
Neste sábado (26), a TV Globo completa 60 anos e, para comemorar em grande estilo, a emissora preparou uma programação especial, com muitas homenagens, surpresas e nostalgia. Todos os programas – do jornalismo ao entretenimento – entram no clima da festa, relembrando os momentos inesquecíveis do canal e resgatando cenas que marcaram gerações.
Mas, afinal, você sabe qual foi o primeiro programa da história da Globo? Aquele que deu o pontapé inicial nessa longa trajetória de sucesso?
Para descobrir a resposta, precisamos voltar à manhã do dia 26 de abril de 1965. Às 10h45, a TV Globo, Canal 4 do Rio de Janeiro (na época, ainda estado da Guanabara), entrou oficialmente no ar com a execução do Hino Nacional, seguida de uma mensagem lida em nome do fundador e diretor-presidente Roberto Marinho.
Só então, às 11h e 35 segundos, com um sinal de teste ao som de Moon River, clássico de Henry Mancini, a primeira atração oficial entrou no ar: o programa infantil Uni-Duni-Tê, comandado pela professora Fernanda Barbosa Teixeira, mais conhecida como Tia Fernanda.

Inspirado no formato norte-americano de Romper Room, o primeiro programa da Globo simulava uma sala de aula – com direito a lições de verdade, brincadeiras, orações, música e até um copo de leite na hora da merenda!
Ao meio-dia, a programação seguiu com os desenhos animados Hércules & Cia e Gato Félix, garantindo a diversão da criançada. Logo depois, estreou o noticiário Tele Globo, que trazia um tom mais leve nas edições da tarde. A programação vespertina ainda trouxe o Sempre Mulher, o primeiro programa feminino da Globo, apresentado por Célia Biar e Edna Savaget.
E às 17h, mais um programa voltado às crianças: Capitão Furacão. Na atração, o ator e dublador Pietro Mário interpretava um marinheiro que, enquanto comandava seu navio, lia as cartinhas dos telespectadores, organizava gincanas e exibia desenhos animados.
Dramaturgia e variedades
A dramaturgia esteve presente desde o primeiro dia de transmissões. Na estreia, às 18h30, foi ao ar o seriado Rua da Matriz, que acompanhava o cotidiano dos moradores de uma rua fictícia. Os cenários mudavam a cada episódio e podiam se transformar em tudo: uma farmácia, uma padaria, um bar, um armazém, um ponto de ônibus ou até mesmo a casa dos personagens.
Em seguida, às 19h30, logo após a edição noturna do Tele Globo, estreou a primeira novela da Globo: Ilusões Perdidas, escrita por Ênia Petri e estrelada por Reginaldo Faria, Leila Diniz e Emiliano Queiroz. Em poucos dias, a trama foi transferida para o horário das 22h.

A grade original ainda contou com o programa musical Musicalíssima – que, na estreia, apresentou a opereta Forrobodó, com composições de Chiquinha Gonzaga –, além do programa de variedades Show da Noite e do jornalístico Se a Cidade Contasse.
No mês seguinte à inauguração, a jovem emissora deu o primeiro passo rumo à criação de uma rede, ao adquirir a TV Paulista (Canal 5). Era o início da realização do grande sonho de seu fundador, Roberto Marinho: criar uma televisão que cobrisse todo o país. Hoje, a Rede Globo de Televisão está entre as maiores emissoras do planeta!