Minha conta
    A Baleia: Veja como foi a transformação física de Brendan Fraser para interpretar personagem de 270 quilos
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Indicado ao Oscar 2023, o ator usou próteses corporais que pesavam entre 22 e 130 kg, precisando de ajuda para se levantar, se sentar e caminhar no set.

    Brendan Fraser é o momento! Após chegar ao topo de Hollywood na virada dos anos 1990 para 2000, o ator acabou se afastando dos holofotes devido a uma série de eventos infelizes – desde abuso sexual por parte de um ex-presidente da Hollywood Foreign Press Association, que organiza o Globo de Ouro, até inúmeras lesões e cirurgias que o fizeram frequentar o hospital durante sete anos. Fato é que ele está de volta ao mundo dos prêmios, tapete vermelho e entrevistas graças ao filme A Baleia.

    No drama dirigido por Darren Aronofsky (o mesmo de Cisne Negro), Brendan interpreta Charlie, um professor de redação recluso que tem obesidade severa e que não consegue se desfazer da culpa por ter abandonado Ellie (Sadie Sink), sua filha hoje adolescente que deixou com a ex-esposa Mary (Samantha Morton) ao se apaixonar por outro homem.

    Agora, ele vai buscar se reconectar com a garota e consertar os erros do passado. Para isso, ele pede a Ellie que venha visitá-lo sem avisar sua mãe. Ela aceita, com a condição de que ele a ajude a completar as tarefas da escola.

    Para encarnar Charlie, que pesa 270 kg, Brendan passou por um processo intenso de caracterização, que durava até seis horas por dia. Para começar, o astro de A Múmia engordou um pouco, mas, claro, não foi suficiente para representar a condição de seu personagem. Foram, portanto, confeccionadas próteses cujo peso variava entre 22 e 130 kg.

    A24
    Brendan Fraser em cena de A Baleia.

    O responsável por isso foi Adrien Morot, colaborador de longa data de Aronofsky. O artista, que trabalhou nos longas Noé (2014) e Mãe! (2017), criou os moldes a partir de uma escultura digital e usou uma impressora 3D para torná-los realidade. Depois, foram pintados à mão com spray para que tivessem uma aparência natural, próxima da textura da pele humana. Outros ajustes foram feitos em CGI.

    Durante um bate-papo com a revista Vanity Fair, Brendan relembrou a primeira vez em que se deparou com o “traje”, confessando ter ficado embasbacado. Ele, inclusive, achou que fosse um item saído do Tate Modern, famoso museu de arte moderna e contemporânea situado em Londres. “Era tão bonito e tão fascinante”, contou Brendan.

    Brendan Fraser quase perdeu seu papel elogiado em A Baleia para polêmico ator odiado nas redes sociais

    Ainda segundo ele, os requisitos físicos eram “incômodos, não exatamente confortáveis”, às vezes altamente técnicos. “A peça do torso era quase como uma camisa de força, com mangas longas. E os cabelos foram colados à mão, um por um”, explicou. Várias pessoas estavam à disposição para ajudá-lo a se levantar, se sentar e levá-lo pelos cerca de 70 degraus entre o estúdio e a sala de maquiagem.

    Se você ficou curioso para ver a transformação, não se preocupe: o perfil oficial de A Baleia compartilhou no Instagram um time-lapse que revela parte do processo, em especial a aplicação da prótese no rosto de Brendan. Outro vídeo que vem circulando pelas redes sociais mostra o ator vestindo as muitas camadas de enchimento, cujo interior estava repleto de bolinhas de airsoft, feijões secos e bolinhas de gude. Confira os registros a seguir:

    Por sua performance no longa, Brendan se tornou figurinha carimbada na atual temporada de premiações. Foi indicado ao Globo de Ouro e ao BAFTA, perdendo para Austin Butler (Elvis) em ambos. Ganhou o Critics Choice Awards, o SAG Awards e ainda concorre ao Oscar 2023. Este último acontece no dia 12 de março, em Los Angeles.

    A Baleia está em cartaz nos cinemas do Brasil.

    A Baleia
    A Baleia
    Data de lançamento 26 de fevereiro de 2023 | 1h 57min
    Criador(es): Darren Aronofsky
    Com Brendan Fraser, Sadie Sink, Ty Simpkins
    Usuários
    3,9
    Adorocinema
    3,0

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top