Minha conta
    Nasceram estrelas: Relembre 11 estreias notáveis de atores na direção

    Conheça atores que, assim como Bradley Cooper e seu Nasce uma Estrela, conseguiram arrancar elogios da crítica logo no primeiro filme que dirigiram.

    Além da boa estreia da cantora Lady Gaga como protagonista, Nasce uma Estrela surpreende a competência de Bradley Cooper na dobradinha de funções como ator e diretor do longa. Começar conquistando a crítica já no primeiro filme é algo bastante difícil... Se esse já é o sonho de qualquer diretor iniciante, imagine de um ator que resolve partir para o outro lado da câmera? Bem, a questão é: os casos são raros.

    Diversos atores viraram a chave e se consolidaram como diretores, como Mel Gibson, Jon Favreau ou Sean Penn, mas ainda assim tiveram começos mornos ou frios. Antes de lançar o sucesso Coração Valente, por exemplo, Gibson estreou com O Homem sem Face em 1993, que não passa sequer perto do prestígio conquistado dois anos depois. Agora definitivamente este não é o caso dos atores-diretores da nossa lista: relembre e conheça artistas que já saíram com o pé direito!

    1. Bradley Cooper por Nasce Uma Estrela

    Divulgação

    Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, o quarto remake do clássico Nasce Uma Estrela atualiza a história de amor entre um compositor desacreditado e uma jovem talentosa. Dirigido por Bradley Cooper, ator de filmes premiados como Sniper Americano e O Lado Bom da Vida, o longa já foi aprovado pela crítica pelo mundo: aqui no AdoroCinema ele levou 4 estrelas (leia a crítica completa). Vale lembrar que Cooper assumiu o cargo de surpresa: o musical seria dirigido por Clint Eastwood, outro ator desta lista, que acabou saindo do projeto.

    2. Jonah Hill por Anos 90

    Divulgação

    Jonah Hill resolveu experimentar não só uma nova função no set, mas também novos ares. O ator se tornou conhecido do público por personagens cômicos, como nos filmes Superbad ou O Lobo de Wall Street, mas resolveu partir para uma dramédia sobre amadurecimento juvenil. Anos 90 é a estreia do ator na direção e no roteiro e o longa já conta com boas críticas no exterior e no AdoroCinema (leia a crítica completa). O filme estreia no Brasil no dia 30 de maio.

    3. Ben Affleck por Medo da Verdade

    Divulgação

    Consagrado como ator em sucessos como Pearl Harbor e Gênio IndomávelBen Affleck resolveu apostar na direção em 2007. A estreia foi no elogiado drama Medo da Verdade, que também conta com sua assinatura no roteiro. Até o momento, Affleck já dirigiu outros três filmes, incluindo Argo, vencedor de três estatuetas do Oscar. Em meio a sua confusa situação interpretando o Batman no universo da DC no cinema, ele chegou a ser cotado para dirigir um filme do herói, mas desistiu.

    4. Greta Gerwig por Lady Bird

    Divulgação

    Desde a primeira cerimônia do Oscar em 1929, somente cinco mulheres foram indicadas na categoria direção. E Greta Gerwig, atriz de filmes como Frances Ha e Jackie, foi uma delas. Seu filme Lady Bird faz um recorte sincero do final da adolescência de uma jovem de Sacramento e também rendeu uma segunda indicação à Greta pelo roteiro. O próximo fime da diretora deve sair em 2020: Little Women, nova adaptação do romance "Mulherzinhas", de Louisa May Alcott.

    5. Jordan Peele por Corra!

    Jordan Peele trabalhou bastante como ator e roteirista na TV americana antes de Corra! arrebatar público e crítica em 2017. Vencedor do Oscar de melhor roteiro original, o filme traz uma crítica racial certeira e escancara preconceitos num terror tenso e ousado. Peele voltou com mais um elogiado "thriller social": Nós (leia a crítica completa do AdoroCinema).

    6. Clint Eastwood por Perversa Paixão

    Clint Eastwood é um dos casos de "ator que virou diretor" de maior sucesso no cinema atual. Depois de se tornar conhecido atuando em filmes de velho-oeste, sua estreia dirigindoPerversa Paixão foi marcante já nos anos 70 e precedeu outros longas muito prestigiados. O diretor seguiu conquistando crítica e público: são dele Sniper Americano, Menina de OuroGran Torino e Sobre Meninos e Lobos.

    7. George Clooney por Confissões de uma Mente Perigosa

    Divulgação

    Outro ator que estreou pela porta da frente na direção foi George Clooney. E haja transição nessa carreira! Clooney se tornou conhecido na série Plantão Médico numa época em que poucos atores da TV conseguiam migrar para a tela grande. Além de ter virado a chave, ele ainda encarou o desafio de dirigir Confissões de uma Mente Perigosa. Lançado em 2002, o filme bastante elogiado abriu portas para outros, como Boa Noite e Boa Sorte.

    8. Kenneth Branagh por Henrique V

    O irlandês Kenneth Branagh se destacou no teatro pelo trabalho com obras de Shakespeare e foi uma adaptação de Henrique V que marcou sua estreia na direção de cinema. Desde então, ele já assumiu outras adaptações shakesperianas além produções dos mais diversos gêneros, desde o primeiro filme solo de Thor, no Universo Cinematográfico da Marvel, até Assassinato no Expresso Oriente, baseado na obra de Agatha Christie.

    9. Kevin Costner por Dança com Lobos

    Eterno Guarda-CostasKevin Costner estreou como diretor antes mesmo do sucesso ao lado de Whitney Houston. O filme Dança com Lobos, lançado em 1990, virou um clássico e depois vieram o morno O Mensageiro (1997) e o elogiado Pacto de Justiça (2003). Atualmente, Costner trabalha como ator na série de TV Yellowstone.

    10. Sofia Coppola por As Virgens Suicidas

    Diretora de Encontros e DesencontrosMaria Antonieta e do recente remake O Estranho que Nós Amamos, Sofia Coppola estreou na direção em 1999 no aclamado As Virgens Suicidas, que marcou o início de sua longa parceria com Kirsten Dunst. No currículo recheado de Sofia, atualmente a carreira de atriz quase fica esquecida, a não ser pelo trabalho em O Poderoso Chefão III, filme de seu pai Francis Ford Coppola

    11. Orson Welles por Cidadão Kane

    Obra-prima do cinema, Cidadão Kane é considerado por muitos o filme mais importante já feito. Dirigido e protagonizado por Orson Welles, o filme de 1941 é revolucionário nos quesitos montagem e fotografia. Além de ator, Welles era radialista, dramaturgo e apresentador e conseguiu emplacar o longa aos 26 anos depois de dois outros projetos recusados. O clássico foi indicado ao Oscar em oito categorias e levou somente melhor roteiro — único prêmio da Academia que o cineasta recebeu ao longo da extensa carreira. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top