Minha conta
    Animação é cinema: Produtores de A Família Mitchell criticam Oscar por piadas sobre filmes animados
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Phil Lord e Chris Miller escreveram uma coluna na Variety sobre controvérsias da premiação.

    Um dos principais eventos da indústria cinematográfica, o Oscar 2022 ficou marcado por uma cerimônia recheada de polêmicas e controvérsias. Além do desentendimento entre Will Smith e Chris Rock, algumas piadas da honraria foram destinadas a animações.

    Antes de anunciar os filmes indicados na categoria de Melhor Animação, as atrizes Halle BaileyLily JamesNaomi Scott sugeriram, de acordo com o roteiro da cerimônia, que esse tipo de filme é destinado apenas ao público infantil. "Tantas crianças assistem esses filmes muitas, muitas, muitas vezes. Vemos que alguns pais sabem exatamente do que estamos falando," disseram as atrizes. O mesmo foi feito no monólogo de Amy Schumer, uma das apresentadoras da edição.

    A ação foi vista com tristeza e repúdio por diversos cineastas que trabalham com longas animados, como foi o caso de Phil Lord e Chris Miller, produtores de Homem-Aranha no Aranhaverso e A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas. Em resposta ao ocorrido, ambos escreveram uma coluna especial para a Variety.

    "Hollywood deve elevar, não diminuir a animação"

    Divulgado nesta quarta-feira (6), o texto afirma que “enquadrar os cinco indicados ao Oscar de melhor filme de animação como um produto corporativo para crianças que os pais devem suportar de má vontade pode ser considerado simplesmente descuidado”. Os produtores relembram que muitos profissionais se dedicam durante anos até a conclusão de seus filmes, apesar da falta de reconhecimento até mesmo dentro dos estúdios.

    Segundo os cineastas, existem "muitas coisas importantes para se pensar" após a cerimônia deste ano. Citam BeyoncéNo Ritmo do Coração e o músico Questlove, mas destacam que a "diminuição frequente da nossa forma de arte" ainda ecoa na mente dos animadores.

    A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas foi injustiçado? 6 motivos por que filme merecia ganhar Oscar de Melhor Animação

    Phil e Miller aproveitam a coluna para reforçar o movimento #NewDeal4Animation, que exige aos estúdios melhores condições de trabalho e remuneração justa aos trabalhadores de animação.

    "Durante a pandemia, quando grande parte da produção física foi encerrada, os animadores começaram a trabalhar em casa imediatamente. Esses filmes mantiveram nosso negócio à tona", declaram. "Filmes animados rotineiramente demonstram excelência em fotografia, design, figurino e performance. Estes são alguns dos filmes mais cuidadosos e cinematográficos do ano. Eles têm algumas das pontuações e design de som mais intrincados."

    “Animação é cinema”

    Os produtores ainda trazem alguns números sobre o sucesso de filmes animados em 2021, em que LucaRaya e o Último DragãoA Família Mitchell e a Revolta das Máquinas foram três dos 10 filmes mais transmitidos em streaming no ano passado. No Top 10, as animações ocupam sete posições.

    Eles relembram que a animação não é um gênero, mas um meio que "observa e amplifica as nuances de nossa humanidade para que possamos nos ver e nós mesmos sermos vistos".

    "O filme vencedor deste ano, Encanto, tinha um tema sofisticado de como o trauma familiar é passado de geração em geração que muitos adultos com e sem filhos se conectaram em um nível profundamente pessoal. Flee, um documentário animado de cortar o coração sobre um refugiado afegão, não é coisa de criança, nem os indicados anteriores Perdi Meu Corpo, Valsa com Bashir, Persépolis e assim por diante. Como o vencedor de melhor curta de animação, Alberto Mielgo lembrou ao público no domingo, 'Animação é cinema'. Um sentimento que vale a pena repetir.

    Vencedor do Oscar detona Chris Rock por piada que passou despercebida após tapa de Will Smith

    Ao fim, Phill e Chris ainda mencionam atores e cineastas, como Mahershala AliGuillermo del Toro e Bong Joon Ho, que podem mostrar as diversas nuances de filmes animados a partir de suas próprias relações com a linguagem. Eles concluem com uma sugestão para os membros da Academia: "No próximo ano, convide um cineasta respeitado para apresentar o prêmio e enquadre a animação como cinema."

    A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
    A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
    Data de lançamento 30 de abril de 2021 | 1h 54min
    Criador(es): Michael Rianda, Jeff Rowe
    Com Abbi Jacobson, Danny McBride, Maya Rudolph
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top