Minha conta
    Sombra e Ossos: Grisha, Darkling, Ravka e o que significam os termos da série da Netflix

    Série da Netflix apresentou Dobra das Sombras e a protagonista Alina Starkov.

    Sombra e Ossos estreou na Netflix na última semana e já está fazendo muito sucesso. A série de fantasia do streaming é protagonizada pela novata Jessie Mei Li e por Ben Barnes, conhecido por seus papéis em Westworld e As Crônicas de NárniaA trama acompanha Alina Starkov, uma jovem órfã de guerra, que vive num mundo dividido, assombrado pela Dobra das Sombras — faixa de escuridão repleta de monstros que buscam por carne humana. A moça acaba descobrindo que tem um poder jamais imaginado, que pode unir seus povos.

    Enquanto os fãs do universo Grishaverse estão animados que dois livros de Leigh Bardugo finalmente chegaram às telinhas, outras pessoas estão perdidas em meio a tantos nomes de lugares, personagens e poderes. Então, mais uma vez o AdoroCinema vem ajudar o espectador que quer saber mais sobre Sombra e Ossos. Abaixo, tire suas dúvidas sobre a 1ª temporada da série da Netflix.

    Sombra e Ossos: Criadores explicam o final da série da Netflix

    Onde é Ravka? Entenda o mapa de Sombra e Ossos!

    Netflix

    Inspirado em, parte, na Rússia Imperial, Sombra e Ossos é ambientado em um mundo distópico e fantástico. O Grishaverse — universo criado pela autora Leigh Bardugo — é um pouco mais próximo de nosso mundo do que, por exemplo, Westeros de Game of Thrones (do qual a série da Netflix tem claras influências). Considerando que há czares e czarinas nesta série, e quase nenhuma tecnologia moderna, é seguro dizer que estamos em algum lugar por volta da virada do século 19.

    10 anos de Game of Thrones: Confira 10 curiosidades sobre a série que você não imaginava até hoje

    O local principal de Sombra e Ossos é um lugar chamado Ravka, que trata-se de uma versão fictícia e fantástica da Rússia (pelo menos nos figurinos, nomes de personagens e construções arquitetônicas). Ravka está em guerra com seu vizinho ao norte, Fjerda — uma nação baseada nos países nórdicos. Também está em guerra com seu vizinho ao sul: Shu Han (fazendo alusão à China), local de onde Alina é descendente.

    Para fins de compreensão dos primeiros episódios da série, é útil saber que se você vir soldados e algo que parece um campo de batalha, você está em Ravka. O mesmo vale para o Pequeno Palácio, localizado em Ravka.

    O enredo dos Corvos se passa em Ketterdam?

    Netflix

    Já a parte onde conhecemos Kaz (Freddy Carter), Jesper (Kit Young) e Inej (Amita Suman) se passa em uma cidade densamente povoada chamada Ketterdam. Praticamente uma alusão a Amsterdã da era da República Holandesa. O local, repleto de cassinos e casas de show, não está realmente envolvido na guerra; é ambientado na nação insular de Kerch, e seu principal interesse é o lucro.

    O que é a Dobra das Sombras?

    Mas por que os habitantes deste mundo estão em Guerra? Por controle de território, e porque no meio do reino existe uma Dobra das Sombras. Também chamada somente de Dobra, trata-se de uma grande extensão de escuridão impenetrável que divide Ravka. Você não pode simplesmente viajar por ele porque existem monstruosidades aladas horríveis chamadas volcras que atacarão qualquer coisa que entrar. Existem aqueles que sobreviveram a uma jornada pela Dobra (geralmente através de barcos velejando na areia) e viveram para contar a história. O domínio sobre ela, que se estende até o centro do mapa, daria a qualquer um que tivesse a vantagem nas guerras em curso.

    O Primeiro Exército de Ravka é composto por soldados "comuns", enquanto o Segundo Exército tem Grishas, que possuem "poderes".

    Por que eles não contornam a Dobra das Sombras?

    Netflix

    É difícil contornar a Dobra porque ao norte fica o país fortemente militarizado Fjerda, que está constantemente ameaçando invadir Ravka. Além disso, seu povo pensa em Grisha como bruxas demoníacas e há caçadores específicos chamados drüskelle que ameaçam as vidas de Grisha — tal como  Matthias (Calahan Skogman). Ao sul está outro país, Shu Han, que é a interpretação deste mundo de uma nação asiática que também está em guerra com Ravka.

    Portanto, a Dobra é um grande problema para Ravka, que foi dividida em dois: Ravka Oriental (o interior) e Ravka Ocidental (a costa), cujos soldados protegem o território contra invasões e contra os monstros da Dobra. Isso impede que Ravka Oriental negocie com outros territórios, porém, eles enviam suprimentos aos soldaods quando podem. No entanto, Ravka Oriental agora quer se tornar uma nação independente.

    O que é Grisha?

    Grisha são poderosos usuários de magia que são temidos e perseguidos em outras partes do reino, mas reverenciados e protegidos em Ravka. Provavelmente, é mais fácil pensar nos Grishas como seres semelhantes aos mutantes dos X-Men ou os dobradores da série animada Avatar. No mundo de Sombra e Ossos, certas pessoas nascem com poderes inatos que precisam aprender a dominar. Alguns são dotados de fogo; alguns com ar; alguns com "escuridão". Alguns, chamados Sangradores, podem desacelerar seu pulso ou parar seu coração completamente. É o caso de Nina (Danielle Galligan).

    Os vários usuários de magia são divididos de forma bem ordenada de acordo com seu poder, e usam casacos de cores diferentes (chamados keftas) com bordados distintos para cada "classe". Existem keftas azuis para os manipuladores dos elementos, vermelhos para aqueles que controlam o corpo humano e roxos para aqueles que controlam os objetos materiais. Ah, e os keftas são resistentes a balas e até mesmo ataques de facas.

    O que a Dobra das Sombras tem a ver com os Grisha?

    Netflix

    A criação da Dobra criou um estigma em torno de Grisha por algum tempo, pois foi gerada por um deles, o Herege Negro. Mas agora, nesta história principal, os Grisha foram exaltados pelo atual rei Ravkan e ocupam um lugar especial dentro do Segundo Exército de seu palácio. O único problema com isso é que os Grishas, ​​uma vez que o poder deles é descoberto, não têm realmente uma escolha de entrar ou não no exército.

    Alina é a chave para destruir a Dobra das Sombras?

    Netflix

    É o que diz a lenda. Alina Starkov, interpretada por Jessie Mei Li, é revelada como uma Conjuradora do Sol, a primeira em muitos anos, e é o que dá início a toda a saga.

    Ela é uma cartógrafa de baixo escalão no Primeiro Exército do rei (o exército Ravkan composto por não-Grisha) junto com seu melhor amigo de infância de seu orfanato, Malyen Oretsev (Archie Renaux), que atua como rastreador. Ela também é meio Shu, o que tem sido objeto de muita discriminação racial em toda a sua vida. Mas quando ela entra na Dobra em um esquife com Mal e sua trupe é invadida por volcras, ela inadvertidamente libera seus poderes inexplorados de Conjuradora do Sol e bane as criaturas em uma explosão de luz escaldante. Isso a coloca no radar dos Grisha, especificamente do General Kirigan, que a recebe em suas fileiras.

    E o Darkling?

    Netflix

    O Darkling, também conhecido como General Kirigan (Ben Barnes), é o Grisha vivo mais poderoso e tem comando sobre as trevas por isso ele usa um kefta preto, com bordados em dourado. Seu movimento característico é algo chamado "Cut", que transforma as sombras que ele comanda em uma arma mortal. Se os Grisha são X-Men, então Kirigan é uma espécie de figura de Magneto: ele está determinado a construir um mundo onde todos os usuários de magia estejam seguros. O personagem tem um interesse muito especial por Alina.

    A 1ª temporada da série de Sombra e Ossos está disponível no catálogo da NetflixLeia a nossa crítica. Será que vai ter segunda temporada?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top