Minha conta
    Oscar 2023: Brasil está oficialmente fora da premiação, mas ainda há um representante indireto na corrida
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Lista de vencedores será divulgada no início de março.

    A lista de indicados ao Oscar 2023, a premiação mais importante do cinema hollywoodiano, foi divulgada pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas na manhã desta terça-feira (24).

    Com a chegada da seleção de produções que entraram oficialmente na disputa rumo pela estatueta de ouro, uma triste notícia também foi constatada pelo público nacional: o Brasil está mais uma vez fora do Oscar. Não foi dessa vez.

    Indicados ao Oscar 2023: Confira a lista completa dos concorrentes na principal premiação do cinema

    Anteriormente, dois projetos nacionais entraram na lista inicial de pré-indicados: O Território, uma coprodução entre Brasil, Estados Unidos e Dinamarca. Disponível no Disney+, o registro mostra parte da história do povo indígena Uru-eu-wau-wau, que viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros.

    Já o curta-metragem Sideral quase entrou na categoria de Melhor Curta-Metragem. Conduzida por Carlos Segundo, a ficção se passa na Base Aérea de Natal. O Brasil se prepara para lançar o primeiro foguete tripulado para o espaço. Este dia histórico afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos. Ela é faxineira e ele, mecânico, mas ela sonha com outros horizontes.

    Em agosto do ano passado, antes de tudo ser definido, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais havia selecionado seis filmes que poderiam concorrer a um espaço na categoria de Melhor Filme Internacional.

    Brendan Fraser vai ganhar o Oscar por A Baleia?

    Mesmo que o favorito, Marte Um, tenha ficado de fora, trata-se de uma lista repleta de produções únicas, que mostram a riqueza da narrativa brasileira. Além do longa dirigido por Gabriel Martins, Pacificado, Paloma, Carvão, A Mãe e A Viagem de Pedro foram os destaques escolhidos pela organização. Plurais, as histórias são pontuadas por inúmeras representações do país continental que é o Brasil.

    Por fim, vale lembrar que, ainda que seja de maneira indireta, há uma representação brasileira nesta edição. Wagner Moura, de Tropa de Elite, Marighella, Agente Oculto e Narcos, está no elenco de vozes original de Gato de Botas 2: O Último Desejo. O ator empresta sua voz para o Lobo Mau, trabalho este, inclusive, que rendeu uma indicação ao Annie Awards para o artista.

    A partir de uma disputa recheada de sucessos, a corrida pelo Oscar vai guiar as conversas cinematográficas até 12 de março, data escolhida para a cerimônia principal da honraria.

    Marte Um
    Marte Um
    Data de lançamento 25 de agosto de 2022 | 1h 55min
    Criador(es): Gabriel Martins
    Com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top