Minha conta
    6 filmes para comemorar o dia dos professores

    Produções como Parasita e Uma Noite de Crime entregam narrativas envolventes ao mesmo tempo em que proporcionam ensinamentos valiosos.

    *Publieditorial

    O cinema sempre foi uma ferramenta valiosa na mão dos melhores professores. Quem ensina sabe que os filmes são grandes plataformas de reflexão, que facilitam o aprendizado e ilustram muitas teorias. Parasita — por exemplo — é uma obra capaz de entreter e provocar inúmeros debates acerca da desigualdade social.

    Uma Noite de Crime utiliza o terror para denunciar os perigos da justiça com as próprias mãos, e por aí vai. Por isso, nós separamos os melhores longas para quem quer aprender com o cinema. Todos eles estão disponíveis no aplicativo do Telecine. Veja a seguir:

    Parasita

    Parasita
    Parasita
    Data de lançamento 7 de novembro de 2019 | 2h 12min
    Criador(es): Bong Joon Ho
    Com Song Kang-Ho, Woo-sik Choi, Park So-Dam
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Parasita é a primeira produção estrangeira a ganhar a estatueta de Melhor Filme no Oscar. E não é para menos. A obra-prima dirigida por Bong Joon-Ho (O Hospedeiro) foi capaz de mesclar gêneros como o drama e o terror para transmitir uma crítica social indigesta, mas necessária.

    Na trama, a família de Ki-taek está desempregada e precisa desesperadamente de dinheiro. Por isso, eles tentam se infiltrar na vida de uma família milionária que pode tirá-los da miséria. Mas para isso, eles precisarão esconder diversos segredos e mentiras.

    Além de ser uma experiência angustiante, Parasite é um lembrete das falhas do sistema capitalista. A riqueza está distribuída para poucas pessoas, e os menos favorecidos vivem em uma constante batalha pela sobrevivência.

    A vitória de Parasita no Oscar significa mais do que você percebeu (Opinião)

    Uma Noite de Crime

    Uma Noite de Crime
    Uma Noite de Crime
    Data de lançamento 1 de novembro de 2013 | 1h 26min
    Criador(es): James DeMonaco
    Com Ethan Hawke, Lena Headey, Max Burkholder
    Imprensa
    2,1
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Apesar da proposta distópica de Uma Noite de Crime ser assustadora, ela não está longe da realidade. A história gira em torno de uma medida governamental que visa combater a violência nos Estados Unidos. Como ela funciona? Uma vez ao ano, as autoridades liberam todos os tipos de crime — incluindo assassinato — por 24 horas.

    Quem não deseja participar da chacina precisa se proteger à qualquer custo, seja viajando para longe do país ou se trancando dentro de casa. Em tempos em que o controle de armas e a justiça com as próprias mãos estão sendo constantemente debatidos, o filme de terror acaba sendo mais do que atual.

    Devemos combater violência com mais violência? Perdemos o nosso senso de humanidade e empatia? A obra tenta responder a todas essas questões.

    1917

    1917
    1917
    Data de lançamento 23 de janeiro de 2020 | 1h 59min
    Criador(es): Sam Mendes
    Com George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5

    Em 1917 — dirigido por Sam Mendes, de Beleza Americana — os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) precisam realizar uma missão extremamente mortal durante a Primeira Guerra Mundial: atravessar linhas inimigas e entregar uma mensagem que pode salvar 1600 colegas de batalhão.

    A narrativa do filme é parcialmente baseada em fatos reais. Em entrevista, o diretor revelou que desenvolveu o roteiro a partir de histórias contadas por seu avô, que foi um mensageiro durante a guerra. Ou seja, além de ser uma obra pessoal, o longa também é um prato cheio para aqueles que querem entender mais sobre os horrores de um dos maiores conflitos na trajetória da humanidade.

    10 filmes de guerra mais radicais para assistir online na Netflix

    Bacurau

    Bacurau
    Bacurau
    Data de lançamento 29 de agosto de 2019 | 2h 10min
    Criador(es): Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
    Com Sônia Braga, Udo Kier, Barbara Colen
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Bacurau é um retrato perfeito sobre as desigualdades sócio-econômicas de nosso país. Aqui, Kleber Mendonça Filho reflete sobre políticos que exploram a pobreza alheia, marginalização da população e a visão arrogante dos estrangeiros acerca dos brasileiros. Tudo isso sem deixar de ser um longa extremamente radical, que entretém com altas doses de sangue e diálogos ácidos.

    Na história, os moradores de uma cidade no sertão se tornam alvos de ataques violentos. O local não consta mais em quaisquer mapas e assassinos cercam o povoado para exterminar a população desfavorecida.

    Melhores filmes brasileiros que você precisa assistir, segundo a redação do AdoroCinema

    A Vila

    A Vila
    A Vila
    Data de lançamento 3 de setembro de 2004 | 1h 48min
    Criador(es): M. Night Shyamalan
    Com Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix, Adrien Brody
    Usuários
    3,8

    A Vila é um dos filmes mais polarizadores de M. Night Shyamalan. Na época de seu lançamento, a obra foi extremamente criticada por seu desfecho. Mas com o passar dos anos, o título vem ganhando mais admiradores. A trama fala sobre os moradores de um vilarejo que não podem sair de casa à noite. Caso quebrem essa regra, poderão ser vítimas de criaturas que habitam os bosques do local.

    Colocando a tensão e o medo do desconhecido em primeiro lugar, A Vila encontra o seu valor ao refletir sobre os perigos da fé cega. Por sermos vulneráveis, acabamos sendo vítimas de crenças que moldam até o nosso modo de existir.

    A Onda (2008)

    A Onda
    A Onda
    Data de lançamento 21 de agosto de 2009 | 1h 47min
    Criador(es): Dennis Gansel
    Com Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt
    Usuários
    4,4

    É impossível fechar uma lista homenageando o Dia dos Professores sem citar A Onda. A famosa obra alemã está sendo constantemente debatida nas escolas, já que reflete sobre os perigos do fascismo e outros sistemas opressores.

    Na história, um professor constrói um governo fascista dentro da sala de aula. Ele nomeia o movimento como “A Onda”, seleciona uniformes e define uma saudação para o grupo. Contudo, o que era para ser uma atividade didática acaba se transformando em uma grande corrente de fanatismo violento.

    5 Filmes polêmicos que nunca mais sairão da sua cabeça

    Todos os filmes estão disponíveis no telecine

    Não se esqueça que todas as obras citadas acima estão disponíveis no catálogo da plataforma de streaming do Telecine.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top