
A Sessão da Tarde, da TV Globo, é um dos programas mais antigos da televisão brasileira. Desde sua estreia, em 4 de março de 1974, essa tradicional faixa de filmes se tornou a nossa companhia nas tardes preguiçosas no sofá, trazendo títulos que, ao longo dos anos, se transformaram em verdadeiros clássicos para o público brasileiro.
Com uma programação variada – que vai de comédias e animações a romances e aventuras –, a Sessão da Tarde exibe cerca de 240 filmes por ano, entre longas inéditos na TV e aqueles que a gente nunca se cansa de rever, como A Lagoa Azul (1980) e Esqueceram de Mim (1990). Afinal, quem não ama uma tarde recheada de nostalgia e boas risadas?
São mais de cinco décadas no ar, com muitas histórias curiosas por trás dos filmes que marcaram nossa infância e adolescência. Mas afinal, qual foi o primeiro título da Sessão da Tarde? E qual filme foi exibido mais vezes? Descubra essas e outras curiosidades a seguir!
O primeiro filme da Sessão da Tarde
Nos primeiros anos de exibição, a Sessão da Tarde escolhia filmes diferentes para as praças do Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso, em sua estreia, há 51 anos, o programa exibiu não uma, mas duas produções cinematográficas. Oito e Meio (1963) foi o primeiro longa exibido em São Paulo, enquanto Os Perigos de Paulina (1967) foi a estreia no Rio.
Qual é o filme que mais passou na Sessão da Tarde?
O filme que mais passou na Sessão da Tarde foi Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990). O longa protagonizado por Demi Moore e Patrick Swayze foi reprisado nas tardes da Globo nada menos do que 25 vezes desde que estreou na televisão, em 1993.

A lista de filmes que mais passaram na Sessão da Tarde também inclui A Lagoa Azul (1980), De Repente 30 (2004), De Volta à Lagoa Azul (1991), Encontro de Amor (2002), Um Príncipe em Nova York (1988), Curtindo a Vida Adoidado (1986) e A Família Buscapé (1993). Todos eles foram exibidos mais de 15 vezes!
E os filmes nacionais mais exibidos?
Alguns filmes nacionais também foram campeões de exibições, aparecendo mais de dez vezes na Sessão da Tarde. São eles: O Auto Da Compadecida (2000), A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989) e Lua de Cristal (1990).
A maior audiência da Sessão da Tarde
Segundo informações do jornal O Globo, cerca de 19,4 milhões de pessoas assistem à Sessão da Tarde diariamente. Em 2024, um filme se destacou e conquistou o topo da audiência: Como Eu Era Antes de Você (2016) foi visto por 23 milhões de telespectadores. Já o filme nacional de maior sucesso no horário é O Menino da Porteira (2009).

As chamadas que marcaram uma era
Se você cresceu assistindo aos filmes da Sessão da Tarde nos anos 90 e 2000, com certeza se lembra das chamadas inesquecíveis narradas por Dirceu Rabelo. Era impossível não se empolgar com frases de efeito como "essa turminha do barulho vai aprontar altas confusões", "em clima de azaração" ou "numa aventura de arrepiar".
Hoje em dia, as chamadas perderam um pouco do brilho: são mais diretas, com resumos objetivos do filme do dia – e sem a entonação marcante que só o Dirceu sabia dar!
Seleção cuidadosa de filmes
A escolha de um filme para a Sessão da Tarde não é aleatória – ela envolve meses e meses de planejamento, considerando fatores como a época do ano, os índices de audiência, pesquisas de consumo e até as notícias do momento.
Por exemplo, no passado, quando Fernanda Torres foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz, a Globo alterou a programação e exibiu dois episódios da série Tapas & Beijos (2011) no lugar do filme previamente anunciado. Em outra ocasião, o longa O Cachorro Bombeiro (2007) deixou de ser exibido em razão do incêndio na Boate Kiss, em 2013.