Minha conta
    O Homem do Norte é baseado em história real? Robert Eggers "se tornou um especialista viking" (Entrevista Exclusiva)
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O AdoroCinema entrevistou exclusivamente Robert Eggers, Anya Taylor-Joy e Alexander Skarsgård sobre O Homem do Norte.

    O Homem do Norte chegou aos cinemas brasileiros, terceiro (e mais ambicioso) trabalho do diretor Robert Eggers depois dos aclamados A Bruxa (2015) e O Farol (2019), e conta com Alexander SkarsgårdAnya Taylor-Joy no elenco. Em O Homem do Norte, acompanhamos um épico viking de vingança, mas ele é baseado em história real? Conheça os detalhes e bastidores da produção, revelados por Alexander Skarsgård, Anya Taylor-Joy e Robert Eggers em entrevista exclusiva para o AdoroCinema

    Para gravar novo filme sobre vikings, ator de Succession foi algemado e arrastado: "Experiência trouxe humildade"

    O Homem do Norte é baseado em história real?

    O Homem do Norte não é diretamente baseado em uma história real, mas foi escrito por Robert Eggers e Sjón, com inspiração em um mito e folclore nórdico antigo. É ambientado na Era Viking, mais precisamente no ápice da Landnámsöld (povoamento da Islândia), no ano de 914, e foi baseado principalmente na lenda medieval escandinava de Amleth, escrita pelo historiador dinamarquês Saxo Grammaticus em Vita Amlethi, conhecida como a inspiração direta para a criação da clássica peça Hamlet, de William Shakespeare.

    Para o roteiro, Robert Eggers fez um intenso trabalho de pesquisa para deixar o cenário da produção, a construção do mundo e a cultura viking o mais autêntico possível. "Ele trabalha incrivelmente duro, faz mais pesquisas do que qualquer cineasta com quem já trabalhei. Ela basicamente se tornou um especialista viking, um estudioso viking durante esses três anos de pré-produção. Sua atenção aos detalhes é apenas de outro nível [...] É um verdadeiro deleite como ator quando você trabalha com um cineasta que é útil para fazer um mundo e fantasias 100% reais", conta Alexander Skarsgård ao AdoroCinema.

    A maior parte do filme se passa na Islândia, que se alinha com a migração de colonos nórdicos para a Islândia no século IX. Sobre a inspiração na obra de Saxo Grammaticus, Skarsgård afirma que era perfeita para o filme: "É uma saga muito típica dos nórdicos antigos, drama familiar, história de vingança. Então parecia a história perfeita para os nórdicos". O Homem do Norte consegue ser um retrato bastante fiel da cultura viking, com toda sua brutalidade e também crenças espirituais em magia e misticismo.

    Produção de O Homem do Norte envolveu especialistas em cultura viking 

    O processo para a escrita do roteiro de O Homem do Norte envolveu a participação de especialistas no assunto, como historiadores, arqueólogos e linguistas, para garantir que a representação dos vikings combinassem com os relatos históricos, como o próprio Robert Eggers confirmou ao AdoroCinema.

    "Eu e meu co-roteirista Sjón fizemos uma tremenda pesquisa apenas para colocar o roteiro em forma para começar a fazer o filme. Uma vez que o filme se tornou real, e estávamos trabalhando no roteiro de filmagem, começamos a envolver historiadores e arqueólogos e muitos tipos de primeiros consultores na fase de roteiro, mas depois eles estavam colaborando com todos os chefes de departamento. E então, no trabalho para criar, tudo era para ser uma réplica de algo em nível de museu, em vez de coisas que estamos inventando. Então foi muita pesquisa e muito trabalho. Mas, novamente, divertido", disse o diretor.

    O Homem do Norte está em exibição nos cinemas brasileiros.

    O Homem do Norte
    O Homem do Norte
    Data de lançamento 12 de maio de 2022 | 2h 17min
    Criador(es): Robert Eggers
    Com Alexander Skarsgård, Nicole Kidman, Claes Bang
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top