Minha conta
    A Pequena Sereia e Branca de Neve se encontram fora da Disney: Halle Bailey e Rachel Zegler desabafam sobre ataques preconceituosos na internet
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    As duas atrizes invadem novamente os cinemas nesse fim de ano, com o prelúdio de Jogos Vorazes e o remake de A Cor Púrpura.

    Toda menina sonha em ser uma princesa da Disney, mas a realidade dessa função é muito mais dramática do que parece. Nesse ano, duas das personagens mais icônicas dos contos de fadas foram tema de debates acalorados nas redes sociais: Ariel e Branca de Neve. E isso rendeu muitos ataques ferozes de supostos fãs na internet, principalmente contra as duas jovens atrizes que estão assumindo esses papéis: Halle Bailey e Rachel Zegler.

    Qual é a polêmica envolvendo Branca de Neve e A Pequena Sereia?

    A Pequena Sereia
    A Pequena Sereia
    Data de lançamento 25 de maio de 2023 | 2h 16min
    Criador(es): Rob Marshall
    Com Halle Bailey, Jonah Hauer-King, Melissa McCarthy
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    2,9
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +

    Na verdade, a controvérsia ao redor de A Pequena Sereia está desde a escalação de Halle Bailey como a nova Ariel, lá em 2019. Enquanto muitos elogiaram o show de representatividade ao escolher uma atriz negra para assumir o papel, infelizmente também surgiram muitos ataques racistas rejeitando a jovem como a nova versão da personagem - anteriormente conhecida por seus cabelos vermelhos e pele branca. Mas Halle levou a melhor, sendo amplamente aclamada por sua performance no remake lançado em 2023.

    Disney
    A única imagem oficial de Rachel Zegler como Branca de Neve (até agora)

    Por outro lado, a nova versão de A Branca de Neve nem estreou, mas também já virou temas de polêmica. Além de ataques preconceituosos por conta da descendência latina de Rachel Zegler, algumas frases da atriz causaram uma comoção espantosa que saiu do controle. Durante entrevistas no evento da Disney, a D23, a jovem revelada em Amor, Sublime Amor simplesmente falou que a história de amor não será o centro da narrativa, mas sim "a transformação de Branca de Neve na líder que está destinada a ser". Aqueles com visões conservadoras e nostálgicas foram contra essa ideia, afirmando que estão "estragando" a clássica animação.

    O encontro de Ariel e Branca de Neve

    Variety

    Logo, chegamos nos dias atuais, onde a revista Variety promoveu o encontro entre Halle Bailey e Rachel Zegler num episódio da série "Actors on Actors". E, obviamente, elas iam falar sobre a alegria de interpretar princesas da Disney, mas também sobre os desafios de lidar com os temidos haters: "Nós temos essas incríveis oportunidades, mas existe uma dissociação. As pessoas esquecem que você é um ser humano com sentimentos. Foi algo que eu tive que aprender a navegar. Mas se tornou uma bela lição sobre como bloquear a negatividade", falou Halle.

    Após o sucesso do filme e apesar da controvérsia, A Pequena Sereia retornará em outra forma

    Ambas também admitiram que tinham vontade de responder os ataques publicamente, mas perceberam que isso não ia dar em nada. "Escolher gratidão é escolher paz. Por mais que você queira lembrar, verbalmente, para as pessoas como estar nos holofotes não significa que você não pode ter momentos humanos; isso não vai alcançar o objetivo que você quer, necessariamente. Só vai atiçá-los mais. [...] Temos que fazer nosso trabalho e deixar que ele fale por nós", comentou Rachel. Já Balley concorda e declara: "Seja grata e ignore o ódio."

    O público vai ter que esperar mais um pouco para conferir o trabalho de Zegler como Branca de Neve, pois o remake foi adiado para 2025. Por enquanto, é possível vê-la nos cinemas como a protagonista do prelúdio Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Já Halle Bailey volta às telonas no início do ano que vem, com a estreia do remake musical de A Cor Púrpura.

    Branca de Neve e os Sete Anões
    Branca de Neve e os Sete Anões
    Criador(es): Marc Webb
    Com Rachel Zegler, Gal Gadot, Andrew Burnap
    Data de lançamento 20 de março de 2025

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top