Minha conta
    Jurassic Park: Qual é a ordem cronológica para assistir aos filmes da franquia?
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O novo filme chega aos cinemas este ano e, enquanto espera, confira a ordem correta para assistir à franquia.

    Quem nunca pensou em visitar o Parque dos Dinossauros? Já que não podemos ir lá em carne e osso, que tal sentir a emoção de encontrar esses seres pré-históricos — e também a adrenalina quando algo dá errado —, ouvir a clássica música de John Williams, e conhecer personagens cativantes? Pois agora os antigos fãs da franquia podem se unir aos novos espectadores enquanto a saga continua.

    Jurassic World: Domínio é o novo filme da franquia e chega aos cinemas brasileiros em 2 de junho. Enquanto esperamos pelo lançamento, que tal conferir a ordem cronológica para assistir à saga completa? Dá uma olhada!

    JURASSIC PARK: PARQUE DOS DINOSSAUROS (1993)

    Considerado um clássico do cinema, Jurassic Park - Parque dos Dinossauros, baseado na obra de Michael Crichton foi dirigido por Steven Spielberg e revolucionou a era dos efeitos visuais, usando bonecos animatrônicos como os dinossauros, ao invés de CGI, muito comuns nos dias de hoje. Na trama, o empresário John Hammond (vivido pelo saudoso Richard Attenborough) convida o paleontólogo Alan Grant (Sam Neill), a paleobotânica Ellie Sattler (Laura Dern) e o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum) para irem até a Ilha Nublar conhecer o protótipo do Parque dos Dinossauros, que em breve seria aberto ao público. A experiência é incrível, mas como o que é bom dura pouco, as coisas não vão como o esperado, ocorre uma sabotagem e o caos reina na administração do parque, que não consegue controlar os animais.

    O MUNDO PERDIDO: JURASSIC PARK (1997)

    O segundo filme da franquia, O Mundo Perdido - Jurassic Park também comandado por Spielberg, é protagonizado por Jeff Goldblum e Julianne Moore, sem a presença de Sam Neill e Laura Dern. A história se passa quatro anos depois do fechamento do Parque dos Dinossauros da Ilha Nublar. Quando o magnata John Hammond descobre que na Ilha Sorna, onde os dinossauros foram criados, chamada de "sítio B", ainda existem algumas espécies vivas, resolve montar um novo parque, sem cometer os mesmos erros de antes. Assim, resolve mandar uma equipe para verificar as condições do local. Como ele sabe que o doutor Ian Malcolm, que não aprovara o parque, não iria por conta própria, envia antes a namorada dele, que também é pesquisadora. Sem opção, Malcolm vai atrás dela, mas acaba acompanhado de sua filha, que foi escondida. Ao mesmo tempo, um grupo comandado pelo sobrinho de Hammond pretende capturar os dinossauros.

    JURASSIC PARK 3 (2001)

    O terceiro filme, Jurassic Park 3 dirigido por Joe Johnston e produzido por Steven Spielberg, traz de volta Alan Grant (Neill) e uma série de novos personagens, além de ter uma breve participação de Laura Dern no final. Querendo financiar uma pesquisa sobre o desenvolvimento da inteligência dos Velociraptors, o Dr. Grant aceita a oferta de dois milionários, Paul e Amanda Kirby (William H. Macy e Tea Leoni), que desejam fazer uma excursão aérea na Ilha Sorna, o sítio B. Durante a viagem, porém, o paleontólogo descobre que os Kirby pretendem pousar na ilha para procurar seu filho, que desapareceu no local oito semanas antes. Lá, o grupo acaba encontrando o Espinossauro, espécie maior e mais feroz que o Tiranossauro Rex, e uma gaiola cheia de ferozes Pterodáctilos.

    Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)

    Quatorze anos depois do lançamento de Jurassic Park 3Chris Pratt e Bryce Dallas Howard estrelam Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros, revitalização da franquia. Dirigido por Colin Trevorrow e com produção executiva de Spielberg, a trama do filme se passa 22 anos após os acontecimentos de Jurassic Park e mostra um Parque dos Dinossauros completamente funcional e aberto ao público, como foi imaginado por John Hammond. Localizado na Ilha Nublar, ele pertence ao empresário Simon Masrani (Irrfan Khan) e é gerenciado por Claire Dearing (Dallas Howard), que organizaram a criação de um dinossauro híbrido muito perigoso que consegue fugir e está ameaçando o público. É aí que o treinador de Velociraptors Owen Grady (Pratt) entra em cena para recapturar o dinossauro com o auxílio da equipe de segurança, chefiada pelo Vic Hoskins (Vincent D'Onofrio). 

    Jurassic World: Acampamento Jurássico (2020)

    Acampamento Jurássico é uma série animada da Netflix que se passa ao mesmo tempo que Jurassic World. A história gira em torno de um adolescente chamado Darius, que ganha um concurso que o permite visitar Jurassic World no mesmo dia em que o parque desmorona. Junto com um grupo de outros adolescentes que também venceram o concurso, ele agora deve descobrir uma maneira de escapar de uma ilha com dinossauros desenfreados.

    JURASSIC WORLD: REINO AMEAÇADO (2018)

    Em Reino Ameaçado, três anos após o fechamento do Jurassic Park, um vulcão prestes a entrar em erupção põe em risco a vida na ilha Nublar. No local, no entanto, não há mais qualquer presença humana, com os dinossauros vivendo livremente. Diante da situação, é preciso tomar uma decisão: deve-se retornar à ilha para salvar os animais ou abandoná-los para uma nova extinção? Decidida a resgatá-los, Claire (Bryce Dallas Howard) convoca Owen (Chris Pratt) a retornar à ilha com ela. Ao longo da jornada, a dupla percebe que os dinossauros não são tão friamente calculados e possuem mais sentimentos do que se imaginava, abrindo novos precedentes para o futuro incerto.

    Jurassic Park: A Batalha de Big Rock (2019)

    Disponível no Youtube, Jurassic Park: A Batalha de Big Rock é um curta-metragem dirigido pelo diretor de Jurassic World e Jurassic World: Domínio, Colin Trevorrow. Acontece após os eventos de Reino Ameaçado, que vê os dinossauros lançados em todo o mundo. O filme se concentra em uma pequena família acampando em um parque conhecido como Big Rock. Eles são surpreendidos por um Nasutoceratops adulto e infantil. O encontro inspirador entre a família e os dinossauros é estragado por um Allosaurusm que quer ter o bebê para o almoço.

    Jurassic World: Domínio (2022)

    O próximo filme da franquia, e o final da trilogia Jurassic World, verá Colin Trevorrow retornar como escritor e diretor, juntamente com uma série de antigos favoritos de filmes anteriores. Chris Pratt e Bryce Dallas Howard retornarão como seus personagens dos filmes anteriores de Jurassic World, e Sam Neill, Jeff Goldblum e Laura Dern voltam como seus personagens do filme original de Jurassic Park. Não se sabe muito sobre o enredo do filme, além de que não envolverá outro parque temático, já que os dinossauros estão agora fora da ilha e no mundo inteiro, como mostra o curta-metragem listado anteriormente.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top