Minha conta
    O Senhor dos Anéis: O que significa o nome Gandalf? Tem origem nórdica e seria dado a outro personagem
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    O autor da trilogia, J.R.R. Tolkien, encontrou a palavra em um poema arcaico, que também serviu para batizar vários Anões da Terra-média.

    “Recebi muitos nomes em muitos lugares”, declarou Gandalf nas páginas de “O Senhor dos Anéis”, trilogia de livros escrita por J.R.R. Tolkien e adaptada para as telonas por Peter Jackson.

    Um misterioso viajante encapuzado, com um chapéu pontudo, um grande cajado e uma barba comprida. Sem dúvida, é um dos personagens mais importantes do universo fantástico criado pelo autor britânico. Um membro proeminente dos Istari – um grupo de magos enviados pelos Valar para a Terra-média –, Gandalf lutou incansavelmente contra o domínio de Sauron sobre os Povos Livres.

    Interpretado por Ian McKellen nos filmes, ele é o guia da Sociedade do Anel, matador do terrível Balrog em Moria, Cavaleiro Branco e figura chave na guerra contra os exércitos de Mordor, Gandalf é um protagonista rico, profundo e complexo, que também esconde muitos segredos.

    Vamos nos concentrar hoje em seu nome, que, como tudo na mitologia de Tolkien, não foi escolhido ao acaso. Amante das línguas ancestrais, entusiasta da linguística e um excelente filólogo, o escritor encontrou a palavra Gandalf em um poema nórdico arcaico: Völuspá.

    New Line Cinema
    Ian McKellen como Gandalf e Elijah Wood como Frodo em O Senhor dos Anéis.

    Em uma seção específica chamada Dvergatal (ou “A lista de anões”), o texto elenca vários personagens cujos nomes Tolkien, em 1937, pegou para batizar seus próprios Anões, na primeira edição de “O Hobbit”.

    Entre esses muitos termos, estão Thorin, Durin, Bifur, Bofur, Bombur, Nori, Ori e… Gandalf, que Tolkien inicialmente pensou em dar ao líder dos Anões, mas acabou reservando para seu enigmático mago.

    Em sua forma nórdica original, Gándalfr é um vocábulo composto por “gandr” (que significa "bastão ou varinha mágica") e “álfr” (que significa "elfo"). Assim, podemos literalmente traduzir o nome de Gandalf para “elfo com o cajado mágico”.

    Uma alcunha que provavelmente lhe foi atribuída pelos incontáveis viajantes que cruzaram seu caminho na Terra-média. Diante de sua aparência, sua longevidade e seus poderes, não surpreende que tenham tentado descrevê-lo dessa maneira.

    Novos filmes de O Senhor dos Anéis serão lançados e vão explorar outras histórias da Terra-média

    Porém, como todos os fãs da aclamada saga sabem, Gandalf não é o único nome do mago. “Recebi muitos nomes em muitos lugares. Mithrandir entre os Elfos, Tharkûn para os Anões; Olórin quando eu estava no Ocidente, em minha juventude esquecida; Incánus no sul, Gandalf no norte; para o Leste, nunca vou.”

    Mithrandir quer dizer “o Peregrino Cinzento”. Tharkûn pode ser traduzido como “o homem de bastão”. Incánus significa “espião do Norte” ou “mestre do espírito”. Já Olórin, o nome original que Gandalf usava em Valinor, evoca as noções de sonho ou visão.

    Aos saudosistas da Terra-média, fica a dica: a trilogia de O Senhor dos Anéis está disponível no catálogo do Amazon Prime Video, assim como a de O Hobbit.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top