Minha conta
    A Filha Perdida: Veja a explicação do final do filme com Olivia Colman na Netflix
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Final de A Filha Perdida deixou dúvida sobre morte de personagem; entenda tudo o que aconteceu.

    ATENÇÃO: O texto contém spoilers do filme A Filha Perdida, da Netflix

    Um dos últimos lançamentos de 2021 da NetflixA Filha Perdida trouxe uma história dramática e reflexiva protagonizada pela atriz vencedora do Oscar Olivia Colman (The Crown). Adaptado do livro de Elena Ferrante, autora de A Amiga Genial, o longa dirigido por Maggie Gyllenhaal traz uma reflexão tocante sobre maternidade, individualidade e culpa, com um desfecho que deixou em aberto muitas possibilidades de interpretação. Achou o final confuso? Vamos te ajudar a entender melhor!

    Leda morre no final A Filha de Perdida?

    Nos últimos momentos do filme, Nina (Dakota Johnson) vai até o apartamento de Leda (Olivia Colman) e as duas conversam - a protagonista, aliás, enxerga em Nina muito do que ela era quando mais jovem, uma mãe angustiada e com o sentimento de estar sendo privada do que realmente queria fazer. Leda revela que foi ela quem roubou a boneca de Elena e Nina, revoltado, fura a barriga de Leda com o grampo de cabelo que usava em seu chapéu.

    Ao sair de lá, Leda faz as malas, pega o carro para ir embora e sofre um acidente. Vemos a personagem andar em direção à praia e, na cena seguinte, ela acorda à beira do mar. Assim, o que realmente aconteceu com ela não fica claramente explicado, mas podemos tirar daí alguns caminhos possíveis para interpretação.

    O primeiro é que Leda, de fato, morreu: quando a protagonista acorda e fala com as filhas ao telefone, elas dizem que estavam preocupadas com a mãe. “Achávamos que você tinha morrido”, dizem - o que já pode ser uma pista para revelar que isso realmente aconteceu. Há também algo de sobrenatural na cena, já que Leda aparece segurando uma laranja nas mãos, símbolo de sua conexão com as filhas, mesmo após o drama do abandono. 

    Além disso, não é incomum que paisagens paradisíacas, como uma praia, sejam utilizadas para representar o “pós-morte” na ficção e, aqui, a aposta é de que o golpe que Leda levou com o grampo e o acidente de carro tenham sido fatais. Em seus últimos momentos, a fruta simboliza uma volta ao passado das filhas.

    Por outro lado, é possível que ela tenha apenas dormido na praia após o acidente com o carro. Com tantos dias de reflexão ao acompanhar Nina e a família, Leda poderia ter encontrado alguém com quem se identificar e refletir sobre si mesma. Nesse sentido, a fruta em suas mãos no final do filme pode significar que Leda, finalmente, conseguiu se perdoar pelas escolhas do passado e seguir adiante na relação com as filhas.

    Quem é a filha perdida?

    Quando Elena desaparece por alguns momentos no início do filme, a impressão é de que ela seria a “a filha perdida” ou, então, de que Leda teria perdido da própria filha no passado, já que um dos flashbacks mostra a personagem na mesma situação de Nina. Adiante, vemos que, aparentemente, as duas filhas de Leda estão bem, apesar de não ficar claro qual é a relação delas com a mãe no presente.

    Ao longo da história, vemos que Bianca, a primogênita, parecia ter uma dinâmica mais complicada com Leda e são diversos os conflitos que podem nos levar a interpretar que a conexão entre elas se perdeu, especialmente após o abandono da mãe. Se esticarmos um pouco mais, podemos dizer também que a boneca de Elena é a filha perdida, já que é comum que crianças tratem seus brinquedos como seus próprios bebês.

    O que significa a boneca em A Filha Perdida?

    O primeiro significado que podemos atribuir à boneca é o de proteção: em um dos flashbacks, vemos que a filha de Leda quebrou uma boneca antiga que ganhou da mãe. No presente, a protagonista quer evitar que o mesmo aconteça com a boneca de Elena e a rouba. Isto é, ao perder o registro da própria infância, Leda se apropria da infância da filha de Nina roubando sua boneca.

    Por outro lado, podemos interpretar este roubo como vingança: no flashback, Leda fica furiosa quando vê que a filha quebrou a boneca e, no presente, se vinga, roubando o brinquedo de outra criança. Podemos acrescentar também a própria justificativa da personagem: quando Nina pergunta por que Leda faria uma coisa dessas, ela responde apenas “estava brincando”, como uma criança faria.

    A Filha Perdida
    A Filha Perdida
    Data de lançamento 31 de dezembro de 2021 | 2h 02min
    Criador(es): Maggie Gyllenhaal
    Com Olivia Colman, Jessie Buckley, Dakota Johnson
    Usuários
    3,3
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top