Minha conta
    O filme de terror que gerou uma franquia de 450 milhões de dólares a partir de um orçamento de 2 milhões
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Com orçamento de apenas 2 milhões de dólares, Uma Noite de Crime (2013) rendeu uma franquia de terror de sucesso.

    O cinema de terror está repleto de filmes que foram feitos com baixo orçamento e se tornaram muito lucrativos e até mesmo renderam longas franquias em Hollywood. Um desses exemplos é Uma Noite de Crime (2013), que está completando 10 anos de seu lançamento e se tornou uma das franquias atuais mais bem-sucedidas do terror.

    Com orçamento de 2 milhões de dólares, Uma Noite de Crime de 2013 foi um sucesso de bilheteria, faturando quase 90 milhões de dólares mundialmente. Isso rendeu uma franquia de terror, formada por Uma Noite de Crime: Anarquia (2014), 12 Horas para Sobreviver - O Ano Da Eleição (2016), A Primeira Noite de Crime (2018), a série The Purge (2018-2019) e Uma Noite de Crime: A Fronteira (2021), que juntos alcançaram 450 milhões de dólares.

    Uma Noite de Crime
    Uma Noite de Crime
    Data de lançamento 1 de novembro de 2013 | 1h 26min
    Criador(es): James DeMonaco
    Com Ethan Hawke, Lena Headey, Max Burkholder
    Imprensa
    2,1
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Por mais que o filme tenha se tornado um sucesso e gerado uma franquia de terror, o roteirista e diretor James DeMonaco revelou à Variety que ele quase não aconteceu e foi rejeitado "40 a 50 vezes" por sua trama ser vista como antiamericana. "Eu tive essa pequena, estranha e sombria acusação da cultura americana de armas. Eu odeio armas. Para mim, a coisa mais assustadora do mundo seria uma noite em que todos estivessem armados e o uso dessas armas de fogo fosse legal. Para mim, não havia nada mais assustador do que essa noção", revelou DeMonaco sobre a ideia para a produção.

    No final das contas, a ideia chamou a atenção do produtor Jason Blum, da Blumhouse, que “viu algo maior no conceito”, e impressionou Donna Langley, da Universal, além de contar com Ethan Hawke como protagonista. Com produção da Blumhouse e distribuição da Universal Pictures, Uma Noite de Crime arrecadou 34 milhões de dólares em seu final de semana de estreia quando foi lançado no final de 2013 e passou de projeto de James DeMonaco tão rejeitado originalmente para um sucesso inesperado de bilheteria.

    James DeMonaco dirigiu apenas os três primeiros filmes da franquia, mas escreveu todos os demais cinco filmes, além de ter criado a série de TV. Mas ele não vai parar por aqui, o roteiro de Uma Noite de Crime 6 já foi escrito por DeMonaco e o novo filme contará com o retorno de Leo, personagem de Frank Grillo no segundo e no terceiro capítulo.

    Uma Noite de Crime (2013) se passa quando o governo dos Estados Unidos constata que suas prisões estão cheias para novos detentos, criando uma nova lei que permite todas as atividades ilegais por 12 horas. Este período é marcado por assassinatos, linchamentos e atos de violência por todo o país. O intuito é permitir que todos os cidadãos libertem seus impulsos violentos, garantindo a paz nos outros dias do ano. Neste contexto vive a família de James Sandin (Ethan Hawke), um vendedor de sistemas de segurança que prospera graças à Noite do Crime. Quando o evento ocorre, no entanto, o filho de James aceita abrigar um homem perseguido por psicopatas. Logo, toda a família está em perigo, seja dentro de sua própria casa, com o desconhecido, seja pelas ameaças vindas dos psicopatas em frente ao imóvel, que prometem entrar e matar a todos.

    Uma Noite de Crime: Qual a ordem certa para assistir à franquia de terror?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top