Minha conta
    Pureza: Conheça o novo filme brasileiro baseado em impressionantes fatos reais
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Protagonizado por Dira Paes e dirigido por Renato Barbieri, Pureza conta uma história abolicionista moderna, ambientada em pleno século XX.

    Nesta quinta-feira (19), estreia nos cinemas brasileiros o filme Pureza. Protagonizado por Dira Paes, Flavio Bauraqui e Matheus Abreu, o longa conta a história real de uma mãe que, em busca de seu filho, acaba enfrentando os donos de uma grande propriedade rural, mantenedores de dezenas de trabalhadores sob a situação de escravidão.

    Pureza
    Pureza
    Data de lançamento 19 de maio de 2022 | 1h 41min
    Criador(es): Renato Barbieri
    Com Dira Paes, Flavio Bauraqui, Matheus Abreu
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    Assinado por Renato Barbieri, um cineasta que apresenta no currículo outras produções com forte cunho social, Pureza apresenta uma luta abolicionista que infelizmente ainda se faz necessária nos dias de hoje. Nascida no Maranhão, Pureza Lopes Loyola, a grande inspiração para o longa, batalhou por cerca de três anos para reencontrar seu filho, tornando-se um símbolo moderno no combate ao trabalho escravo.

    Após 3 Tonelada$ - Assalto ao Banco Central, conheça 6 séries e filmes sobre crimes brasileiros reais

    QUAL É O ENREDO DE PUREZA?

    Na trama, Pureza é uma mãe solo que mora com seu filho, Abel, em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a famosa escravidão moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o filho.

    E para você que ficou curioso a respeito do filme, o AdoroCinema está aí para isso. Confira abaixo, em primeira mão, um pequeno trecho de Pureza:

    Vale ressaltar que, para quem gosta do assunto, ainda estão presentes na filmografia do diretor títulos como ServidãoCidades Inventadas e Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás; que também compartilham de uma temática que expõe a relação opressor-oprimido.

    EQUIPE DO FILME REALIZOU MANIFESTO CONTRA O TRABALHO ESCRAVO

    Com o intuito de alertar a população e as autoridades sobre uma questão escravocrata que ainda assola o mundo, a equipe do longa-metragem realizou, no dia 13/05, um “tuitaço” com as hashtags “#NaoAoTrabalhoEscravo” e “#SomosTodosPureza”.

    No total, a convocação para o protesto digital contou com o apoio de 85 entidades abolicionistas, assim como artistas e outros apoiadores da causa. Além da protagonista do filme, Dira Paes, as atrizes Camila Pitanga e Patrícia Pillar; os jornalistas Chico Sá e Leonardo Sakamoto; e outras celebridades também se envolveram com a manifestação.

    7 filmes nacionais que vão te fazer conhecer realmente a favela
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top