Brutal, intenso e incrivelmente emocionante: Talvez o filme de guerra mais realista de todos os tempos esteja disponível pela primeira vez no streaming
Iris Dias
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

Se a autenticidade é sua prioridade máxima quando se trata de filmes de guerra baseados em fatos reais, então temos uma recomendação para você!

Após trabalhar por um longo período como roteirista ao lado do diretor Danny Boyle (Extermínio 3: A Evolução) e eventualmente dirigir destaques da ficção científica como Ex Machina e Aniquilação, o londrino recentemente ganhou as manchetes com Guerra Civil — um cenário de terror distópico, porém palpavelmente próximo da realidade, caracterizado por instabilidade política.

Aqui, realidade e ficção se misturam num coquetel fascinante que, devido ao seu realismo implacável, acaba deixando um gosto amargo na boca. Mas se foi exatamente isso que te atraiu no filme, temos uma recomendação: pouco mais de sete meses após seu lançamento nos cinemas, o novo filme de Alex Garland, Tempo de Guerra, está disponível no Prime Video.

Se você perdeu o filme estrelado por Joseph Quinn (de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos), Cosmo Jarvis (conhecido por Xógum) e Will Poulter (que já possui experiência relevante no gênero com Detroit), nos cinemas, agora é definitivamente a hora de conferir. Não só isso, mas também graças a um homem cujo nome você talvez nunca tenha ouvido falar: Ray Mendoza.

Autêntico graças à experiência militar

O ex-soldado tem usado suas experiências pessoais há vários anos para aconselhar cineastas em Hollywood. Depois de Ato de Coragem e Posto de Combate, ele também auxiliou Garland em Guerra Civil. Com Tempo de Guerra, o especialista militar assumiu mais responsabilidades do que nunca, atuando como codiretor.

Além disso, a missão retratada no filme é uma que o próprio Mendoza vivenciou durante a Guerra do Iraque. Consequentemente, ele também foi fundamental na escrita do roteiro, que foi elaborado para ser o mais autêntico possível através do uso de fotografias e entrevistas com os envolvidos.

O resultado? Um filme de guerra angustiante, repleto de ação e envolvente, cuja cinematografia nunca se torna frenética, mesmo em meio à chuva de balas — e que mergulha o público implacavelmente no coração da ação.

Tempo de Guerra
Tempo de Guerra
Data de lançamento 17 de abril de 2025 | 1h 35min
Criador(es): Ray Mendoza, Alex Garland
Com D'Pharaoh Woon-A-Tai, Charles Melton, Joseph Quinn
Usuários
3,3
Adorocinema
3,5
Assista agora no Prime Video

Aliás, na principal pesquisa de críticos realizada pelo especialista de Hollywood Jordan Ruimy, Tempo de Guerra garantiu uma posição entre os cinco melhores filmes de 2025 até o momento. A crítica do AdoroCinema deu ao filme uma sólida nota de 3,5 de 5 estrelas. Nosso crítico Bruno Botelho dos Santos resume sua conclusão da seguinte forma:

"Tempo de Guerra é uma das experiências mais viscerais e realistas sobre os horrores da guerra. Aliando a capacidade de Alex Garland em construir tensão e as memórias do veterano Ray Mendonza, o filme apresenta um pesadelo imersivo e aterrorizante sobre o que é estar em um campo de batalha."

Tempo de Guerra: esta é a história

Prime Video

Tempo de Guerra traz um retrato visceral da batalha de Ramadi, um episódio da Guerra do Iraque que revive uma série de memórias e experiências vividas pelo co-diretor Ray Mendonza, ex-fuzileiro naval do exército americano. No longa, um grupo de militares se encontra no meio de um fogo cruzado com tropas guerrilheiras iraquianas.

Escondidos numa casa bem no centro da província ocupada pelas forças da Al Qaeda, os militares americanos vigiam as ruas em busca de seus inimigos, preparando-se para atacar a qualquer sinal de insurgência.

Quando uma granada inesperada explode o esconderijo do grupo, o caos se instala e a necessidade de evacuar se torna o principal e mais difícil objetivo dos fuzileiros. Enquanto esperam resgate, uma troca de tiros intensa causa mortos e feridos, deixando um rastro de escombros e traumas.

facebook Tweet
Links relacionados