Minha conta
    Harry Potter: Você sabia que Daniel Radcliffe não foi o único ator a viver o bruxinho no cinema?
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Durante as filmagens de A Pedra Filosofal, a produção teria recorrido a outra pessoa para contornar um problema envolvendo Daniel.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal chegou às telonas do mundo todo em 2001, dando início à franquia que se tornaria uma das mais bem-sucedidas da história do cinema. Se até hoje Daniel Radcliffe colhe os frutos desse trabalho – e dos sete filmes posteriores –, vale lembrar que, na época, ele tinha apenas 11 anos e estava entrando na adolescência. Assim, durante as gravações da primeira parcela, surgiu uma questão bastante comum para sua idade: a voz do ator começou a mudar!

    Foi na pós-produção que a equipe percebeu que Daniel não conseguiria manter o mesmo tom ao longo de duas horas e meia. Como refilmar todas as cenas não era uma opção viável, ficou decidido que a voz do garoto seria dublada em determinados momentos. Mas por quem?

    Harry Potter: Daniel Radcliffe tinha hábito curioso no set de filmagens – e envolve uma atriz famosa

    O ator britânico Joe Sowerbutts foi o escolhido para a tarefa. Na ocasião, ele tinha 13 anos e não conseguiu esconder seu entusiasmo. “Quando anunciaram que eu estaria no filme, não acreditei”, disse ele em entrevista ao jornal The Sun. “Fiquei muito surpreso que a voz de Daniel falhou porque ele era mais novo do que eu. Mas podemos dizer que foi um golpe de sorte para mim.”

    Joe então especificou em que partes o público poderia ouvi-lo: “Tenho duas cenas. Uma em que voo em uma vassoura e outra na Floresta Proibida.”

    Warner Bros. Pictures
    Hermione (Emma Watson), Draco (Tom Felton), Harry (Daniel Radcliffe) e Rony (Rupert Grint) na Floresta Proibida.

    Essas declarações foram contestadas pela Warner Bros. antes mesmo da estreia de A Pedra Filosofal. O estúdio emitiu um comunicado à imprensa dizendo o seguinte: “As filmagens de A Câmara Secreta estão em andamento, e estamos usando a voz de Daniel. Nenhuma voz além da sua foi usada para retratar Harry Potter em A Pedra Filosofal.”

    Mais de duas décadas se passaram, e Joe segue não creditado como dublador de Daniel na saga mágica criada por J.K. Rowling. Há rumores de que ele teria feita o mesmo em A Câmara Secreta (ainda que não confirmados). A única certeza é que incorporou o bruxinho no videogame lançado pela Electronic Arts e adaptado do primeiro filme.

    Portanto, Daniel não foi o único a interpretar Harry Potter no cinema. Já no universo dos jogos, outros nomes como Daniel Larner, Tom Attenborough e Adam Sopp tiveram a chance de dublar o icônico personagem.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal está disponível no catálogo da HBO Max, assim como os demais longas-metragens e o especial de 20 anos que reuniu grande parte do elenco.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal
    Harry Potter e a Pedra Filosofal
    Data de lançamento 23 de novembro de 2001 | 2h 32min
    Criador(es): Chris Columbus
    Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top