Se você acha o Dança dos Famosos, da TV Globo, difícil, imagine dançar de patins sobre uma superfície de gelo? Pois é... Inspirado no formato americano Skating with Celebrities, o antigo programa Domingão do Faustão decidiu criar a versão brasileira e convidar celebridades para se apresentarem em uma pista de gelo com diversos estilos musicais.
O Dança no Gelo estreou em agosto de 2006 e ganhou outra temporada no mesmo ano, além de uma terceira e última no ano seguinte. Na teoria, parecia perfeito: algo inovador na TV, com cenas de dança dignas de cinema e acrobacias no gelo. Mas, na prática, o resultado foi bem diferente: muitos tombos, fraturas e até a revolta de autores de novelas!
Caos e desastre no gelo
Grandes nomes como Murilo Rosa, Deborah Secco, Juliana Paes, Susana Vieira, Marcos Frota e o jogador de vôlei Giovane participaram da temporada de estreia. E não dá para negar: eles realmente deram um show nas apresentações, viu?
O problema estava nos ensaios, quando os participantes percebiam que dançar na enorme pista de patinação construída nos Estúdios Globo era muito mais difícil do que parecia.
A estreia do quadro já foi complicada: houve demora para entrar no ar por ter sido considerado perigoso e por colocar o elenco em risco. No entanto, Faustão e sua equipe de produção não acataram as observações na época e decidiram seguir em frente.
Não demorou para que as polêmicas surgissem. Deborah Secco fraturou gravemente as costelas, enquanto Juliana Paes bateu a cabeça e ficou repleta de hematomas.
Na segunda edição, Lucimara Parise, diretora do Faustão, caiu e quase quebrou o braço. Já Monique Alfradique sofreu uma lesão no tornozelo. Nos ensaios em casa, Wanessa Camargo torceu os ligamentos do tornozelo esquerdo e precisou desistir da disputa.
A essa altura do campeonato, diretores e autores da área de dramaturgia pediram à cúpula da emissora para que encerrassem o quadro, alegando que as novelas estavam sendo prejudicadas por conta dos acidentes com atores. Diante da repercussão, famosos como Flavia Alessandra e Fernanda Lima recusaram o convite para participar.
"Todo mundo se quebrou, né? A Dança no Gelo foi uma loucura total, e quem topou foi porque gosta do desafio. Eu lembro de uma vez que você pegou a gente ensaiando às sete da manhã", relembrou Murilo Rosa, o vencedor da primeira edição, no Domingão do Faustão em 2021.
Mesmo com o sucesso de audiência, o Dança no Gelo precisou ser encerrado após um episódio preocupante com Gisele Itiê, que sofreu traumatismo craniano grave e traumatismo facial após bater com a cabeça e a lateral do rosto no chão durante os ensaios. A atriz foi levada ao hospital, ficou em observação na UTI, mas se recuperou bem.
TV Globo
E vamos combinar: o fim da atração já tinha passado da hora, não é mesmo?!