrutar o próprio Stan Winston, que alguns anos antes havia criado a Rainha Alien para Aliens, o Resgate (1986), de James Cameron. Seu boneco de mais de quatro metros de altura manipulado por 16 pessoas impressionou Spielberg.

    Jurassic Park: Atriz reprova romance entre protagonistas no primeiro filme por problema que passou batido nos anos 90

    Quanto a um T-Rex "em tamanho real", nunca havia sido feito antes, mas para algumas cenas de Jurassic Park foi necessário. Winston então aceitou o desafio e, inicialmente, construiu uma criatura de cerca de 12 metros de comprimento. Único (e grande) problema: o animal não passava em lugar nenhum!

    O marionetista John Rosengrant lembrou do caso em conversa com a ABC News: "[Winston disse:] 'Podemos levantar o telhado ou ampliar a porta para trazê-lo para fora... Vamos modificar o prédio.' Você realmente sentia que estava no centro de algo especial... Você estava esculpindo um dinossauro. Poucas pessoas no mundo podem dizer o mesmo."

    No fim, a escultura ficou com pouco mais de 10 metros de comprimento, aproximadamente cinco de altura e pesando mais de cinco toneladas. Além dessa versão "completa", surgiu um segundo animatrônico da fera, o da cabeça do tiranossauro, moldado especialmente para close-ups.

    Jurassic Park: Veja como estão as crianças dos primeiros filmes da franquia 30 anos depois

    Você pode pensar, dada a sua importância no longa-metragem, que Spielberg sempre foi fã do tiranossauro, mas seu dinossauro favorito não é o famoso predador. Na verdade, ele prefere o triceratops, que foi seu primeiro brinquedo quando criança.

    Para os saudosistas, fica a dica: os dois primeiros filmes da trilogia Jurassic Park estão disponíveis no catálogo do Telecine/Globoplay, assim como Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros.

    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Data de lançamento 13 de junho de 1993 | 2h 02min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Samuel L. Jackson
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,6
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top