Minha conta
    25 curiosidades sobre Jurassic Park

    Chegou a hora de comemorar um quarto de século do lançamento da marcante obra de Steven Spielberg.

    Considerado um clássico do cinema e um filme que mudou a representação dos dinossauros nas telonas, Jurassic Park - Parque dos Dinossauros estreou em 1993 e completa 25 do lançamento nos Estados Unidos no dia 11 de junho. Então vamos comemorar essa obra dirigida por Steven Spielberg!

    Para homenagear essa data marcante para o filme que foi o pontapé inicial de uma franquia que segue até os dias de hoje, o AdoroCinema preparou uma lista de 25 curiosidades sobre o longa Jurassic Park. Confira abaixo a nossa seleção e descubra algumas informações pouco conhecidas desta ficção científica com dinossauros recriados em laboratório.

    1. Steven Spielberg mudou o clímax do filme semanas antes do término das gravações. Ele sentiu que o público iria odiá-lo se o T-rex não tivesse uma aparição heróica, já que o cineasta acreditava que o dinossauro era a estrela do filme. Então, ele decidiu criar a luta entre os Velociraptors e o T-rex, sequência que foi feita completamente em animação computadorizada, ao contrário dos outros ataques do T-rex. A cena original mostraria os Velociraptors sendo mortos pelo esqueleto do Tiranossauro visto no Centro de Visitantes.

    2. Apesar do livro que originou o filme ter sido publicado apenas em 1990, a pré-produção de Jurassic Park começou em 1989 usando apenas o manuscrito do autor Michael Crichton.

    3. Associado com o livro, o filme gerou tanto interesse em dinossauros que foi registrado um aumento recorde de alunos interessados no estudo da paleontologia.

    4. Antes de decidir usar animais animatrônicos e imagens de computação gráfica para os efeitos relacionados aos dinossauros, Spielberg queria usar animação em stop-motion para esses efeitos.

    5. Spielberg acompanhou a pós-produção de Jurassic Park através de links dos vídeos enquanto estava na Polônia filmando A Lista de Schindler (1993). Certa vez ele alegou que esse foi um dos momentos mais difíceis da sua carreira como diretor, visto que o filme sobre o holocausto drenou tanto suas energias que seu entusiasmo com a ficção científica quase desapareceu.

    6. O rugido do T-rex no filme era um combinado de sons produzidos por diferentes animais: cachorro, pinguim, tigre, jacaré e elefante.

    7. Ainda no quesito sonoplastia, o som dos passos do grande dinossauro foi criado através de sequóias cortadas caindo no chão. Essas árvores são consideradas de grande porte e algumas passam dos 60 metros de altura.

    8. Durante as gravações, o Tiranossauro Rex ocasionalmente ficava com defeito devido à chuva. A produtora Kathleen Kennedy relembra que a situação inicialmente assustava a equipe: “O T-rex ficava maluco às vezes. Nos assustava muito. Estávamos almoçando e, de repente, o T-rex ganhava vida. A princípio não sabíamos o que estava acontecendo, e então percebemos que era a chuva. Você ouvia pessoas começarem a gritar”.

    9. Havia uma cena no filme em que uma criança montava um bebê triceratops. Um animatrônico do dinossauro foi construído somente para esse momento e técnicos de efeitos especiais ficaram trabalhando durante um ano para conseguir o efeito certo, mas a cena acabou sendo cortada em cima da hora, pois Spielberg acreditou que ela não faria bem ao ritmo do filme. Posteriormente, uma sequência parecida foi usada em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015).

    10. Responsável pelos efeitos especiais, Michael Lantieri considera que o efeito mais complicado foi fazer a água vibrar com a aproximação do T-rex, visto que Spielberg queria anunciar a presença dele antes da sua chegada. Lantieri disse que replicar as vibrações circulares na água foi mais difícil do que qualquer efeito envolvendo dinossauros. Ele não sabia como fazer o efeito, mas disse a Spielberg que sabia. uma noite antes da gravação ele colocou um copo d’água em cima de um violão e conseguiu o efeito ao puxar as cordas do instrumento, que acabaram sendo acopladas ao painel do carro para fazer o efeito desejado.

    11. Curiosidade escatológica do filme: as fezes de Triceratops que aparece no filme foram feitas de argila, lama e palha, tudo regado com mel e mamão para que as moscas passassem perto do falso excremento.

    12. Pouco depois de Nedry (Wayne Knight) fazer sua primeira aparição na sala de controle, é possível ver uma pequena janela de vídeo numa das telas do computador de Nedry exibindo o filme Tubarão (1975), obra de Spielberg que foi o primeiro contato do diretor com animatrônicos.

    13. Em meio o processo de produção do filme, a equipe de Jurassic Park enfrentou a passagem do furacão Iniki pela ilha de Kauai, locação do filme. A equipe e o elenco tiveram que dormir em fileiras de espreguiçadeiras no chão do salão de baile enquanto ouviam ventos passando a 190 quilômetros por hora. Sem telefones, a produtora Kathleen Kennedy teve que ir ao aeroporto, que estava com as janelas todas quebradas, para ver as opções e conseguiu uma carona até Honolulu em um avião do Exército da Salvação. Trabalhando à distância, ela conseguiu trazer todos de volta à Los Angeles em 24 horas.

    14. Com mais de duas horas de duração, Jurassic Park tem apenas 15 minutos de filmagens com dinossauros “reais”, sendo nove minutos dos animatrônicos de Stan Winston e seis minutos através de CGI (Computação Gráfica).

    15. James Cameron certa vez declarou que queria fazer o filme, mas que os direitos de produção já haviam sido adquiridos antes dele poder fazer uma proposta. Ao ver Jurassic Park pronto, Cameron afirmou que Spielberg foi a melhor escolho para a direção, já que a versão que ele pretendia fazer seria mais violenta (algo como Aliens - O Resgate (1986), só que com dinossauros).

    16. Harrison Ford recusou o papel do Dr. Alan Grant, papel de Sam Neill, por acreditar que o papel não era para ele. Após ver o filme, ele permaneceu com sua decisão e disse que tomou a escolha certa.

    17. Sandra Bullock, Gwyneth Paltrow, Julianne Moore, Helen Hunt, Teri HatcherElizabeth HurleySherilyn Fenn fizeram testes para o papel de Ellie Sattler, que acabou nas mãos de Laura Dern. Julianne Moore, posteriormente, acabou interpretando a Dr. Sarah Harding em O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997).

    18. No papel do Dr. Ian Malcolm, Jeff Goldblum é um dos primeiros nomes que vem à cabeça quando pensamos no elenco da franquia. Contudo, ele não vou o único a lutar pelo papel. Jim Carrey também fez audição para o personagem.

    19. Intérprete de Lex, Ariana Richards fez um teste bastante peculiar para Jurassic Park. A audição dela consistia em ficar gritando descontroladamente em frente das câmeras, pois Spielberg queria ver a capacidade de demonstrar medo. Richards certa vez relembrou: “Escutei depois que Steven tinha assistido a fita da audição de algumas meninas naquele dia e eu fui a única que acabou acordando a esposa dele que dormia no sofá e fazendo ela correr pelo corredor para ver se as crianças estavam bem”.

    20. Joseph Mazzello interpreta Tim em Jurassic Park, uma das crianças do filme, e foi escalado após ter sido deixado de lado em outra obra de Spielberg. Mazzello fez teste para interpretar Jack Banning em Hook: A Volta do Capitão Gancho (1991), mas foi rejeitado por ser muito novo. Contudo, o cineasta norte-americano gostou tanto do trabalho dele que prometeu escalá-lo em um projeto futuro. Foi dito e feito!

    21. Sam Neill se feriu durante as filmagens enquanto acendia o sinalizador que ele usa no filme para espantar o Tiranossauro. “[O sinalizador] soltou algumas faíscas em minha direção que foram parar debaixo do meu relógio e arrancaram um pedaço do meu braço”, relatou o ator.

    22. A cena dos velociraptors na cozinha foi gravada no dia do aniversário de nove anos de Joseph Mazzello. Devido a um mal-entendido, Mazzello acabou esbarrando em um dinossauro e se machucando, mas ficou bem. Spielberg convocou toda a equipe para cantar parabéns, para o ator considerar o acontecimento seu presente de aniversário.

    23. No filme, o personagem Ian Malcolm, interpretado por Jeff Goldblum, tenta de forma vergonhosa dar em cima de Ellie Sattler, papel de Laura Dern. Na vida real, os dois se conheceram durante as gravações e tiveram um relacionamento, chegando a ficarem noivos por dois anos antes de terminarem.

    24. Todos os membros do elenco receberam um presente assinado por Steven Spielberg: um modelo de Velociraptor que parecia assustador. Ariana Richards afirmou que deixava o seu na casa dela para assustar quem entrasse, como se fosse um guarda no portão. Jeff Goldblum certa vez disse que seu modela era um objeto estimado com um local especial em sua casa. Laura Dern, por sua vez, revelou certa vez que colocou o seu raptor perto do berço do filho, que quando ficou mais velho e reparou no bicho ele levou um susto daqueles.

    25. Tanto em Jurassic Park, quanto na continuação, o personagem Ian Malcolm (Jeff Goldblum) só se veste de preto. No livro, ele explica para Ellie Sattler que só se veste com preto e cinza para não ter que perder tempo pensando no que irá usar.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top