Minha conta
    Espíritos Obscuros: Filme de terror é inspirado em lenda real e sombria; conheça história
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Produzido por Guillermo Del Toro, Espíritos Obscuros se inspirou na lenda do Wendigo para criar trama sombria. Conheça a história original.

    Este ano de 2021 trouxe uma série de lançamentos de terror nos cinemas e, entre eles, está Espíritos Obscuros, longa dirigido por Scott Cooper, de Coração Louco, filme vencedor de dois Oscar, e produzido por Guillermo del Toro. O cineasta mexicano já é reconhecido pela criação de seres impactantes nas telas e não foi diferente no novo filme, que tem como antagonista um monstro inspirado em uma lenda real.

    Trata-se de uma entidade sobrenatural chamada de Wendigo, lenda ancestral de povos indígenas da América do Norte. A história que inspirou o novo filme de monstro, diz que esta criatura, semelhante a um cervo, é um espírito maligno que vive nas florestas e devora animais e seres humanos. Insaciável, o espírito está sempre em busca de alimento, mas quanto mais come, mais faminto se torna. 

    Espíritos Obscuros

    A criatura, segundo a crença, está bastante relacionada ao frio e à fome e, embora não seja possível cravar qual é a origem da lenda, acredita-se que tenha surgido a partir do contato dos povos nativos dos EUA com colonizadores europeus.

    “Nos anos 90, havia um senso de que o Wendigo poderia ter sido inspirado pelo contato indígena com nações europeias. Dentro da minha comunidade temos falado sobre muitos aspectos do Wendigo. Ele pode se manifestar de muitas formas, mas é sempre, em primeiro lugar, um espírito”, explica Grace T. Dillon, do povo Anishinaabe e Conselheira Nativa Americana, que foi consultada na produção de Espíritos Obscuros.

    Justamente por ter relação com as terras indígenas e, provavelmente, no contexto de invasão de colonizadores, o Wendigo também é associado ao meio-ambiente e, de certa forma, com a autoproteção da natureza. “O Wendigo traz uma mensagem de que se você invadiu um território que não estava autorizado, ele irá consertar esta situação. A maior mensagem é de que a Terra está aqui há milhões de anos. Mas nós nunca podemos destruí-la, ela é que irá nos destruir. Não precisa de nós para viver”, explica o cineasta Chris Eyre, que também auxiliou na produção do filme e faz parte do Conselho Anishinaabe Nativo Americano.

    Doença do Wendigo?

    No início do século 20, a lenda deu origem a um termo médico, a “Wendigo Psychosis” (psicose de Wendigo), descrita como uma síndrome cultural e usada para ‘diagnosticar’ pessoas que desenvolviam um desejo incontrolável por comer carne humana e medo de se tornarem canibais, explica a tese “The Windigo Psychosis: The Anatomy of an Emic-Etic Confusion”, publicada pela Universidade da Flórida. Os registros deste distúrbio, no entanto, são muito nebulosos, sem testemunhas oculares. 

    Filme Espíritos Obscuros: Qual é a história?

    Baseado no conto The Quiet Boy, o longa é ambientado em uma cidadezinha no estado do Oregon, nos EUA e acompanha um mistério investigado por Julia (Keri Russell), uma professora do ensino fundamental, e seu irmão, o xerife Paul (Jesse Plemons). No início, um dos alunos de Julia, Lucas (Jeremy T. Thomas), passa por um acidente aparentemente inexplicável com o pai, e o comportamento perturbador da criança acaba chamando a atenção da professora. A partir daí, uma presença sorenatural começa a ameaçar a vida de todos e os protagonistas tentam entender o que está acontecendo, ao mesmo tempo em que lutam para proteger a criança.

    Espíritos Obscuros
    Espíritos Obscuros
    Data de lançamento 28 de outubro de 2021 | 1h 39min
    Criador(es): Scott Cooper
    Com Keri Russell, Jesse Plemons, Graham Greene (II)
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em Star +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top