Você provavelmente não lembra, mas há 26 anos a Globo estreava este programa que foi um grande fiasco
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

Ele foi massacrado em audiência por um sucesso da RecordTV na época.

Reprodução/TV Globo

Quando acompanhamos programas de TV saindo e voltando para a grade das emissoras, nem sempre entendemos o porquê das decisões. No entanto, o que não costuma ser divulgado é que, ao competir com a audiência de canais rivais, alguns acabam fracassando absurdamente.

Foi o caso de uma atração da Globo repleta de cantores famosos - e muito samba -, que ficou esquecida no fundo do baú após ser derrotada por um grande programa da RecordTV.

Samba, Pagode & Cia

Você se lembra do Samba, Pagode & Cia? O programa estreou em 27 de março de 1999 e era apresentado por Salgadinho, integrante do grupo Katinguelê na época, e Netinho de Paula. O cenário remetia ao típico pagode de fim de semana que os brasileiros amam, com painéis coloridos e mesas de bar.

Os cantores recebiam convidados especiais em shows gravados no Projac. Os poucos episódios produzidos contaram com alguns dos maiores nomes do pagode no Brasil como Exaltasamba, Karametade, Os Morenos, Sem Compromisso e Soweto.

Reprodução/TV Globo

Um grande fiasco

Com nomes de peso, Samba, Pagode & Cia tinha tudo para dar certo – mas a realidade foi bem diferente. Nem os grupos de sucesso foram capazes de segurar a audiência, que despencou graças ao Programa Raul Gil, transmitido pela Record na época na mesma faixa de horário.

No mês seguinte à estreia, a Globo tentou fazer uma reformulação no programa, mas a diferença entre as duas atrações chegava a quase 10 pontos no Ibope. Desta forma, o Samba, Pagode & Cia não sobreviveu e chegou ao fim em 15 de maio de 1999, menos de 2 meses depois de seu início.

"Apesar de Aloysio Legey estar estudando modificações para o Samba, Pagode & Cia, a Globo já contatou os empresários dos pagodeiros para rescindir seus contratos", afirmou Anna Lee à Folha de S. Paulo na época, deixando claro que não havia chances de o programa voltar.

Detonados por Raul Gil

Mas até o cancelamento da atração, a luta pela audiência foi grande – e assumidamente desesperada. "Eles se perguntaram, o que faz sucesso? Pagode? Então contrataram todos os pagodeiros e fazem uma porcaria de programa como aquele Samba, Pagode & Cia", criticou o então diretor de programação da Record, José Paulo Vallone, em entrevista à revista Istoé em 1999.

Até Raul Gil se pronunciou sobre a treta e mostrou que, não importava a ideia a que a emissora recorria, seu programa sempre o superaria em audiência. "Para concorrer comigo, a Globo pôs no ar Samba, Pagode & Cia. Pus as crianças em cima dos pagodeiros e eles perderam até o rumo de casa".

Divulgação/SBT

"A Globo fez então um programa para brigar comigo, o Gente Inocente, que iria ao ar aos sábados. Mudaram de ideia na última hora. Com o Megatom foi o mesmo. Passaram os dois para domingo. Soube que foi medo de perder para mim", afirmou.

E se você acha que as críticas dos gigantes da Record já foram muita coisa, imagine o susto quando o próprio apresentador do Samba, Pagode & Cia, Netinho de Paula, detonou a atração. "A Globo é comandada por pessoas elitistas e sem identidade com o povo. O popular, para os diretores da Globo, é a coisa mais brega do mundo. Fazer pagode tomando champanhe não dá certo mesmo", disse para a agência TV Press em 2001.

Após inúmeras tentativas falhas, a emissora só conseguiu deter Raul Gil a partir do fim de 2001, quando o Caldeirão do Huck passou a dominar os sábados. Isso é que é uma treta das boas!

facebook Tweet
Links relacionados