Minha conta
    "Pureza é sobre uma mulher brasileira que muita gente conhece igual", diz Dira Paes sobre novo filme baseado em fatos reais (Entrevista)
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Protagonizado por Dira Paes e Dirigido por Renato Barbieri, Pureza entrega um drama baseado em uma impressionante história real.

    Nesta quinta-feira (19), estreia nos cinemas brasileiros o filme Pureza. Protagonizado por Dira Paes, Flavio Bauraqui e Matheus Abreu, o longa conta a história real de Pureza Lopes Loyola, uma mãe que em busca de seu filho, acabou enfrentando os donos de uma grande propriedade rural, mantenedores de dezenas de trabalhadores sob a situação de escravidão.

    Pureza
    Pureza
    Data de lançamento 19 de maio de 2022 | 1h 41min
    Criador(es): Renato Barbieri
    Com Dira Paes, Flavio Bauraqui, Matheus Abreu
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    Com a assinatura de Renato Barbieri, um cineasta que detém no currículo outras produções com forte cunho social, a obra apresenta uma luta abolicionista que infelizmente ainda se faz necessária nos dias de hoje. Nascida em uma pequena cidade do Maranhão, Dona Pureza é um simbolo moderno no combate ao trabalho escravo, protagonista de uma busca que durou cerca de três anos e inspiração para milhares de pessoas.

    Com esta mentalidade e durante uma entrevista para o AdoroCinema, Renato e Dira falaram um pouco sobre o longa, contando suas trajetórias junto à produção e acendendo uma luz para questões sociais importantes que necessitam de mais exposição. Em um dos pontos da conversa, a atriz mostrou toda sua admiração pela personagem-título, cobrindo de elogios uma mulher que construiu um grande legado em nosso país:

    “Pureza é um filme sobre uma abolicionista, e sobre uma mulher brasileira que muita gente conhece uma igual: evangélica, muito religiosa; uma mãe; e uma mulher muito corajosa e determinada dentro dos seus propósitos. Sei que muitas Purezas existem por aí e são anônimas, vindo o filme exatamente para lançar luz sobre elas.”

    Em diversos momentos, Dira ainda procurou reforçar que Pureza Loyola é uma mulher de inúmeras camadas, configurando um grande orgulho poder dar vida, nos cinemas, a uma pessoa de tamanha importância. Com bastante afeição, uma das frases mais marcantes da atriz afirma que ela encontrou "uma mulher muito maior que o filme".

    Pureza: Conheça o novo filme brasileiro baseado em impressionantes fatos reais

    O FILME RECEBE O APOIO DE INSTITUIÇÕES ABOLICIONISTAS

    Um importante pilar do cinema — principalmente daquele que aborda as temáticas sociais — é ver suas obras causarem mudanças na sociedade. Dentro deste ponto, pode-se dizer que o diretor de Pureza parece gostar do assunto, apresentando um currículo com títulos que procuram expor algumas das mazelas existentes no âmbito coletivo. Se com Servidão, Cidades Inventadas e Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás, Barbieri apresentava suas credenciais, Pureza parece surgir como uma espécie de carro-chefe na carreira do cineasta.

    “Nós temos uma grande rede de organizações abolicionistas e humanitárias que apoiam o filme. Quando a gente o concluiu, eram 23 organizações, hoje, são mais de 80. Essas organizações estão muito felizes com o resultado do longa-metragem e é mobilizante. Nós temos feito muitas pré-estreias, e quando elas terminam, sempre com sala cheia, às vezes até auditórios, as falas das pessoas soam muito potentes, com muitas Purezas surgindo entre elas”. afirma Barbieri sobre a importância do filme, socialmente.

    Da mesma forma, Dira Paes também procura relacionar a importância de uma produção deste porte com os efeitos palpáveis em nossa realidade:

    “E como nós dependemos de mãos como a da Pureza. Acho que o filme vem trazer um suspiro porque quando encontramos heróis ao longa do caminho, nos sentimos revigorados com a possibilidade de ultrapassar as diversidades. Eu acho que Pureza traz esperança. Um desejo de um mundo melhor, com mais igualdade social."

    O ENCONTRO DE DIRA PAES COM A DONA PUREZA REAL

    Apesar do tom sério da produção, determinados momentos da entrevista soaram um pouco mais descontraídos. Em certo ponto, enquanto Paes falava sobre seu processo para entrar na personagem, ela revelou que a Dona Pureza não sabia quem a atriz era antes do filme começar, surpreendendo algumas pessoas presentes.

    “Quando fui conhecer a Pureza em Bacabau, onde ela mora, no estado do Maranhão, teve um encontro lindo que, ao longo do dia, os vizinhos descobriram que eu estava lá, começando a ir para casa dela para me ver. Foi aí que ela falou: ‘Você é famosa?’. Eu consegui ter um contato com essa Pureza que estava me tratando como uma pessoa normal”, contou a atriz.

    Ainda segundo Dira, tal fato facilitou o processo para conhecer melhor esta mulher, visto que criou uma relação mais crua entre as duas. A protagonista do filme também afirma que tentou se despir de conceitos prévios a respeito de Dona Pureza, visando construir uma relação que tivesse poucas influências externas.

    Medida Provisória: "Não tive pudor em fazê-la", defende Taís Araujo sobre sua personagem que não reconhece o racismo (Entrevista Exclusiva)
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top