Às vezes, só descobrimos nossos maiores talentos ao longo da vida, e é nesse momento que cai a ficha de que aquilo que gostaríamos de fazer não é, necessariamente, o que seguiremos por toda a carreira. Foi o que aconteceu com um apresentador famoso que, apesar de hoje brilhar em um dos maiores programas da TV brasileira, começou a vida artística como ator!
Marcos Mion apareceu pela primeira vez na televisão aos 16 anos, em um seriado icônico: Sandy e Junior (exibido entre 1999 e 2002, nas tardes de domingo da TV Globo). Na produção teen, o artista interpretava o nerd Max, personagem que tornou-se um marco importante em sua carreira. Não à toa, Mion ainda guarda recordações dessa época com muito carinho.
"Quem aí sente uma sensação boa ao ver essa foto? De uma época sem preocupações onde só se acordava aos domingos pra ver o seriado? [...] Karina, Santis, Fê, Zé, Bru, Douglêra, Sandy, Junito, Marie e Paulinho Vilhoca! Não poderia ter começado minha carreira na TV de forma melhor! Aprendemos tanto juntos! Tantas memórias incríveis...", escreveu ele no Instagram.
O que Mion não esperava era que, a partir dali, muitas portas na televisão se abririam – até que ele finalmente chegasse ao auge de sua carreira.
Reprodução/Instagram/@marcosmion
Do início ao estrelato
Após o fim do seriado, veio à tona um outro talento de artista: seu indiscutível carisma como apresentador. Em 2000, ele foi para a MTV, onde ganhou visibilidade ao comandar os programas Supernova e Piores Clipes do Mundo. O destaque no canal por assinatura fez com que logo ele fosse contratado por outra emissora de renome.
Em 2002, Mion foi parar na Band, onde continuou mostrando que havia nascido para ser apresentador. Lá, comandava o programa Descontrole, que fazia sucesso com muito humor de improviso. Posteriormente, a atração passou a se chamar Sobcontrole.
Mas não pense que ele deixou seu lado ator de lado não, viu?! Mion continuou fazendo trabalhos pontuais e chegou a aparecer no filme estrelado por Luciano Huck e Angélica, Um Show de Verão (2004), no papel de um cabeleireiro.
Reprodução/Youtube
Como um bom filho à casa torna, em 2004 o apresentador retornou à MTV, onde estrelou várias atrações, como Um VJ, um Ator e Umas Mentiras, Descarga MTV, Quinta Categoria e o Covernation. Foi neste último que surgiu seu icônico cover, o Mionzinho (uma “cópia” de Mion interpretada pelo ator Victor Coelho)!
Foi só em 2009 que sua carreira tomou um novo rumo: ele trocou de vez de emissora. Na Record, passou a apresentar o programa Legendários, que contava com entrevistas, quadros memoráveis como Vale a Pena Ver Direito e claro, muito humor. A atração bombou e ficou no ar até 2017. Paralelamente, Mion foi requisitado para comandar outros programas da emissora como o saudoso Ídolos (2012) e o reality A Casa (2017).
Como Mion chegou à Globo?
Com o fim do Legendários, o apresentador foi parar no comando de A Fazenda entre 2018 e 2021, mas sua história com a Record teve um término abrupto após rumores de negociações entre ele e a TV Globo. Vixe!
Após a demissão, não demorou muito para ele aparecer na telinha do plim plim. Ele passou rapidamente pela Netflix e finalmente assinou com a Globo para comandar um dos programas mais assistidos pelas famílias brasileiras nas tardes de sábado: o Caldeirão. E lá ele está até hoje, brilhando no comando do programa e eventualmente cobrindo eventos como Rock in Rio e Lollapalooza no Multishow.