Minha conta
    Ron Bugado: Animação critica vício infantil em tecnologias e tem inspiração no filme Her (Entrevista)
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    A redatora ama animações e cresceu apaixonada por X-Men, Super Choque e todos os demais desenhos exibidos no Bom Dia & Cia. Sendo este um de seus gêneros cinematográficos favoritos do mundo, Nathalia sempre está disposta a maratonar animações que vão desde produções do Studio Ghibli até Disney.

    Disponível nos cinemas brasileiros, o longa-metragem é criação de Sarah Smith (Operação Presente) e o roteirista Peter Baynham (Hotel Transilvânia e Borat).

    Ron Bugado é o novo filme da 20th Century Studios e chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (21). A história acompanha um mundo tecnológico em que todas as crianças possuem um “B-bot”, um robô inteligente que os conecta com pessoas em todo o mundo, estudam e conhecem suas personalidades com base em dados e podem ser personalizados com diferentes visuais.

    Ron Bugado
    Ron Bugado
    Data de lançamento 21 de outubro de 2021 | 1h 47min
    Criador(es): Sarah Smith, Jean-Philippe Vine
    Com Jack Dylan Grazer, Zach Galifianakis, Ed Helms
    Usuários
    4,0
    Assista agora em Disney +

    No centro desta história está Barney, a única criança da cidade que ainda não tem um B-bot, porque sua família não é chegada a tecnologias. Quando finalmente consegue ter o super robô, que se chama Ron, percebe que é diferente de todos os outros, pois funciona sem nenhuma inteligência artificial e precisa aprender tudo do zero, sem equipamentos especiais. Assim, Ron causa muitas confusões e decepções para Barney, mas acaba se tornando um grande amigo do garoto.

    A animação é originalmente dublada por Jack Dylan Grazer, Zach Galifianakis, Ed Helms, Rob Delaney, Olivia ColmanJustice Smith e Kylie Cantrall. Na direção e roteiro estão Sarah Smith e Peter Baynham, respectivamente, que também trabalharam juntos no longa-metragem infantil Operação Presente, em 2011. Em entrevista ao AdoroCinema, os idealizadores de Ron Bugado falaram sobre inspirações para o filme, uso de aparelhos eletrônicos para crianças e mensagens que desejam passar com a história de Barney e Ron.

    Her, com Joaquin Phoenix, foi essencial para a criação de Ron Bugado

    Ao falar de suas inspirações para a história de Ron Bugado, Sarah Smith, responsável pela direção e roteiro da animação, revelou que a ideia surgiu a partir de Her, aclamado filme em que Joaquin Phoenix é protagonista, junto com Scarlett Johansson. Na trama, um homem solitário ganha propósito em sua vida quando começa a se relacionar com a voz da inteligência artificial dentro de seu celular.

    “[A inspiração surgiu] quando assisti ao filme "Her" de Spike Jonze e pensei "Preciso fazer um filme assim para minha filha", porque minha filha está o tempo todo enterrada no iPad, vendo anúncios e dizendo "Mamãe, precisamos comprar esse condicionador de tecido porque faz cheirar muito bem". E ela agia como se tudo o que ela visse no iPad fosse completamente verdade”, explica a cineasta.

    Ela
    Ela
    Data de lançamento 14 de fevereiro de 2014 | 2h 06min
    Criador(es): Spike Jonze
    Com Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams
    Imprensa
    4,3
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora

    Ron Bugado é uma crítica muito atual sobre como as crianças estão tão inseridas no mundo tecnológico a ponto de esquecerem como é a vida sem seus celulares, tablets ou quaisquer aparelhos eletrônicos. Apesar de ser uma narrativa infantil, a história também pode ser observada pela ótica adulta. Em uma definição divertida sobre a animação, Peter Baynham explica como a história pode se encaixar no mundo dos adultos.

    “Acho que queremos crescer para ser como qualquer combinação de todos os dispositivos que todos já compramos, e então isso não funciona corretamente. E não dá para baixar sem Internet. E primeiramente, eu sinto que sou o cara que quer jogar aquela coisa pela janela, que foi divertido ter aquele personagem. E então isso, de alguma forma, muda e se torna o melhor amigo que você poderia ter, porque fala honestamente com você.”

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top