Ainda que seja conhecido majoritariamente por suas colaborações na ficção científica e na fantasia, Steven Spielberg é um cineasta extremamente versátil. Ao longo das cinco décadas de sua carreira, o realizador tem créditos em produções como Jurassic Park, Império do Sol, A Cor Púrpura, Amor, Sublime Amor, A Lista de Schindler, entre outros - uma pluralidade de temas, assuntos e abordagens de se admirar.
Com histórias que alcançam os mais variados gêneros, o diretor está visivelmente ausente dos faroestes - embora tenha um curta-metragem de 8mm feito quando ainda era criança, com inspiração em O Homem Que Matou o Facínora, e o flerte em produções como War Horse, The Post e Duel. Dito isso, o fato de que tem um grande apreço pelo estilo de narrativa faz com que ainda esperemos uma entrada significativa muito em breve.
Steven Spielberg precisou de 1.000 figurantes e US$ 11 milhões para filmar uma única cena, mas este é um dos seus melhores filmesIsso é de se esperar, justamente porque Spielberg alimenta um grande apreço pelo gênero, especialmente por John Ford. No final de Os Fabelmans há um lembrete dessa paixão. No final do filme, ele até aparece disfarçado de David Lynch para dar uma aula de cinema ao jovem Sammy - que é, obviamente, ninguém menos que Spielberg.
Sua admiração pelas obras de John Ford não diminuiu até hoje, e o cineasta não começa um novo filme sem ter extraído energia criativa de um de seus bang bang. "Eu assisto a um filme de John Ford antes de cada filme - um ou dois - simplesmente porque ele me inspira", disse Spielberg em uma entrevista ao American Film Institute.
Warner Bros.
"Sou muito sensível à maneira como ele usa a câmera para pintar suas imagens, como enquadra a ação e encena seus personagens. Ele costuma manter a câmera estática, enquanto as pessoas na frente dela dão a ilusão de que há muito mais movimento cinético do que realmente há. Nesse sentido, ele é como um pintor clássico. Ele celebra o quadro, não apenas o que acontece nele."
"Tenho que assistir a Rastros de Ódio várias vezes", diz o realizador. No faroeste de fronteira, que no original é mais apropriadamente chamado de Rastros de Ódio, John Wayne interpreta o veterano da Guerra Civil Ethan Edwards, que procura sua sobrinha sequestrada na fronteira americana. Vamos torcer para que o faroeste atrasado possa estar entre os filmes de Steven Spielberg que ainda estão por vir.
É um dos 10 faroestes para assistir antes de morrer: Lançado há 35 anos, é um filme imperdível do gêneroAtualmente, Rastros de Ódio pode ser visto no Looke, streaming disponível na aba de canais do Prime Video.