Minha conta
    “Filme de m*rda”: Roteirista da DC foi demitido de produção que fracassou nos anos 2000
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Longa de 2004 foi um dos maiores fracassos da DC em bilheteria nos cinemas.

    Ao longo das últimas décadas, a DC levou aos cinemas alguns dos filmes de super-heróis mais bem sucedidos - mas também trouxe algumas bombas que desagradaram não apenas ao público, mas às próprias equipes que trabalharam nelas. Uma das produções dessa lista é Mulher-Gato: o filme de 2004 estrelado por Halle Berry custou 100 milhões de dólares e deu prejuízo ao estúdio, arrecadando apenas 82 milhões em bilheteria.

    Na época, a vencedora do Oscar Halle Berry (A Última Ceia) parecia perfeita para o papel, mesmo que, por motivos de direitos autorais, não pudesse ser chamada de Selina Kyle no filme - no longa, ela foi batizada de Patience Phillips. Mas, então, tudo o que poderia dar errado deu errado na produção: na época, a sensação geral era de que o estúdio se apressou para lançar o filme o mais rápido possível e o resultado gerou climão entre a equipe.

    Warner Bros. Pictures

    John Rogers, um dos roteiristas do filme, foi ao Twitter contestar publicamente a conduta do estúdio em relação ao filme e xingou o projeto. “Como um dos roteiristas creditados em Mulher-Gato, acredito ter autoridade para dizer: foi um filme de m*rda abandonado pelo estúdio e teve zero relevância cultural na frente ou atrás da câmera. Foi ruim. Senti vergonha”, escreveu.

    Por que Mulher-Gato foi um fracasso?

    Um dos fatores de maior peso que podem explicar o fracasso de Mulher-Gato é o longo tempo de desenvolvimento, durante o qual toda a história foi “reformada” e remexida, até que nada realmente fizesse sentido no produto final. Depois da aparição de Michelle Pfeiffer como Mulher-Gato em Batman Returns, de Tim Burton em 1992, o esperado é que ela ganhasse uma produção própria, mas tanto a atriz quanto o diretor acabaram deixando o projeto durante os anos 90. Assim, quando John Rogers entrou, "Mulher-Gato" já estava com dez anos de desenvolvimento.

    Ainda pelo Twitter, o roteirista relembrou as questões de direitos autorais em relação à personagem, além dos atritos com o estúdio que o fizeram ser demitido. “Não poderia ser Selina Kyle por uma questão insana de direitos. Abrindo o jogo: fui demitido do filme após escrever o rascunho do roteiro porque eu ficava discutindo com adições que tornariam o filme muito, muito ruim. Coisas que eu dizia em voz alta. Em reunião. Fui demitido muitas vezes durante meus 30 anos de idade”, publicou.

    Mulher-Gato: qual é a história?

    No filme dirigido pelo cineasta francês Pitof, Patience Phillips é uma tímida artista plástica que trabalha em uma empresa de cosméticos e acaba descobrindo um segredo obscuro da corporação, que a faz se envolver em uma conspiração que sequer imaginara até então. O acontecimento transforma a vida dela para sempre e Patience desperta com novas habilidades de força, agilidade, velocidade e sensibilidade de um gato.

    Mulher-Gato
    Mulher-Gato
    Data de lançamento 13 de agosto de 2004 | 1h 44min
    Criador(es): Pitof
    Com Halle Berry, Benjamin Bratt, Sharon Stone
    Usuários
    2,2
    Assista agora em Max

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top