"Todo mundo se quebrou": Há 20 anos, a atração mais perigosa da história da Globo deixou estrelas da TV gravemente feridas sobre o gelo
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

A bela e arriscada Dança no Gelo estreou em 2006 no antigo Domingão e acabou não deixando saudades para muitos artistas que encararam o desafio.

Divulgação/TV Globo

No embalo das Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina, vale relembrar uma atração que deu o que falar na TV brasileira. Há 20 anos, o Domingão do Faustão apostou em uma adaptação do formato americano Skating with Celebrities e levou famosos para encarar o desafio de se apresentar em uma pista de gelo, ao som de diferentes estilos musicais.

O Dança no Gelo estreou em agosto de 2006, ganhou uma segunda temporada ainda naquele ano e retornou para uma terceira e última edição em 2007. Na teoria, parecia a combinação perfeita: inovação na grade, coreografias com estética cinematográfica e acrobacias impressionantes. Na prática, porém, o quadro ficou marcado por tombos, fraturas e até pela irritação de autores de novelas, preocupados com a integridade física dos atores.

Caos e desastre no gelo

Grandes nomes como Murilo Rosa, Deborah Secco, Juliana Paes, Susana Vieira, Marcos Frota e o jogador de vôlei Giovane participaram da primeira temporada. No programa ao vivo, a maioria dos participantes realmente deu um show nas apresentações sobre o gelo. Mas, nos bastidores, a realidade era bem menos glamourosa.

Durante os ensaios, eles perceberam que patinar e dançar na enorme pista de gelo montada nos Estúdios Globo era muito mais difícil do que parecia.

A própria estreia do quadro já foi complicada: houve atraso para ir ao ar após avaliações internas apontarem que a dinâmica era arriscada e poderia colocar o elenco em perigo. Ainda assim, a direção do programa optou por manter o projeto e seguir adiante.

TV Globo

Não demorou para que as polêmicas surgissem. Deborah Secco fraturou gravemente as costelas, enquanto Juliana Paes bateu a cabeça e acabou com hematomas.

Na segunda edição, Lucimara Parise, diretora do Faustão, caiu e quase quebrou o braço. Já Monique Alfradique sofreu uma lesão no tornozelo. Nos ensaios em casa, Wanessa Camargo torceu os ligamentos do tornozelo esquerdo e precisou desistir da disputa.

A essa altura do campeonato, diretores e autores da área de dramaturgia pediram à cúpula da emissora para que encerrassem o quadro, alegando que as novelas estavam sendo prejudicadas por conta dos acidentes com atores. Diante da repercussão, famosos como Flavia Alessandra e Fernanda Lima recusaram o convite para participar.

"Todo mundo se quebrou, né? A Dança no Gelo foi uma loucura total, e quem topou foi porque gosta do desafio. Eu lembro de uma vez que você pegou a gente ensaiando às sete da manhã", relembrou Murilo Rosa, vencedor da primeira edição, em participação no Domingão em 2021.

Mesmo com o sucesso de audiência, o Dança no Gelo precisou ser encerrado após um episódio preocupante envolvendo Gisele Itiê. A atriz sofreu traumatismo craniano grave e traumatismo facial após bater com a cabeça e a lateral do rosto no chão durante os ensaios. A atriz foi levada ao hospital, ficou em observação na UTI, mas se recuperou bem.

E vamos combinar: o fim da atração já tinha passado da hora, não é mesmo?!

facebook Tweet
Links relacionados