Minha conta
    Estúdio queria dar calote em funcionários de filme, mas Brendan Fraser lutou pela equipe: "Um cara honesto"
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    O caso aconteceu durante as gravações de Viagem ao Centro da Terra, em que Fraser contracenou com Josh Hutcherson.

    Brendan Fraser é o momento! O ator voltou aos holofotes de Hollywood depois de anos afastado – e o fez em grande estilo, levando o Oscar por sua performance em A Baleia. Para além dos inúmeros prêmios que faturou na temporada 2022/2023, Fraser enfim vem sendo reconhecido como um dos sujeitos mais gentis da indústria. Prova disso está nas recentes declarações feitas por um membro de um de seus muitos filmes de aventura.

    Dave Rand, que trabalhou no departamento de efeitos especiais de Viagem ao Centro da Terra (2008), contou em seu Twitter que o estúdio se recusou a pagar os funcionários porque estava à beira da falência. Mas Fraser não se mostrou indiferente e lutou pelos direitos da equipe.

    “Em novembro de 2007, paramos de receber. Eu era o líder de FX para o Meteor Studios, em Montreal, e eles me pediram para convencer meu time a ficar e terminar o projeto, com a garantia de que seríamos pagos em horas extras. Ainda tínhamos um punhado de cenas para gravar”, escreveu Rand.

    “Assim que fizemos a última tomada, fomos escoltados para fora. Faltavam duas semanas para o Natal, e logo descobriríamos que não havia dinheiro. A Meteor entrou com pedido de falência. Tínhamos uma dívida de US$ 1,3 milhão.”

    Na época, a Variety começou a produzir uma matéria sobre o ocorrido, mas não foi possível levá-la adiante. De acordo com Rand, embora o veículo tenha tentado divulgar a história, ninguém quis publicá-la. “Acho que o estúdio os pressionou para enterrá-la”, disse o profissional.

    Os funcionários não desistiram e contrataram uma empresa de relações públicas para emitir um comunicado. Foi depois disso que Rand tentou chamar a atenção de Fraser e foi informado por seus agentes que entrariam em contato com ele. “Eles não o fizeram”, disparou Rand.

    Warner Bros. Pictures
    Brendan Fraser, Josh Hutcherson e Anita Briem em cena de Viagem ao Centro da Terra.

    O caso caiu nas mãos do The Washington Post, que enfim o divulgou. Foi só aí que Fraser ficou sabendo e telefonou para Rand. “Que diabos está acontecendo?”, indagou o ator.

    “Ele não tinha ideia de que os artistas não estavam ganhando. Ele ouviu com atenção, fez muitas perguntas e prometeu me ligar regularmente até que a situação fosse resolvida. Não sem antes contar tudo para o The Post.”

    De fato, Brendan cumpriu sua promessa, fazendo campanha pública em prol da equipe de efeitos especiais e, assim, mobilizando a mídia. “O Sr. Fraser nos deu asas quando não tínhamos nenhuma. É um cara honesto”, concluiu Rand, informando que, após cerca de dois anos, conseguiram receber 80% do que o estúdio lhes devia.

    A Baleia: Veja como foi a transformação física de Brendan Fraser para interpretar personagem de 270 quilos

    Viagem ao Centro da Terra, dirigido por Eric Brevig, arrecadou mais de US$ 244 milhões em todo o mundo. Baseado no célebre livro de Jules Verne, o longa segue Trevor Anderson (Fraser), um vulcanologista cujas teorias não são bem aceitas pela comunidade científica. Decidido a descobrir o que aconteceu com seu irmão Max, que simplesmente desapareceu, ele parte para a Islândia juntamente com seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) e a guia turística Hannah (Anita Briem).

    Porém, durante a expedição, eles ficam presos em uma caverna e, na tentativa de deixar o local, chegam ao núcleo da Terra. Lá eles encontram um exótico mundo perdido, cheio de obstáculos e perigos.

    Viagem ao Centro da Terra está disponível no catálogo da HBO Max.

    Viagem ao Centro da Terra - O Filme
    Viagem ao Centro da Terra - O Filme
    Data de lançamento 11 de julho de 2008 | 1h 32min
    Criador(es): Eric Brevig
    Com Brendan Fraser, Josh Hutcherson, Anita Briem
    Usuários
    3,9
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top