Minha conta
    Qual é a verdadeira influência do produtor na qualidade de um filme? (análise)

    Antlers, de Scott Cooper, vem sendo amplamente divulgado como um filme de Guillermo Del Toro, o produtor do filme. Mas o quanto isso é verdade?

    Você provavelmente já viu algum estúdio informando que tal obra foi produzida por um cineasta famoso. E claro, se você vê que um longa tem Guillermo Del Toro (A Forma da Água) como produtor, não há como não ficar empolgado para conferir o resultado. Este é o caso de Antlers.

    Apesar do filme de terror ser dirigido por Scott Cooper, todo o marketing da produção vem sendo construído em volta de Del Toro. Mas até que ponto o produtor pode interferir na qualidade da experiência? E qual é o seu papel no desenvolvimento artístico? Descubra a seguir:

    O produtor comanda o filme por completo

    Quando um cineasta decide criar um novo longa, o produtor estará ao seu lado desde os estágios iniciais. É ele que irá garantir o budget com o estúdio, fechar contratos com o elenco, alugar sets de filmagem, e até arranjar parcerias comerciais para divulgar o filme após o seu lançamento.

    O diretor — ou roteirista — pode ser responsável pela construção de uma história. Mas é o produtor que irá garantir a sua execução. Até mesmo os direitos autorais são supervisionados por quem produz.

    Resumindo: O produtor tem controle e influência sob todos os aspectos da criação cinematográfica. E sim, isso rende muitas brigas. Neil Marshall — diretor responsável pelo terrível reboot de Hellboy — discutia incansavelmente com os produtores durante as filmagens do longa.

    O motivo? Marshall contratou Sam McCurdy — o seu fotógrafo habitual — para trabalhar no projeto. Porém, ele foi demitido da produção por não pensar da mesma forma que Lawrence Gordon e Lloyd Levin (os produtores do filme).

    Casos como esses existem aos montes, e é muito comum ver um diretor abandonando uma obra por “diferenças criativas”.

    Por que demoramos tanto a ter filmes de ação protagonizados e dirigidos por mulheres? (Opinião)

    A qualidade de um filme sempre depende do produtor?

    Não necessariamente. Em Antlers, Scott Cooper deixou bem claro que não faria o filme sem Guillermo Del Toro como produtor. Segundo o cineasta, o diretor espanhol foi gentil e criou um sentimento de harmonia nos sets.

    Del Toro ajudou até mesmo na criação visual dos monstros da obra. Portanto, há diferentes casos: um produtor pode destruir um filme por querer uma visão puramente comercial. Ou então, ele pode ser amigo do cineasta, e ajudá-lo a trazer uma visão cinematográfica única para o mercado.

    Claro, o produtor terá que garantir a rentabilidade do filme. Ele pode fazer isso censurando determinadas cenas para diminuir a classificação indicativa. Ou então, pode colocar marcas e produtos de forma discreta nos takes.

    Inclusive, são por esses e outros motivos que alguns títulos são lançados em versões diferentes quando chegam às plataformas digitais. O famoso “Director’s Cut” nada mais é do que o corte que sofreu pouca interferência do estúdio ou do protutor. É a visão original do filme. 

    Então, respondendo a pergunta do início do texto: Sim, o produtor pode influenciar no resultado de uma obra. Caso ocorram muitos conflitos criativos, as consequências podem ser desastrosas. Contudo, quando produtores e diretores estão na mesma página, o filme tende a ser um grande sucesso.

    Por que Hollywood insiste tanto em fazer remakes? (Opinião)
    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top