Minha conta
    Uma Noite de Crime: Qual a ordem certa para assistir à franquia de terror?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    A franquia Uma Noite de Crime conta com cinco filmes, o mais recente é Uma Noite de Crime: A Fronteira, e uma série de TV.

    Uma Noite de Crime: A Fronteira está em exibição nos cinemas brasileiros e é o quinto (e anunciado como último) filme da franquia de terror Uma Noite de Crime, que começou em 2013 com Uma Noite de Crimeuma das produções de terror de sucesso da Blumhouse –, explorando o conceito do Expurgo: uma lei aprovada pelo governo norte-americano permite todas as atividades ilegais durante um período de 12 horas para que as pessoas libertem seus impulsos violentos, o que garantiria a paz nos outros dias do ano.

    Embora a maioria dos filmes sejam antologias com um elenco rotativo de personagens principais, que seguem um ao outro cronologicamente, casos como The Purge – uma série inspirada na franquia Uma Noite de Crime – e A Primeira Noite de Crime fugiram dessa ordem. Por isso, o AdoroCinema vai explicar como assistir cronologicamente aos filmes de Uma Noite de Crime. Confira a seguir: 

    Qual a ordem cronológica para assistir a franquia Uma Noite de Crime?

    A maioria dos filmes de Uma Noite de Crime acontece na mesma noite todos os anos, o que significa que podemos identificar as datas exatas de muitas dessas produções filmes. Abrangendo trinta anos, aqui está a linha do tempo desse universo, que começa após a posse dos Novos Pais Fundadores da América em 2014, que de cara não é o primeiro filme lançado:

    • A Primeira Noite de Crime (21 de março de 2017)

    A Primeira Noite de Crime é o quarto filme da franquia e o primeiro cronologicamente, retrocedendo até o anos de 2017 para explorar as maquinações políticas por trás do Expurgo, quando os Novos Pais Fundadores da América implementam um Expurgo de teste limitado a Staten Island.

    Na história da produção, quando um novo partido político, o New Founding Fathers of America (Novos Pais Fundadores da América), ascende, é anunciado um novo experimento social. São 12 horas sem lei, em que o governo incentiva as pessoas a perderem toda e qualquer inibição. A participação não é obrigatória, mas como estímulo, 5.000 dólares é dado para quem fica na cidade, e mais prêmios para quem participa.

    A Primeira Noite de Crime
    A Primeira Noite de Crime
    Data de lançamento 27 de setembro de 2018 | 1h 38min
    Criador(es): Gerard McMurray
    Com Y'lan Noel, Lex Scott Davis, Joivan Wade
    Imprensa
    2,3
    Usuários
    2,7
    Adorocinema
    2,0
    Assista agora
    • Uma Noite de Crime (21 de março de 2022)

    O primeiro filme de Uma Noite de Crime – mas não uma representação do primeiro Expurgo – é ambientado em 2022, quando essa lei é aceita e implementada oficialmente quando o governo norte-americano constata que suas prisões estão cheias demais para receberem novos detentos, por isso essa lei é criada, permitindo todas as atividades ilegais durante 12 horas.

    Este período, chamado de Expurgo, é marcado por milhares de assassinatos, linchamentos e outros atos de violência por todo o país. O intuito, segundo o governo, é permitir que todos os cidadãos libertem seus impulsos violentos, garantindo a paz nos outros dias do ano. Neste contexto vive a família de James Sandin (Ethan Hawke), um vendedor de sistemas de segurança que prospera graças à Noite do Crime. Quando o evento ocorre, no entanto, o filho de James aceita abrigar um homem perseguido por psicopatas. Logo, toda a família está em perigo, seja dentro de sua própria casa, com a presença do desconhecido, seja pelas ameaças vindas dos psicopatas em frente ao imóvel, que prometem entrar e matar a todos.

    Uma Noite de Crime
    Uma Noite de Crime
    Data de lançamento 1 de novembro de 2013 | 1h 26min
    Criador(es): James DeMonaco
    Com Ethan Hawke, Lena Headey, Max Burkholder
    Imprensa
    2,1
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora
    • Uma Noite de Crime: Anarquia (21 de março de 2023)

    Um ano depois dos acontecimentos do primeiro filme (2023), Uma Noite de Crime: Anarquia segue um sargento, que usa a noite como desculpa para se vingar dos responsáveis ​​por seu filho assassinado, enquanto um grupo de rebelião também começa a se formar.

    Em Uma Noite de Crime: Anarquia, faltando poucas horas para o início deste feriado sangrento, cinco pessoas se encontram nas ruas: o jovem casal Shane (Zach Gilford) e Liz (Kiele Sanchez), que não pode voltar para casa já que o carro parou de funcionar; a garçonete Eva (Carmen Ejogo) e sua filha adolescente, sequestradas dentro de seu próprio apartamento por vizinhos selvagens, e o Sargento (Frank Grillo), um homem misterioso que vai às ruas em busca de vingança. Apesar de serem muito diferentes, eles tentam sobreviver juntos a doze horas de barbárie.

    Uma Noite de Crime: Anarquia
    Uma Noite de Crime: Anarquia
    Data de lançamento 4 de dezembro de 2014 | 1h 43min
    Criador(es): James DeMonaco
    Com Frank Grillo, Carmen Ejogo, Zach Gilford
    Imprensa
    2,8
    Usuários
    3,9
    Adorocinema
    2,0
    Assista agora
    • Série The Purge (2027-2031)

    Quatro filmes seriam suficientes para a maioria das franquias, mas foi criada a série The Purge para explorar seu conceito por um longo período de tempo. Ela abordou novas abordagens – por exemplo, a segunda temporada seguiu o período intermediário entre dois expurgos – e ainda apresentou um flashback estrelado por Ethan Hawke (protagonista do primeiro filme) para ligar diretamente aos filmes da franquia.

    The Purge
    The Purge
    Data de lançamento 2018-09-04 | min
    Séries : The Purge
    Com Gabriel Chavarria, Jessica Garza, Hannah Emily Anderson
    Usuários
    3,8
    • 12 Horas para Sobreviver - O Ano Da Eleição (21 de março de 2040)

    12 Horas para Sobreviver - O Ano Da Eleição é o único filme a trazer de volta um personagem anterior, como é o caso do Sargento interpretado por Frank Grillo em Uma Noite de Crime: Anarquia, que retorna durante uma campanha para a eleição de 2040.

    O policial Barnes (Frank Grillo) agora é o principal responsável pela segurança da senadora Charlene Roan (Elizabeth Mitchell), que planeja acabar de uma vez por todas a noite de crime. Em plena época de eleições, ela é uma das melhores posicionadas nas pesquisas e nova inimiga número um dos criminosos, que se armam para eliminá-la de qualquer jeito.

    12 Horas para Sobreviver - O Ano Da Eleição
    12 Horas para Sobreviver - O Ano Da Eleição
    Data de lançamento 6 de outubro de 2016 | 1h 49min
    Criador(es): James DeMonaco
    Com Frank Grillo, Elizabeth Mitchell, Mykelti Williamson
    Imprensa
    2,7
    Usuários
    3,8
    Assista agora
    • Uma Noite de Crime: A Fronteira (2048)

    Uma Noite de Crime: A Fronteira é o quinto e último filme da saga aborda a situação caótica dos Estados Unidos durante uma disputa acirrada entre dois partidos políticos que lutam para tomar controle do país. Ele se passa oito anos depois de 12 Horas para Sobreviver - O Ano Da Eleição, e mostra os Novos Pais Fundadores da América restabelecendo o Expurgo anual após uma ausência de oito anos – até que um grupo de ódio anti-imigração continua expurgando muito depois do amanhecer.

    Uma Noite de Crime - A Fronteira
    Uma Noite de Crime - A Fronteira
    Data de lançamento 2 de setembro de 2021 | 1h 44min
    Criador(es): Everardo Gout
    Com Ana de la Reguera, Tenoch Huerta, Josh Lucas
    Usuários
    3,7
    Assistir em streaming

    Ordem de lançamento dos filmes de Uma Noite de Crime

    • Uma Noite de Crime (2013)
    • Uma Noite de Crime: Anarquia (2014)
    • 12 Horas para Sobreviver - O Ano Da Eleição (2016)
    • A Primeira Noite de Crime (2018)
    • Série The Purge (2018-2019)
    • Uma Noite de Crime: A Fronteira (2021)
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top