Minha conta
    “Eles estão em um novo momento de vida”: Uma visita ao set da Turma da Mônica Jovem - Reflexos do Medo
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Primeira adaptação live-action da saga teen chega aos cinemas em 18 de janeiro.

    Assim como inúmeras crianças brasileiras, tive os gibis da Turma da Mônica como parte essencial da minha alfabetização. Não apenas no letramento, mas estes personagens que viviam e tumultuavam o bairro do Limoeiro sempre estiveram comigo durante toda a minha infância.

    Através das páginas de Mauricio de Sousa, reforcei o meu amor pela cultura pop, por um estilo de comédia que só essas tirinhas têm e descobri que poderia me expressar - e talvez até trabalhar, rs - com a escrita. Por isso foi com grande entusiasmo que recebi o convite para realizar uma visita ao set de Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo representando o AdoroCinema.

    Crédito: Laura Campanella
    Elenco de Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo

    No início do outono, em meados de abril, visitei o espaço onde aconteceriam algumas das gravações do filme dirigido por Maurício Eça, no Palácio dos Cedros, localizado no bairro Ipiranga, em São Paulo. Ao entrar no espaço, logo percebi a sua grandiosidade e o reconheci por algumas outras produções.

    Para produção da MSP, aquele local se transformou no Museu do Limoeiro, onde acontecerão as principais aventuras desta nova incursão cinematográfica. O majestoso edifício ganhou uma iluminação especial para as filmagens, bem como algumas mudanças na estrutura. A fim de transformá-lo no prédio visto diversas vezes nas HQs, alguns adereços foram inseridos aqui e ali.

    "Não é para crianças": Nova série da Turma da Mônica promete história assustadora e mergulho profundo em ficção científica

    Após conversar com a assessoria, fui levado a um espaço atrás das câmeras onde fiquei com alguns profissionais do projeto para assistir uma breve cena do filme. É um daqueles momentos da sua vida em que você pensa ‘Caramba, eu realmente estou aqui?’. A sensação é curiosa, porque até aquele momento não tinha me tocado que estava, de fato, em um set de filmagem pela primeira vez.

    Durante os poucos segundos dessa breve reflexão, ouço o diretor conversando com os atores e o restante da equipe para retomar a gravação. Depois da ‘ação!’, Sophia Valverde já caracterizada como Mônica surge na telinha à frente do cineasta, no qual há um destaque para uma espécie de bracelete da personagem. Ao seu redor, observei diversas referências ao universo dos quadrinhos, como a reprodução de quadros famosos com alguns personagens.

    A sequência em questão parece ter relação com um momento emblemático do vindouro filme, em que a protagonista parece ter discutido com Cascão (Théo Salomão) e Cebola (Xande Valois). Inclusive, parte deste trecho está no trailer divulgado pela Imagem Filmes. Enquanto os holofotes estavam voltados para a adolescente, ela deixa a tela aparentemente furiosa e esbarra em um fóssil de dinossauro de forma milimétrica - aqui, vamos evitar spoilers!

    Turma da Mônica: MSP planeja 13 filmes e séries, mas quer distância do modelo Marvel; fãs protestam
    Créditos: Nat Odenbreit
    Maurício Eça

    No período da tarde, próximo das 17h30, entrevistei parte do elenco e o diretor, conteúdos que serão explorados aqui no site e nas redes sociais ao longo dos próximos dias. No entanto, para dar uma ‘palinha’ dos papos, deixo abaixo um trecho da conversa com o Maurício Eça, no qual ele aponta o que esperar do primeiro longa live-action da Turma da Mônica Jovem:

    “Eles estão em um novo momento de vida, mas tentam manter o que viveram e o que conquistaram nestes anos todos de amizade entre eles. Reflexos do Medo representa um pouco disso: esse medo de crescer, de mudar, de perdas e outras coisas que o filme vai trazer. Teremos algumas metáforas e questões muito sérias que serão discutidas até em relação à identidade ou a perda dela…”, explicou o cineasta antes de dar uma risada e dizer “não posso dar muitos spoilers”.

    Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo
    Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo
    Data de lançamento 18 de janeiro de 2024 | 1h 28min
    Criador(es): Mauricio Eça
    Com Sophia Valverde, Xande Valois, Bianca Paiva
    Usuários
    2,6
    Ver sessões (15)

    Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo chega aos cinemas em 18 de janeiro de 2024.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top