Minha conta
    Sabidão não é uma gaivota? Conheça os animais reais que serviram de inspiração para A Pequena Sereia
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Além da ave dublada por Awkwafina, quais espécies foram escolhidas para Linguado e Sebastião, os melhores amigos de Ariel (Halle Bailey)?

    Simba anda sempre com Timão e Pumba. Bela tem ao seu lado Lumière, Horloge, Madame Samovar e Zip. Aladdin conta com Abu, o tapete voador e o Gênio. Ariel, por sua vez, é melhor amiga de Linguado, Sebastião e Sabidão. Esses são alguns dos famosos sidekicks da Disney: personagens coadjuvantes que acompanham os/as protagonistas em suas jornadas e geralmente funcionam como alívio cômico.

    Desde que o live-action de A Pequena Sereia foi anunciado, com Halle Bailey liderando o elenco, muito se fala sobre os três bichinhos que não saem da cola da filha de Tritão. Agora que o filme chegou aos cinemas do mundo todo, Linguado, Sebastião e Sabidão vêm provocando ainda mais discussões – em especial por sua aparência feita com CGI.

    Os fãs mais fervorosos da animação de 1989 não poupam críticas aos novos visuais; outros parecem ter menos resistência à pegada hiper-realista do diretor Rob Marshall. Mas será que você conhece as verdadeiras espécies que serviram de base para o trio de coadjuvantes do remake?

    Comecemos por Linguado. De acordo o mestrando em Zoologia Pedro Henrique Tunes, que compartilhou uma análise de A Pequena Sereia em sua conta no Instagram @tunesambiental, o animalzinho dublado por Jacob Tremblay é inspirado na castanheta-das-rochas (Abudefduf saxatilis). Trata-se de uma espécie nativa das zonas tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico, bastante comum no Caribe.

    A escolha provavelmente tem a ver com o fato de o live-action se passar nessa mesma região – uma mudança em relação ao desenho original, ambientado no Mar Mediterrâneo. A castanheta-das-rochas costuma nadar em águas pouco profundas, com corais e rochas. Também conhecida como sargento, sargentinho ou sargento-do-Atlântico, já que suas listras verticais lembram uma insígnia militar.

    Walt Disney Pictures
    Linguado, Sebastião e Sabidão nos cartazes de A Pequena Sereia.

    Sebastião, o caranguejo dublado por Daveed Diggs, tem 90% de seu design inspirado na subfamília Ocypodinae, encontrada em costas tropicais e temperadas mundo afora. Seus integrantes são extremamente adaptados à vida na terra – motivo pelo qual a espécie pode ter sido usada como referência para o filme.

    No entanto, o especialista ressalta que o crustáceo que aparece em cena é uma espécie inventada. Isso porque, ao contrário dos caranguejos, os siris estão aptos a habitar o fundo do mar. Não à toa seu último par de pernas é modificado.

    Quanto a Sabidão, que tem voz original de Awkwafina, foi criado a partir do ganso-patola (Morus bassanus), uma espécie de ave da família Sulidae. Vive no Atlântico Norte, mas ocasionalmente pode ser encontrado no sul do Caribe e já foi identificado até no Brasil. Realiza mergulhos no oceano em alta velocidade, de até 40 metros de profundidade. Embora seja ágil voando, é desajeitado em decolagens e aterrissagens.

    Portanto, Sabidão não é mais a gaivota genérica que vimos na animação da Disney. "Fizemos essa escolha para que Ariel só conhecesse Sabidão debaixo d’água, pois, no início da história, ela nunca ousou ir acima da superfície", explicou o diretor no press kit.

    Além de Bailey e do trio de dubladores, A Pequena Sereia traz no elenco Melissa McCarthy como Úrsula, Javier Bardem como Tritão e Jonah Hauer-King como príncipe Eric.

    Abaixo confira o post da página Tunes Ambiental:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top