Minha conta
    7 atrizes que pausaram (ou mudaram) a carreira para se dedicar aos filhos
    Lara Deus
    Lara Deus
    -Coordenadora
    Jornalista e maratonista de séries. Ama descobrir filmes sobre os quais ninguém está falando e fica triste quando os amigos não assistem às suas indicações.

    Há quem decida colocar o “pé no freio” para cuidar dos pequenos e se voltar completamente à maternidade

    Um dos lançamentos de comédia mais aguardados do ano veio com um anúncio que não alegrou muita gente. Sandra Bullock, protagonista em Cidade Perdida, pausou a carreira após este filme para se dedicar aos filhos. "Vou tirar um tempo para ser mãe”, declarou a atriz, que tem Louis e Laila, de 12 e 10 anos.

    A decisão da estrela de Um Sonho Possível não é incomum às atrizes que se tornam mães. A rotina de estúdios nem sempre é flexível a ponto de permitir que as mulheres exerçam a maternidade de perto enquanto gravam grandes filmes ou novelas. Em paralelo a isso, há o fato de que atrizes trabalham com sua imagem, que passa por mudanças durante a gravidez e depois dela.

    Vale lembrar, é claro, que há quem decida não parar, e conte com a rede de apoio para que seus filhos cresçam saudáveis e felizes. Ninguém é menos mãe por continuar sua carreira como antes de ter filhos.

    Relembramos 6 atrizes - além de Sandra Bullock - que pausaram ou mudaram suas carreiras para se dedicar aos filhos:

    Juliana Paes

    A atriz de Pantanal é mãe de Pedro, 10 anos, e Antonio, 8 anos. Durante a segunda gravidez, após protagonizar GabrielaJuliana Paes “sumiu” de seus trabalhos na TV e só voltou em Meu Pedacinho de Chão, quase dois anos depois.

    Em 2019, depois de A Dona do Pedaço, reforçou novamente a necessidade de colocar o pé no freio para estar com os pequenos. "Buscar meus filhos na escola, cuidar da casa, cuidar do jardim, comprar lençol, quero fazer essas coisas", declarou na época à revista Marie Claire.

    Juliana Knust

    A atriz de Celebridade ficou um ano e cinco meses fora da TV após dar à luz seu filho Mateus, que hoje tem 12 anos. "Acho que foi uma pausa por um bom motivo, que é o melhor que eu poderia ter para parar um. Essa fase da vida da criança é muito importante e não volta mais.”, disse, na época, ao Ego.

    Em 2011, Juliana Knust retornou à telinha em Fina Estampa e declarou: “O convite para a novela veio em um bom momento, porque quando se tem filho, você acaba esquecendo um pouco de você”

    Priscila Fantin

    Na mesma época, a intérprete de Serena em Alma Gêmea deu à luz Romeo. Ela também se afastou das telinhas e deu entrevistas comentando sua opção por não contratar uma babá. “Sou eu quem brinca com ele. Brincamos de fazer massinha, pintura, teatrinho de fantoche... Acha que malho? Não estou malhando. Minha malhação são as brincadeiras com Romeo", disse Priscila Fantin ao Gshow.

    Alinne Moraes

    A atriz que estreou em Coração de Estudante estava pronta para atuar na novela Em Família, de 2014, mas descobriu estar grávida de Pedro e teve que ser substituída por Tainá MullerAlinne Moraes só voltou à TV em Além do Tempo, no ano seguinte.

    Maria Fernanda Cândido

    A mais nova bruxa da franquia Animais Fantásticos também pausou sua carreira para cuidar de seus filhos. Maria Fernanda Cândido é mãe de Tomás e Nicolas, nascidos em 2006 e 2008. Quando o mais novo tinha quatro anos, ela se afastou das novelas por três anos, voltando apenas a estrelar em A Força do Querer.

    Em 2017, a atriz se mudou à França com a família e investiu em carreira internacional. Sobre criar filhos adolescentes, ela declarou em entrevista a Marcelo Tas: “É uma coisa horrível. Esse período da adolescência, a gente deveria dividir e compartilhar mais com as pessoas para avisar”.

    Cláudia Abreu

    A atriz de Cheias de Charme tem quatro filhos: Maria, Felipa, José Joaquim e Pedro Henrique. Ela já declarou que a maternidade é prioritária em sua vida, e passou a selecionar melhor os trabalhos para acompanhar a infância dos pequenos.

    “Eu fico contando quantos anos faltam para acabar a infância do menor porque eu quero curtir muito isso. Depois, eu volto a trabalhar feito uma doida. Porque eu continuo trabalhando, mas é óbvio que dando prioridade à rotina deles", contou Cláudia Abreu ao UOL.

    E as mães “anônimas”?

    Afastar-se da vida profissional após virar mãe é uma realidade que não está restrita às atrizes famosas e muito menos é sempre uma decisão. Um estudo publicado pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) mostrou que quase metade das mulheres está fora do mercado de trabalho dois anos após a licença maternidade.

    Parar de trabalhar após ter filhos pode ser decorrente de uma demissão, muito relacionada às novas demandas que uma mãe tem em sua vida pessoal e que nem sempre são suportadas por empregadores.

    Entretanto, a atitude também pode ser tomada pela própria mulher, justamente porque o mundo do trabalho pode ser hostil para aquelas que têm filhos, exigindo que se abra mão da criação deles para exercer a profissão de maneira satisfatória. É como se as empresas suportassem as mães, mas ignorando que seus filhos existem.

    Há ainda aquelas que nem têm a opção de parar. São as mães solo, que precisam se desdobrar para sustentar seus filhos enquanto assumem a criação sozinhas.

    Independente das condições sob as quais se exerce a maternidade, o dia das mães é importante para lembrar que qualquer uma destas decisões é difícil e, infelizmente, carregada de culpa. Por isso, cabe a toda sociedade ser um pouco menos julgadora com quem tem o trabalho mais complexo do mundo: a formação de seres humanos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top