Recentemente, a Netflix realizou uma pesquisa para entender o hábito de consumo de atrações de drama como novelas brasileiras e adaptações, séries mexicanas como Mãe Só Tem Duas e Rebelde e doramas coreanos, tais quais Vincenzo e Juvenile Justice. O resultado veio em números gigantes e o serviço de streaming forneceu as respostas com exclusividade para o nosso site. Ficou curioso? Chega mais que a gente te conta!

Com o consumo massivo de novelas no Brasil, transformando-as em paixão nacional e uma grande potência econômica, não é novidade que o brasileiro seja muito adepto a produções dramáticas — principalmente aquelas que unem comédia e ação. Porém, nosso país não é o único que conta com tais atrações e, por isso, o catálogo da Netflix traz atrações alemãs, turcas, coreanas, mexicanas, espanholas e muito mais.
De acordo com os dados coletados pelo serviço de streaming, se retirarmos as produções brasileiras de competição, os melodramas favoritos dos brasileiros são de origem mexicana — principalmente as que contam com características presentes em roteiros como de Desejo Sombrio e Quem Matou Sara?.
Em segundo lugar, estão os doramas coreanos. Para quem está por fora, este é o termo para denominar as novelas produzidas na Coreia do Sul que têm, em sua vasta maioria, uma duração curta, enredos dramáticos e divertidos, além de uma conclusão com final fechado, gerando menos chances de uma possível segunda temporada. Um dos exemplos possíveis de citar é Mine e Olá? Sou Eu.
A pesquisa feita pela Netflix também destaca que 71% das pessoas entrevistadas afirmaram que, para um drama ser realmente cativante, tem que ter bastante emoção e situações conflituosas — desde que fique apenas nas telinhas, é claro. Por este motivo, 82% do público brasileiro questionado sobre o tema afirmou que se orgulha em dizer que consome novelas. É um bom número, certo?
Ainda de acordo com os brasileiros, há alguns critérios fundamentais para transformar um drama em uma verdadeira obra de arte. Vale mencionar que quase metade deste público acreditam que suas vidas tiveram momentos tão impactantes que poderiam ser o roteiro de uma novela. Ou seja: estamos falando de verdadeiros experts em dramaturgia!
Segundo os entrevistados, são três os parâmetros para medir um bom drama. Em primeiro lugar, acreditam que deve ser “uma história que você nunca esperava”, com muitos plot twists. Em seguida, também afirmaram que a produção precisa ter personagens que o público “ama odiar” ou “odeia amar”. Por último e não menos importante, precisa ter “mais drama que a média”, trazendo situações que impulsionem as emoções de quem está assistindo.