Minha conta
    Harry Potter: Você nunca vai adivinhar o verdadeiro significado da palavra Dumbledore
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Na saga mágica, o sobrenome do diretor de Hogwarts é derivado de um dialeto do inglês arcaico.

    Hogwarts, trouxas, Grifinória, Sonserina, Aragog, Lupin, Hipogrifo, Sirius, Umbridge… Todos esses nomes e termos que os fãs de Harry Potter usam desde que descobriram as obras de J.K. Rowling, ou suas adaptações para a telona no início dos anos 2000, geralmente têm origens e significados muito específicos.

    Alvo Dumbledore (Michael Gambon), por exemplo, o eminente diretor da Escola de Magia e Bruxaria em que Harry (Daniel Radcliffe) estuda, é um personagem que conhecemos de cor. Se nos lembramos perfeitamente de sua voz tranquilizadora, de seus longos cabelos prateados, de sua barba branca e de seus óculos de aro meia-lua, talvez nunca tenhamos nos dado ao trabalho de pesquisar a raiz de seu sobrenome.

    No entanto, como explicou Jean-François Ménard, tradutor francês da saga, Rowling não batizou o icônico personagem ao acaso. A palavra “dumbledore” é retirada de um romance de Thomas Hardy, “The Mayor of Casterbridge”, publicado em 1886.

    Rupert Grint apoia reboot de Harry Potter como série: "Deixe outra pessoa ser o Ron!"

    “Dumbledore” quer dizer “abelha” em um dialeto do inglês arcaico. "No livro de Hardy, [há] uma personagem feminina que mora no campo e que emprega vocábulos um tanto locais”, contou o especialista em entrevista disponível no canal do YouTube da editora Gallimard Jeunesse.

    “Isso irrita muito o pai dela, que acredita que ela poderia falar de uma forma mais civilizada. E ‘dumbledore’ é a palavra adotada em certas regiões do Reino Unido – já na época de Hardy – como uma variante de ‘bumblebee’, que significa ‘zangão’.”

    Warner Bros. Pictures
    Michael Gambon como Alvo Dumbledore em Harry Potter.

    À primeira vista, você pode se perguntar qual é a relação entre o reitor de uma conceituada escola e o inseto responsável pela polinização. Porém, há uma justificativa para essa escolha surpreendente.

    “No espírito de Rowling, Dumbledore é o zangão que vai de flor em flor, que está sempre alerta, que sempre esvoaça por toda parte, ou seja, um personagem muito animado, que se interessa por tudo”, esclareceu o tradutor.

    De fato, apesar de sua idade avançada e de sua postura comedida, Dumbledore é alegre, sábio, às vezes até engraçado, e visivelmente se preocupa com a rotina e a integridade de seus alunos. É uma figura que conhece muito bem cada canto do castelo e seus segredos, aparecendo sempre na hora certa, no lugar certo.

    Harry Potter: Você sabia que Daniel Radcliffe não foi o único ator a viver o bruxinho no cinema?

    Em uma entrevista de 1999, no programa de rádio The Connection, a própria autora comentou o caso: “Como Dumbledore gosta muito de música, eu comecei a imaginá-lo cantarolando consigo mesmo várias vezes.”

    O que você achou das explicações? Consegue enxergar o diretor de Hogwarts como um bichinho zanzando e zumbindo pelas escadas e corredores? Em todo caso, os oitos filmes da franquia podem ser vistos e revistos no catálogo da HBO Max.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal
    Harry Potter e a Pedra Filosofal
    Data de lançamento 23 de novembro de 2001 | 2h 32min
    Criador(es): Chris Columbus
    Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top