Minha conta
    Após 3 Tonelada$ - Assalto ao Banco Central, conheça 6 séries e filmes sobre crimes brasileiros reais

    O gênero dos crimes reais vem apresentando grande crescimento nos últimos anos, com produções que vão desde o Caso Evandro até a morte do jornalista Tim Lopes.

    Um dos diversos títulos lançados pela Netflix na última semana, a série documental 3 Tonelada$ - Assalto ao Banco Central está dando o que falar. Atualmente em terceiro lugar do Top 10 dos mais vistos da plataforma, a trama conta a história de um famoso assalto ocorrido em agosto de 2005, no Ceará.

    Na época, o crime ganhou as manchetes de todos os noticiários, ficando famoso pela engenhosidade dos responsáveis, que cavaram um túnel de 80 metros de comprimento até o cofre do Banco Central, roubando mais de 160 milhões de reais no processo — vale lembrar que há também um filme baseado no mesmo delito: Assalto ao Banco Central.

    Para quem gosta do gênero também conhecido como true crime, streamings como a Netflix, Globoplay e Telecine estão lotados de produções do tipo, destrinchando os mínimos detalhes das diversas tragédias que marcaram o país. Com base nisso, o AdoroCinema criou uma lista com algumas produções que abordam crimes reais acontecidos no Brasil. Confira abaixo:

    3 Tonelada$ - Assalto ao Banco Central: Série da Netflix tem entrevista inédita com ladrão que liderou "maior roubo do século"

    TIM LOPES: HISTÓRIAS DE ARCANJO

    Tim Lopes - Histórias de Arcanjo
    Tim Lopes - Histórias de Arcanjo
    Data de lançamento 5 de junho de 2014 | 1h 24min
    Criador(es): Guilherme Azevedo
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora

    Em 2 de junho de 2002, morria, aos 51 anos, Tim Lopes, repórter investigativo da Rede Globo. Durante uma reportagem ao qual investigava uma denúncia de prostituição infantil na favela da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, o jornalista foi cruelmente executado por traficantes locais.

    Neste documentário, acompanhamos sua trajetória a partir do ponto de vista de seu filho. Dez anos após a tragédia, um evento que chocou o Brasil, o longa procura contar outras histórias além das de quando ele era jornalista. O longa apresenta imagens de arquivos feitos por Tim e por outros jornalistas, além de depoimentos de amigos, família e admiradores.

    Onde assistir online: Globoplay

    JOÃO DE DEUS: CURA E CRIME

    João de Deus: Cura e Crime
    João de Deus: Cura e Crime
    Data de lançamento 2021-08-25
    Séries : João de Deus: Cura e Crime
    Com João de Deus
    Usuários
    3,0

    João de Deus: Crime e Cura é uma série documental original da Netflix, e acompanha a trajetória do idolatrado médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, e protagonista de um dos maiores casos de assédio do Brasil. Depois de conquistar fama internacional com suas supostas curas, o lider espiritual foi preso por estar envolvido em inúmeros casos de violência sexual contra suas ex-seguidoras.

    Onde assistir online: Netflix

    ELIZE MATSUNAGA: ERA UMA VEZ UM CRIME

    Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime
    Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime
    Data de lançamento 2021-07-08 | min
    Séries : Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime
    Usuários
    2,7
    Assistir em streaming

    A série documental Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime revisita o crime brutal que chocou o país: o assassinato e esquartejamento do presidente da empresa Yoki, Marcos Matsunaga, por sua esposa, Elize Matsunaga. Da infância em Chopinzinho, pequena cidade do Paraná, até o conturbado relacionamento com o empresário antes do assassinato, acompanhamos os detalhes que sucederam o fato, desde tentativas de acobertamento do crime, passando pela confissão, prisão, julgamento em 2016 e também saídas temporárias.

    Onde assistir online: Netflix

    CASO EVANDRO

    O Caso Evandro
    O Caso Evandro
    Data de lançamento 2021-05-13
    Séries : O Caso Evandro
    Usuários
    3,6

    A série conta a história por trás de um dos crimes mais intrigantes do Brasil, adaptado a partir do podcast criado pelo jornalista Ivan Mizanzuk. Em abril de 1992, o menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, desapareceu misteriosamente em Guaratuba, no litoral do Paraná. Dias depois, seu corpo foi encontrado em um matagal da cidade, sem diversos órgãos, com mãos e pés amputados. Elementos como vingança, infidelidade conjugal, conspiração política e rituais satânicos marcaram a investigação do caso, que também ficou conhecido como As Bruxas de Guaratuba.

    Onde assistir online: Globoplay

    VIPS - HISTÓRIAS REAIS DE UM MENTIROSO

    VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso
    VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso
    1h 11min
    Usuários
    3,6
    Adorocinema
    3,5

    Marcelo Nascimento da Rocha levou uma vida repleta de mentiras e golpes aplicados nas mais diversas pessoas. Fingindo ser sobrinho do diretor de uma companhia rodoviária, ele conseguiu viajar diversas vezes sem pagar. Aprendeu a pilotar aviões ao trabalhar para contrabandistas que atuavam na fronteira do Brasil com o Paraguai. Seu golpe mais conhecido foi quando fingiu ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia de aviação Gol, em um evento patrocinado pela mesma em Recife. Entrevistado pela diretora Mariana Caltabiano, Marcelo conta seus feitos diretamente da prisão. O caso também deu origem ao filme com Wagner Moura, VIPs.

    ÔNIBUS 174

    Ônibus 174
    Ônibus 174
    Data de lançamento 6 de dezembro de 2002 | 2h 13min
    Criador(es): José Padilha, Felipe Lacerda
    Usuários
    4,2
    Assista agora

    Dirigido por José Padilha (Tropa de Elite, O Mecanismo), o longa-metragem apresenta uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o sequestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No documentário, o enredo principal é apresentado paralelamente à história de vida do sequestrador, intercalando imagens da ocorrência policial transmitida pela televisão. Nos é revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido, e como as diversas narrativas dialogam, formando um discurso que mostra ao espectador o motivo do Brasil ser um país tão violento.

    Onde assistir online: Telecine Play

    5 filmes brasileiros baseados em histórias reais
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top