Minha conta
    O que significa DC? Entenda o que quer dizer a sigla e como surgiu o império das histórias em quadrinhos
    Por Aline Pereira — 26 de dez. de 2021 às 16:00

    O que quer dizer DC? Entenda a história do nascimento da DC Comics e o que querem dizer essas letras.

    Dona de muitos dos super-heróis mais famosos do mundo, a DC forma um império nas revistas em quadrinhos e na indústria audiovisual, com uma lista enorme de filmes, mas você sabe de onde veio a sigla que dá nome à empresa? As letras vêm de Detective Comics e a história começou em 1934, com a fundação da empresa National Allied Publications, que publicou uma revista com o nome de Detective Comics e, mais tarde, passou a ser conhecida como DC Comics.

    A princípio, a National Allied Publications publicava tirinhas de jornais, como as que vemos até hoje. Algumas dessas tiras já até tinham histórias de super-heróis e vale notar que um deles pertencia aos criadores do SupermanJerry Siegel e Joe Shuster, antes do nascimento do clássico personagem e de sua primeira aparição nas telas. Como o próprio nome indica, a Detective Comics tinha como tema principal histórias de detetives, que também tiveram Siegel e Shuster entre seus criadores. 

    Mudança de nome e nascimento do Superman

    Quando a National Allied começou a enfrentar problemas financeiros, o fundador, Malcolm Wheeler-Nicholson, fechou um acordo com o editor Harry Donenfeld, dono de uma distribuidora de revistas. A princípio, a DC Comics era liderada pelos dois, mas, mais tarde, Wheeler-Nicholson não só vendeu sua parte da empresa, como passou toda a National Allied para Donenfeld.

    Em 1938, a empresa publicou a Action Comics, título em que o Superman apareceu pela primeira vez, dando início a uma era de super-heróis que viria a se tornar uma indústria milionária mais tarde. Pouco tempo depois, em 1939, o Batman apareceu pela primeira vez na 27ª edição da Detective Comics, influenciando muitas obras até hoje, e outros personagens superpoderosos foram surgindo a partir daí. 

    Nesta época, DC ainda não era o nome oficial da empresa, mas como os selos “DC Publication” começaram a aparecer nas publicações, os leitores começaram a se referir a ela como DC Comics - e o mais impressionante é que a mudança formal para o novo nome só aconteceu MUITO mais tarde, em 1977. 

    Primeiros super-heróis da DC

    Após a estreia do Superman e do Batman, em 1938 e 1939, a empresa lançou a Mulher-Maravilha e a Sociedade da Justiça da América, seu primeiro grupo de super-heróis, que incluía personagens como o Sr. Destino, Lanterna Verde, Sandman, além da versão original do Flash. O Robin também surgiu na mesma época, se tornando o primeiro grande “ajudante”no gênero.

    Quem veio antes: Marvel ou DC?

    A DC veio antes da Marvel. Como dissemos acima, a empresa que viria a se tornar a DC depois foi fundada em 1934, enquanto a primeira publicação da Marvel saiu em 1939, quando a editora ainda tinha o nome Timely Publications. Os primeiros heróis foram o Tocha Humana e Namor, o Príncipe Submarino. A título de curiosidade: a primeira criação de Stan Lee na Marvel foi o Quarteto Fantástico, em parceria com o artista Jack Kirby.

    Qual das duas empresas tem os melhores super-heróis? Esta provavelmente é uma das grandes questões da cultura pop - e vamos deixar esta resposta para vocês!

    Liga da Justiça
    Liga da Justiça
    Data de lançamento 16 de novembro de 2017 | 2h 00min
    Criador(es): Zack Snyder
    Com Ben Affleck, Henry Cavill, Gal Gadot, Ezra Miller, Jason Momoa
    Imprensa
    3,0
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em HBO Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top