Poucos se lembram, mas Debora Bloch já foi Roitman em um dos programas de humor mais aclamados de todos os tempos
Guilherme Rocha
Guilherme Rocha
-Subeditor
Fã incondicional de reality shows que poucos admitem assistir, novelas clássicas com vilãs que amamos odiar, além de séries que são o auge do entretenimento despreocupado.

A atriz mal sabia que, décadas depois, interpretaria a mais famosa das Roitman, a vilã Odete do remake de Vale Tudo.

Reprodução/Viva

Se você assistia à televisão entre 1988 e 1992, com certeza se lembra do TV Pirata, exibido nas noites de terça-feira na Globo. O lendário programa revolucionou o humor na TV ao satirizar, de forma ácida e irreverente, a realidade do país – além de tirar sarro da própria televisão, com paródias de novelas, seriados, programas antigos e telejornais.

As esquetes eram protagonizadas por um time de peso, formado por grandes nomes do teatro e da TV, como Luiz Fernando Guimarães, Regina Casé, Guilherme Karam, Diogo Vilela, Marco Nanini, Claudia Raia, Ney Latorraca, Cristina Pereira, Louise Cardoso e Debora Bloch – que hoje dá vida a Odete Roitman no remake de Vale Tudo.

Aliás, Debora foi a única mulher a permanecer no elenco durante as quatro temporadas do TV Pirata. Nesse período, ela se destacou com personagens que ficaram na memória do público, como a repórter cheia de tiques Adelaide Catarina, do quadro Plantão da Farmácia Central, e Natália, de Fogo no Rabo, a versão absurda da novela Roda de Fogo (1986).

Parte do elenco de TV Pirata TV Globo
Parte do elenco de TV Pirata

Mas o que pouca gente se lembra é que, em uma das esquetes do TV Pirata, Debora Bloch chegou a interpretar uma personagem "topetuda" de sobrenome Roitman, antecipando, de forma curiosa, a vilã que assumiria décadas depois na nova versão de Vale Tudo.

No quadro Mundo Judaico, Bloch viveu Deborah Roitman, a apresentadora perua de um programa voltado à comunidade judaica. “Shalom”, cumprimenta ela ao abrir a atração, antes de chamar seu convidado, o rabino Shulem Mendeler – responsável por realizar o ritual da circuncisão em meninos recém-nascidos, mas que tem as mãos um tanto trêmulas!

A esquete provavelmente seria alvo de cancelamento nos dias de hoje. Veja o vídeo:

Para quem não sabe, Roitman é um sobrenome de origem judaica asquenaze, com raízes que remontam à Europa Oriental no final do século 18.

Outra curiosidade é que a própria Debora Bloch é judia, descendente de imigrantes judeus ucranianos por parte de pai e mãe. Apesar de não seguir a religião à risca, a atriz já declarou à Folha de S. Paulo que não há como deixar o judaísmo de lado: “Tive uma coisa muito superficial na área da religião, mas [ser judeu] é uma coisa que está na sua pele, na sua cara.

facebook Tweet
Links relacionados