Minha conta
    Por que é hora da franquia Jurassic Park acabar? (Opinião)
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Jurassic World: Domínio chegou aos cinemas brasileiros, terceiro filme da nova trilogia da franquia Jurassic World.

    Jurassic World: Domínio está em exibição nos cinemas brasileiros, sexto filme da franquia e encerramento da nova trilogia estrelada por Chris Pratt e Bryce Dallas Howard, que recebeu anteriormente O Mundo dos Dinossauros (2015) e Reino Ameaçado (2018). Esse novo lançamento não apenas marcar o fim de uma nova fase de Jurassic Park nos cinemas, mas evidencia o esgotamento da franquia e sua hora de parar. 

    Por que é hora da franquia Jurassic Park acabar? 

    Steven Spielberg marcou uma geração com o lançamento de Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993), considerado um dos maiores clássicos do cinema. Sempre fui fascinado por dinossauros desde pequeno e o filme de Spielberg sabia muito bem como capturar esse encantamento no público, pelo senso de novidade e pela capacidade de despertar as mais diferentes emoções e sensações – marcas do diretor.

    O sucesso do filme, que se tornou a maior bilheteria da história até o lançamento de Titanic (1997), rendeu duas continuações, O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997) e Jurassic Park 3 (2001), que não mantiveram a mesma qualidade do original, mas ainda assim continham elementos interessantes. Surfando na onda do soft reboot (reinicialização mantendo a continuidade de filmes anteriores) em Hollywood, a franquia teve um recomeço com Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), que virou uma nova trilogia com seguida por Jurassic World: Reino Ameaçado (2018) e o capítulo final Jurassic World: Domínio (2022).

    O que era para ser um recomeço para uma nova geração inicialmente, progressivamente foi mostrando o caráter menos inventivo em comparação com os filmes originais, repetindo a mesma fórmula e apelando para a nostalgia dos fãs – explícito no retorno do trio original de Jurassic Park para o terceiro filme. Pior que isso, a magia que Spielberg capturou tão bem sobre os dinossauros foi morrendo nas mãos dos produtores, mais preocupados em usá-los como elementos para cenas de ação cada vez maiores e mirabolantes.

    Jurassic World: Domínio será o último filme da franquia?

    E isso não é apenas um saudosismo gratuito da obra original, mas uma contastação de que a franquia Jurassic Park cada vez mais perde o seu propósito, recebendo novos filmes genéricos e sem criatividade por causa de seus números nas bilheterias. Isso evidencia um enorme problema de Hollywood atualmente, onde qualquer obra que seja um sucesso em Hollywood acaba virando uma franquia, mesmo que não se tenha tantas histórias realmente relevantes para se contar. Isso não importa, os produtores vão sugar esse produto o máximo que eles puderem até a exaustão. De certa forma, Jurassic World se tornou isso!  

    Um filme sobre parque dos dinossauros acabou rendendo uma franquia que se preocupa cada vez menos com eles e mais com aproveitar o apelo das criaturas gigantes com qualquer filme de ação e aventura. Concluindo o arco de Chris Pratt e Bryce Dallas Howard de Jurassic World e o arco de Laura DernSam NeillJeff Goldblum de Jurassic Park, Jurassic World: Domínio é o momento necessário para a franquia ter uma pausa ou até mesmo se encerrar. Conhecendo bem a indústria, sabemos que isso não vai acontecer, mas fica a torcida para que futuramente o mundo de Jurassic Park seja tratado com mais cuidado.

    *Lembrando que o texto reflete a opinião do autor e não do AdoroCinema sobre o assunto!

    Jurassic World: Domínio
    Jurassic World: Domínio
    Data de lançamento 2 de junho de 2022 | 2h 26min
    Criador(es): Colin Trevorrow
    Com Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Laura Dern
    Imprensa
    2,6
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top