Minha conta
    Relembre todas as participações de Falcão e o Soldado Invernal nos filmes da Marvel

    Falcão e Soldado Invernal foram introduzidos nos filmes do Capitão América e apareceram ao longo de todo MCU, agora eles vão estrelar uma série no Disney+.

    Falcão (Anthony Mackie) e Soldado Invernal (Sebastian Stan) foram coadjuvantes fundamentais ao longo do Universo Cinematográfico Mavel, com ambos estreando nos filmes do Capitão América (Chris Evans). Agora, ambos serão protagonistas da série Falcão e o Soldado Invernal, que vai mostrar a dupla dando continuidade ao legado do Steve Rogers, o Capitão, na Fase 4 da Marvel.

    Sebastian Stan apareceu primeiro, como Bucky Barnes, amigo de infância de Steve Rogers (Evans) que se torna um assassino treinado, o Soldado Invernal. Anthony Mackie interpreta o ex-aviador da Força Aérea dos Estados Unidos, Sam Wilson, também conhecido como Falcão. Ambos, inclusive, tiveram um papel importante para melhorar a cena final do Capitão América em Vingadores: Ultimato.

    Como preparação para a série do Disney+, vamos relembrar quais foram todas as participações de Falcão e o Soldado Invernal no Universo Cinematográfico Marvel.

    Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) 

    A primeira aparição de Sebastian Stan como Bucky Barnes no Universo Cinematográfico Marvel foi em 2011 durante Capitão América: O Primeiro Vingador, primeiro filme solo do Capitão América, que trouxe também a primeira participação de Steve Rogers. O filme se passa principalmente entre 1943 e 1945, com Bucky sendo um jovem sargento do Exército cuidando de seu melhor amigo Steve. Ele que levou Rogers para a Stark Expo antes de embarcar para a guerra.

    Os dois só foram se encontrar novamente depois que a infantaria de Bucky foi mantida como prisioneira de guerra pela Hydra, onde Barnes foi submetido a experimentos. Já conhecido como Capitão América, Steve resgatou todos em segurança. Com isso, o Sargento Barnes se juntou ao Capitão América e aos Comandos Uivantes para enfrentar Hydra por toda a Europa. Em 1945, soldados americanos atacaram um trem da organização malígna com a intenção de capturar Arnim Zola (Toby Jones), mas Barnes caiu do trem no rio Danúbio e foi considerado morto.

    Escondidos, Hydra e os soviéticos recuperaram ele e o transformaram na primeira cobaia do programa Soldado Invernal – que aprimorou sua fisiologia a níveis sobre-humanos e substituiu seu braço esquerdo por um cibernético. Além disso, sofreu uma lavagem cerebral e uma limpeza mental para ser controlado e participar de missões.

    A lenda do Soldado Invernal cresceu após cada assassinato ao longo das décadas. A morte mais marcante dele foi Howard (Dominic Cooper) e Maria Stark em 1981. Em 2009, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), a Viúva Negra encontrou o assassino enquanto protegia um cientista nuclear, mas acabou falhando em sua missão e foi baleada no abdômen pelo Soldado Invernal.

    Falcão e o Soldado Invernal: Quais filmes da Marvel preciso assistir antes da série?

    Capitão América 2 - O Soldado Invernal (2014)

    Anthony Mackie aparece como Sam Wilson pela primeira vez em Capitão América 2 - O Soldado Invernal, de 2014, que vemos os caminhos de Capitão América, Soldado Invernal e Falcão se cruzarem pela primeira vez. Steve Rogers conheceu Sam Wilson enquanto corria em Washington, e ele era um ex-soldado que trabalhava para ajudando outros veteranos de guerra a lidar com Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

    O Capitão América encontrou o Soldado Invernal depois que o assassino não conseguiu matar Nick Fury (Samuel L. Jackson). Depois que Rogers e Viúva Negra descobriram o plano de Hydra para assumir o controle da SHIELD e com eles matando milhares de seus inimigos, os dois Vingadores pediram ajuda a Wilson, que assume seu traje com asas e voa para o Afeganistão, ajudando na luta. Steve, Natasha e Sam lutam contra o Soldado Invernal, até que Rogers descobre a verdadeira identidade do assassino: Bucky após passar por lavagem cerebral. Isso faz com que ele tente seu antigo amigo.

    Os heróis se reunem com Fury para começar seu ataque final. Enquanto Fury e Romanoff expunham o Secretário Alexander Pierce (Robert Redford) como o líder da Hydra, Rogers e Wilson derrotam os porta-aviões da SHIELD controlados pela Hydra. Capitão América luta contra o Soldado Invernal, que acaba salvando Steve de se afogar, mas acaba desaparecendo.

    No fim, Steve Rogers se recupera no hospital, decide – com ajuda de Sam Wilson – salvar Bucky, usando os arquivos Hydra que Viúva Negra conseguiu para rastrear sua localização.

    O que representa a presença de Anthony Mackie, o Falcão, na Fase 4 da Marvel?

    Vingadores: Era de Ultron (2015) 

    Vingadores: Era de Ultron, de 2015, se passa apenas um ano depois de Capitão América 2 - O Soldado Invernal, então Steve Rogers e Sam Wilson não avançaram muito para conseguir localizar Bucky. Nesse período, o Capitão América voltou aos Vingadores para liderá-los ao fechar as bases da Hydra restantes, com sua vitória final acontecendo em Sokovia, onde eles expulsaram o Barão Wolfgang Von Strucker (Thomas Kretschmann) de sua última base. Depois, lutam para evitar que Ultron (James Spader) destrua o mundo – um dos melhores vilões do Universo Cinematográfico Marvel.

    No final de Era de Ultron, os Vingadores acabam se dividindo, o que fez com que Capitão América e Viúva Negra recrutassem Falcão, oficialmente, como um Vingador, juntando-se ao Capitão América, Viúva Negra, Visão (Paul Bettany), Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Máquina de Combate (Don Cheadle) – que inclusive vai aparecer em Falcão e o Soldado Invernal, além de ganhar uma série própria chamada Armor Wars.

    Falcão e o Soldado Invernal: Por que os trailers estão escondendo o novo Capitão América?

    Homem-Formiga (2015) 

    Homem-Formiga mostra o encontro entre Falcão e Scott Lang (Paul Rudd), o Homem-Formiga. Lang foi enviado por seu mentor Hank Pym (Michael Douglas), o Homem-Formiga anterior, para roubar um dispositivo pertencente a Howard Stark (John Slattery) que estava armazenado em uma "antiga instalação de armazenamento", que se tornou o complexo dos Vingadores. Partindo para seu assalto, ele encontra com o Falcão.

    Depois de se apresentarem, ele começam a lutar testando os poderes: de mudança de tamanho de Scott contra as habilidades de vôo e combate de Sam. O Homem-Formiga conseguiu roubar o que queria e derrotou Falcão encolhendo-se dentro de seu traje e destruindo circuitos que incapacitaram as asas dele. Depois que Lang escapou, Wilson ficou envergonhado pela derrota e disse para a equipe de segurança não falar o que aconteceu para o Capitão América. Porém, ele mesmo iria recrutar o Homem-Formiga durante a Guerra Civil.

    Qual a ordem dos filmes da Marvel para começar a assistir à franquia?

    Capitão América: Guerra Civil (2016)

    Capitão América: Guerra Civil continuou a busca do Capitão América e do Falcão pelo Soldado Invernal. Sam Wilson fazia parte da missão dos Vingadores em Lagos, onde Wanda Maximoff matou acidentalmente pessoas inocentes. Isso fez com que as Nações Unidas criassem os Acordos de Sokovia para responsabilizar os super-heróis. Enquanto isso, Bucky Barnes estava escondido na Romênia quando soube que o Soldado Invernal foi incriminado pelo bombardeio na ONU em Berlim, que na verdade foi orquestrado por Barão Zemo (Daniel Brühl).

    Soldado Invernal se torna o homem mais procurado do mundo. Steve Rogers e Sam Wilson acabam encontrando o Pantera Negra (Chadwick Boseman) – filho do rei de Wakanda T'Chaka (John Kani), que morreu no bombardeio da ONU. A ONU capturou Barnes, mas Zemo com a Hydra reativa a programação do Soldado Invernal, o que o leva a fugir.  

    Quem está certo em Capitão América: Guerra Civil, Steve Rogers ou Tony Stark?

    Capitão América e Falcão se recusaram a assinar os Acordos de Sokovia, encontraram Barnes e formaram um grupo de heróis fora da lei com Wanda, Scott Lang e Clint Barton (Jeremy Renner). Guerra Civil também introduziu a divertida interação de Sam e Bucky. O Time Capitão lutou contra o Time Homem de Ferro em Berlim, mas Rogers e Barnes escaparam enquanto Wilson e outros foram presos em uma instalação de segurança máxima.

    Capitão e Soldado Invernal lutam contra o Homem de Ferro (Robert Downey Jr) na Base Sibéria de Hydra, onde Tony Stark soube que Barnes assassinou seus pais, Maria e Howard Stark. Stark acaba derrotado, com os dois escapando, invadindo a Balsa e libertando seus amigos presos. Steve Rogers leva Bucky para Wakanda, onde ele foi colocado de volta em criostase para que Shuri (Letitia Wright) pudesse desfazer completamente a lavagem cerebral que ele sofreu.

    Pantera Negra (2018) 

    A cena pós-créditos de Pantera Negra mostra um Bucky mentalmente curado aparecendo. Referido como o Lobo Branco pelos Wakandianos, Bucky viveu pacificamente em uma vila remota depois que Shuri eliminou, com sucesso, sua lavagem cerebral feita pela Hydra.

    Pantera Negra: Sebastian Stan revela que cena pós-credito do filme era maior

    Vingadores: Guerra Infinita (2018)

    Vingadores: Guerra Infinita mostra Sam Wilson ao lado de Steve Rogers e Natasha Romanoff quando eles foram resgatar Wanda e Visão, sendo atacados pela Ordem Negra de Thanos (Josh Brolin) na Escócia – com a missão de resgatar as Joias do Infinito para Thanos completar a Manopla do Infinito. Os alienígenas vieram buscar a Joia da Mente na testa de Visão, mas os Vingadores combateram eles e decidiram levar o andróide para Wakanda, com a intenção de que Shuri removesse com segurança a Joia da Mente.

    Antes de Bucky se reunir com Steve em Wakanda, o Pantera Negra presenteou ele com um novo braço cibernético de Vibranium. Tanto o Falcão quanto o Soldado Invernal fizeram parte da batalha dos Vingadores e Wakandianos contra a Ordem Negra, e os heróis estavam vencendo até Thanos chegar e matar Visão, conseguindo a Joia da Mente. Completando a Manopla do Infinito, Thanos foi esfaqueado no peito por Thor (Chris Hemsworth), mas ele estalou os dedos e eliminou metade de toda a vida no universo. Sam e Bucky estavam entre aqueles que viraram pó e permaneceram mortos pelos próximos cinco anos.

    Diretores de Vingadores: Guerra Infinita explicam como escolheram quais heróis seriam erradicados por Thanos

    Vingadores: Ultimato (2019)

    Em 2023, os Vingadores viajam no tempo para roubar as Joias do Infinito antes de Thanos conseguir pegá-las. Hulk (Mark Ruffalo) usa a Manopla do Infinito dos Vingadores para trazer todos os que Thanos matou de volta à vida antes que o Titã Louco destruísse o segundo complexo dos Vingadores com mísseis e montasse uma invasão em grande escala. Mas Wong (Benedict Wong) reuniu magicamente todos os defensores ressuscitados da Terra e os teletransportou para o campo de batalha: Falcão e o Soldado Invernal estavam entre a legião de heróis que se reuniram para lutar e derrotar Thanos na épica batalha final, onde Tony Stark se sacrifica para eliminar Thanos e seu exército da existência.

    Depois que Sam e Bucky compareceram ao funeral de Tony Stark, eles ajudaram Steve Rogers a voltar no tempo para devolver as Joias do Infinito aos seus lugares corretos na linha do tempo. Mas para a surpresa deles, Steve reapareceu como um homem velho. Ele decidiu voltar a 1945 e viver com Peggy Carter (Hayley Atwell) a vida que originalmente lhe foi negada.

    Enquanto Bucky observava, o mais velho Steve Rogers presenteou Sam com o escudo do Capitão América. Com isso, Falcão e o Soldado Invernal vai responder as perguntas sobre o que acontecerá com Sam Wilson, Bucky Barnes e o escudo do Capitão América na Fase 4.

    Falcão e o Soldado Invernal estreia em 19 de março no serviço de streaming Disney+.

    5 maneiras que Chris Evans pode voltar como Capitão América no Universo Cinematográfico Marvel
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top