Minha conta
    Nova Ariel é latina? Filme da Pequena Sereia não se passa no mesmo lugar do desenho da Disney
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Entre as mudanças feitas para o live-action com Halle Bailey, está a localização do reino de Tritão.

    Todo mundo sabe que A Pequena Sereia é um dos maiores sucessos da Disney, mas poucos têm noção de que o desenho de 1989 tirou o estúdio do marasmo e deu início a uma nova fase de muita bonança conhecida como "Renascimento". Não à toa, o live-action estrelado por Halle Bailey, que chega aos cinemas na próxima quinta-feira (25), está dando o que falar desde que foi anunciado. Algumas alterações foram feitas na história de Ariel para torná-la mais atual – uma delas envolvendo o local onde a princesa vive.

    A Disney já revelou que o remake se passa nos anos 1830, nas águas próximas a uma ilha fictícia no Caribe. Se considerarmos que a protagonista nasceu ali, isso faria dela uma latina como nós. No entanto, originalmente, a trama não é ambientada no continente americano, e sim na Europa. Calma que a gente explica tudo!

    A animação lançada pela Casa do Mickey é livremente baseada no conto de fadas homônimo escrito por Hans Christian Andersen e publicado em 1837. No filme, assim como no texto, sabemos apenas que Ariel mora no reino de Atlântica. Como o autor é dinamarquês, muitos passaram a situar sua narrativa em seu país – há, inclusive, uma estátua da sereia na capital Copenhague.

    Getty Images
    Estátua de Ariel em Copenhague, na Dinamarca.

    Essa informação, porém, nunca foi confirmada em seus escritos. Pelo contrário, existem muitos indícios de que o reino de Tritão fica no Mar Mediterrâneo, com alguns fãs mais fervorosos da obra de Andersen sugerindo que o castelo de Eric fica na costa da Itália.

    O portal Seven Seas Mermaid cita até trechos do conto para mostrar que a paisagem descrita não corresponde à da Dinamarca: "água clara como cristal", "nas margens colinas verdes cobertas por lindos vinhedos", "laranjeiras e limoeiros no jardim", por aí vai.

    Em 2019, a Disney esclareceu de uma vez por todas as dúvidas sobre onde sua Ariel vive. Um vídeo publicado no canal do YouTube Disney Princess diz que a ruivinha cresceu no Mar Meditrrâneo e que o castelo de Eric se encontra em algum lugar da Itália. Confira:

    Dinamarca ou Itália – isso já não importa mais, pois o live-action vai trazer Ariel para o nosso lado do Atlântico. Outra mudança importante é que a protagonista tem agora 18 anos, e não mais 16 como na animação da Disney.

    A Pequena Sereia
    A Pequena Sereia
    Data de lançamento 25 de maio de 2023 | 2h 16min
    Criador(es): Rob Marshall
    Com Halle Bailey, Jonah Hauer-King, Melissa McCarthy
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    2,9
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top